TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Administração

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

1 - a) O processo administrativo executado no nível estratégico é o planejamento,  nele se inclui a definição dos objetivos e diretrizes, determinação de métodos e processos de trabalho , análise do ambiente interno e externo para a tomada de decisões e saber como lidar com possíveis impactos que poderão ser causados pelas váriaveis. Os objetivos são definidos nesse nível, pois, é lá que as informações são analisadas. As decisões nele tomadas tem visão de longo prazo.
b) As metas são definidas no nível (1)Estratégico, e são traduzidas no nível tático, elas tem como função determinar o nível de produção que a empresa quer chegar.

c)   Entrada(I) Transformação(T)  Sáida(O)
                        Feedback
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

O nível Estratégico define os objetivos e estipula as metas, obviamente analisando o ambiente interno, e recolhe os recursos necessários (I).

O nível Tático, basicamente faz a modelagem desses recursos, organizando e definindo como vão ser trabalhados esses recursos(T)

O nível Operacional bota em prática tudo o que foi modelado anteriormente, fornecendo o produto acabado (O).

Com tudo isso, a função de feedback, seria o processo de verificação, obtendo-se o retorno de tudo que foi planejado e processado, corrigindo as falhas e melhorando se possível.

d)Já o processo administrativo que ocorre no nível tático é a direção, nele se encaminha as tarefas definidas no processo de organização , atribui as responsabilidades , administra os recursos, designa como e quando serão executados os planos definidos no nível estratégico e trazer motivação para os funcionários para que atinjam a meta definida.

2 -

Teoria X

Teoria Y

Natureza do homem

-Preguiçoso por natureza, não gosta de trabalhar

-Altamente egocêntrico.

-Só pensa em si.

O trabalho pode ser fonte de satisfação

Estímulos de produtividade e motivações básicas

   -Só é estimulado por aumento de salário e benefícios.
-Odeia metas.

Possui estímulos e motivação no trabalho, procura crescer e se tornar bom no que faz.

Relação com o trabalho e responsabilidades

-Sua relação com o trabalho é apenas para suprir suas necessidades básicas, não gosta de estar lá, pensa no serviço somente como punição.

Abraça o trabalho, procura crescer e obter sua realização profissional, e aceita responsabilidades, se sente mais importante e motivado

Relação com a mudança

Não gosta de mudanças, se sente mal com ela, gosta de rotina.

Aceita as mudanças (flexível)

3 – Gestão participativa, pois gosta de assumir responsabilidades e se sente melhor em poder estar ajudando.

4 – Um bom salário não serve como motivação pelo simples fato que ele só supri as necessidades de higiene da pessoa, ela se acostuma com ele, para garantir a motivação do funcionário o gestor deve das poder de decisão e suprir suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e tornar possível sua auto realização profissional.

5 – Planejamento = Definir o objetivos globais da empresa, analise da situação atual(através da analise SWOT), definir estratégias, planos de ação (A,B,C) e a missão e a visão da empresa. Podemos assim dizer que o ato de planejar é determinar antecipadamente os resultados a serem alcançados.O planejamento ocorre no nível estratégico.

Organização = Dividir as tarefas definidas no plano de ação, atribuir responsabilidades, compro equipes definindo seus lideres e administrar os recursos. A organização ocorre entre o nível estratégico e tático.

Direção = Cumprimento das tarefas definidas, o administrador transmite os planos para seus subordinados e trazer motivação para que o objetivo seja cumprido com eficiência. A direção ocorre no nível tático.

Controle = Verificar se o planejado está dando resultados esperados, e trazer reconhecimento e recompensas para os envolvidos. Tomar medidas corretivas para o que foi feito de errado e medidas de melhoria para o que pode ser melhorado. O controle ocorre entre o nível tático e operacional.

6 – a) a departamentalização consiste em dividir as tarefas e agrupar as atividades semelhantes.
b) No ato de departamentalização de uma empresa, o cuidado que deve se tomar é em não fracionar demais o poder de decisão, assim fazendo com que a estrutura da empresa fique muito vertical, atrasando o tempo de resposta, tornando a empresa menos eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com