TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Transacional

Por:   •  27/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema de Processamento de Transações Sistema de Informação

Uelder Lima da Silva¹, Cleiton de Jesus Nascimento2, Cristiano Grego Da Silva Filho3  

1Escola de Arquitetura, Engenharia e TI – Universidade Salvador (UNIFACS) Salvador, BA – Brazil

   205190079@unifacs.edu.br, cleitondejesusnascimento@hotmail.com,                       205190067@unifacs.edu.br 

Abstract. Information systems are essential in the development of a company, be it low, medium or large. The data capacity these systems are able to perform are immeasurable, one of which is the transaction system that is at the base of the pyramid, is considered operational-level, and typically works with a gigantic flow of input and output operations, these systems were very slow and from the 1960s onwards they evolved into computer systems. The (SPTs) is directed to the financial area of a company and perform these operations accurately and quickly. By these definitions the number of companies that can survive without such a system is very small.

Keywords: Information Systems, Operational Level, Technological Advancement. 

Resumo. Os sistemas de informações são essenciais no desenvolvimento de uma empresa, seja ela de baixo, médio ou grande porte. A capacidade de dados que esses sistemas são capazes de realizar são imensuráveis, um deles é o sistema de transações que está na base da pirâmide, é considerado de nível operacional e normalmente trabalham com um fluxo gigantesco de operações de entrada e saída, esses sistemas eram muito lentos e a partir da década de 60 evoluíram para sistemas computadorizados. O (SPTs) está direcionado a área financeira de uma empresa e realizam essas operações com precisão e rapidez. Por essas definições a quantidade de empresas que conseguem sobreviver sem um sistema desse tipo é muito pequena.  

Palavras-Chave: Sistemas de informação, Nível operacional, Avanço tecnológico.                                           

 

 

 

 

 

 

1.  Introdução

Os sistemas de informação estão cada vez mais inseridos no dia a dia das empresas e pessoas, antigamente os dados eram armazenados em folhas, todo o processo de arquivamento e consulta de dados era através de apontamentos de papeis. Com o passar do tempo isso tudo foi mudando e o processamento de dados foi aumentando, e continuar conduzindo esse processo por humanos não era o ideal. O avanço da tecnologia possibilitou que as empresas guardassem suas informações em meios computadorizados, facilitando o armazenamento e agilizando o processamento. (SAMPAIO; FRANCO, VIEIRA, Conceituando S.I, p.1). O mercado está cada vez mais competitivo, as empresas estão em busca de aumentar seus lucros e otimizar suas atividades a todo o tempo, com isso a tecnologia visando esse aspecto tem se desenvolvido cada vez mais rápido para atender essa demanda. Quando uma pessoa escuta falar sobre um sistema de informação, a maioria acha que é somente um conjunto de hardware e software, mas não é somente isso. O objetivo principal de um SI é entender e analisar o impacto de uma utilização de tecnologias da informação nos processos de tomada de decisões gerenciais administrativas das empresas. Exemplificando o que foi dito acima, uma empresa de grande porte adota esse sistema para reunir dados e informações do que está acontecendo dentro da organização para poder tomar uma decisão mais estratégica, LAUDON (2011, p.44) fala como as empresas investem em S.I para atingir os seguintes objetivos organizacionais:

  • Atingir a excelência operacional (produtividade, eficiência e agilidade);
  • Desenvolver novos produtos e serviços;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente e atendê-lo melhor (marketing contínuo, venda e serviços, customização e personalização;
  • Melhor a tomada de decisão (em termos de precisão e eficiência);  Promover vantagens competitiva;
  • Assegurar a sobrevivência.

 

Empresas de pequeno ou médio porte costumam cometer o erro de não utilizar a tecnologia para tomar decisões cruciais na empresa, muita informação e dados em cima de um gestor não é uma boa opção, pessoas falham e cometem erros, isso acaba gerando um desgaste, influenciando negativamente no dia a dia do trabalho.  

Esse artigo tem como principal objetivo descrever sobre o que é um sistema de informação e u referencial teórico sobre o sistema de processamento de dados, sua evolução com o passar das décadas e sua utilidade.  

 

 

2.  Revisão bibliográfica  

2.1  Sistema de Processamento de Transações

 

LAUDON (2011, p.42) Descreve o que é o sistema de processamento de Transações, é um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento organizacional, tais com registro de pedidos de vendas, sistemas de reservas de hotel, folha de pagamento, manutenção de registro de funcionários e expedições.

O principal objetivo dos sistemas desse nível é responder a perguntas rotinas e monitorar o fluxo de transações dentro de uma organização “quantas peças há no estoque? O que aconteceu com o pagamento do senhor Uelder?” para responder essas questões, os dados precisam ser facilmente accessíveis, atualizados e precisos LAUDON (2011, p.42). Esse tipo de sistema é fundamental no funcionamento de uma empresa, a interrupção do funcionamento por algumas horas, ´podem causar muitos danos a empresa e outras ligadas a ela, o que as grandes redes de supermercado fariam se tivessem uma pane em seus sistemas de controle de estoque e vendas de produtos.

2.2 Estruturas dos sistemas de Informação

Os sistemas são separados em níveis hierárquicos, digamos que uma grande multinacional possui um nível estratégico que é responsável pelas tomadas de decisões, que decidem os rumos que a empresa pode tomar. Existe o nível tático ou gerencial que tem como função definir e desenvolver estruturas capazes de executar os planos tomados pelo nível estratégico. Abaixo do nível gerencial tem os sistemas especialista, que são os profissionais responsáveis por gerir, tomando decisões técnicas que poderão viabilizar ou não um determinado procedimento, na base da empresa fica a parte operacional, responsável pela execução de alguns níveis superiores, é a parte onde acumula um grande volume de dados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (164.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com