TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança de Equipes

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de equipes

Módulo: LEEAD-24_0219

Aluno: Ana Lúcia Ticianelli Garmbis

Turma: Proj 42 - SJC

Tarefa: Plano de liderança

Introdução

Uma determinada empresa de construção civil irá realizar um novo projeto: a construção de uma barragem, que demanda da equipe um trabalho conjunto. A organização possui pessoal qualificado para executar o projeto, no entanto, para obter melhores resultados, é de extrema importância transformar o grupo de profissionais em uma equipe de alto rendimento alinhado com a cultura da empresa.

Para tanto, um planejamento adequado ajudará no desenvolvimento dessa equipe. A seguir, encontra-se um plano para este desenvolvimento, ele está dividido em 4 partes:

  1. Importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas;
  2. Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe;
  3. Estilo de liderança mais apropriado para transformar o grupo descrito em uma equipe de alta performance;
  4. Papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho.

Desenvolvimento

  1. Importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas:

Um dos tripés importantes do processo de liderança é a comunicação, sem ela não há relacionamento e sem relacionamento, não há liderança. As pesquisas apontam que grande parte dos problemas encontrados em gerenciamento de projetos está relacionado a falhas na comunicação.

Manter uma comunicação corporativa eficiente e eficaz implica em promover engajamento, integração, parceria e confiança, fazendo com que grupos se tornem equipes e equipes sejam transformadas em equipes de alta performance.

  1. Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe:

- Incansável busca da excelência na comunicação com seus liderados, apoiando o processo de Comunicação Estratégica da Organização.

- Consciência da sua fundamental importância na partilha da visão, dos objetivos e dos valores da Empresa com seus colaboradores.

- Influência sobre a equipe, conseguindo o engajamento e o comprometimento dos colaboradores afim de alcançar resultados positivos alinhados com os objetivos estratégicos.

  1. Estilo de liderança mais apropriado para transformar o grupo descrito em uma equipe de alta performance:

Uma equipe de alto desempenho é aquela que sabe desempenhar suas atividades com eficiência e eficácia, além de cooperar para o crescimento profissional dos envolvidos, para o desenvolvimento da empresa e para o aperfeiçoamento da equipe.

O processo de desenvolvimento da equipe de alta performance é composto por 3 fases:

  1. Formação da equipe

Durante este processo, o líder deve ter duas posturas:

- uma de receber e trazer as pessoas de forma afetiva para o conjunto, nesse momento de inserção, o líder começa a perceber qual é o grau de afastamento e de aproximação ideal entre os membros para que a equipe possa se desenvolver com sucesso.

- outra, de ser o mentor, formulando responsabilidades e tarefas (trabalho de direção, o grupo precisa saber de onde veio, como vai e pra onde vai) e oferecendo perspectivas aos membros da equipe (atentar às necessidades de gerenciamento, suporte e inspiração).

  1. Desenvolvimento / crescimento

Nesse momento, a lideraça é mais funcional do que formal, porque a equipe já ganhou estatura para poder tomar algumas decisões. Um contrato psicológico é sempre muito útil. E num bom contrato psicológico é o próprio grupo que cria as regras. O líder deve conseguir seder seu lugar para poder pontecializar as contribuições de outros (importância da auto-liderança) e mediar conflitos entre os membros, já que a equipe possui elementos de várias gerações. Ou seja, o líder deve promover a organização interna priorizando a autonomia do grupo.

  1. Maturidade

Nessa fase, a equipe adquire uma identidade própria, tendo gerado acordos que permitem a concentração  na produção coletiva com enfoque compartilhado. Tudo é compartilhado, tudo é participado, há um livre trânsito para que as pessoas tragam suas informações e discutam suas novas ideias. A equipe já tem maturidade para isso e o líder já se percebe alguém que vai precisar fazer alguns processos de delegação. O líder deve apoiar a equipe em seu propósito de atingir níveis superiores de desenvolvimento (líder coach, vai abrir possibilidades, mostrar portas a serem abertas e incentivar as pessoas a fazerem realmente essa mudança, estimular a equipe a aceitar novos desafios), promovendo a interdependência e a resolução de problemas, estimulando a equipe.

  1. Papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho:

Para que a equipe seja uma equipe de alta performance, é necessário desenvolver os seguintes papéis fundamentais:

- criador, ou seja, colocar em prática ideias criativas.  

- vinculador: essa pessoa coordena e integra toda a equipe, precisamos de todos os papéis numa equipe para que a gente possa de fato ter uma equipe de alta performance.

- consultor: encoraja e pesquisa mais informações.

- mantenedor: trava combates externos, ele busca constantemente manter a equipe equilibrada e harmoniosa independende dos ataques que essa equipe possa sofrer do ambiente externo.

- controlador: examina detalhes e aplica regras, esse papel nem sempre é bem visto pelas pessoas, porque as pessoas tendem a se proteger por pensarem que o controlar é alguém que controla as pessoas. No entanto, o controlador é aquele que controla os processos, aquele que é cuidadoso com os detalhes, aquele que percorre, corre atrás, controla para que as regras combinadas sejam aplicadas. Uma ferramenta útil para o controlador é a questão do contrato psicológico.

- produtor: prove direção e acompanhamento.

- organizador: estabelece estrutura.

- assessor: analisa perspicazmente as opções.

- promotor: defende ideias após terem sido praticadas.

 

Considerações finais

A comunicação é extremamente importante para que as empresas atinjam os resultados esperados. Cabe ao líder respeitar a individualidade de cada membro da equipe, para que cada potencial seja percebido, aproveitado e estimulado. Colocar e manter a autoestima de cada um dos colaboradores elevada é necessário para se alcançar o sucesso. A criação de contratos pscicológicos é uma ferramenta valiosa para manter processos e papéis em andamento.

Referências bibliográficas

VIANNA, Eliana e DELMAS, Maria Leonor Galante. Apostila Liderança de Equipes – FGV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com