TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística no Varejo online

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

LOGÍSTICA NO VAREJO E VAREJO ONLINE

FLORIANÓPOLIS 2016

RESUMO

As primeiras décadas do século XXI trouxeram grandes mudanças e transformações para a gestão empresarial, diversas mudanças em todos os sentidos da sociedade, nas relações sociais, nas relações comerciais ocasionaram novos formatos e novas atividades e hoje a atividade que mais se destaca é a varejista.

O varejo é a venda do produto diretamente ao consumidor final e no Brasil vem sofrendo transformações e um grande aumento da oferta, devido a Globalização que facilitou a entrada de diversas empresas estrangeiras aumentando a gama de produtos e serviços fazendo com que diversas empresas e estabelecimentos melhorassem sua de gestão e capacidade de competição, esse aumentando da concorrência reflete em uma grande valorização do cliente.

Toda essa transformação gera uma complexidade da distribuição de produtos e serviços, pois no Brasil com área geográfica extensa, lugares distantes, estradas ruins efaltade modais eficientes,torna-se uma verdadeira “maratona” a entrega de certos produtos ao consumidor final.A Logística surge para solucionar alguns destes problemas, auxiliando na armazenagem, estocagem,transporte, distribuição entre outros serviços.

A logística no varejo em sintonia com os fornecedores, consegue entregar os produtos certos, na quantidade correta, e nas datas previstas, de modo a atender as necessidades do mercado consumidor, buscando um ciclo de pedido de compra cada vez menor e mais eficiente.

Palavras-chave: Varejo, Logística, Serviço.

INTRODUÇÃO

Conforme os métodos de compras vêm de aperfeiçoando e a variedade de opções de produtos vem tornando-se mais fáceis e acessíveis, os clientes também se tornam mais exigentes e a logística deve acompanhar esse crescimento sempre buscando a máxima eficiência e eficácia.

A logística no varejo é de extrema importância, visto que a venda não é realizada no atacado, então o gerenciamento da cadeia de suprimentos se torna mais complexo e com o a demanda de compra pelo e-commerce as exigências também aumentam.

Ovarejo é a venda direta ao consumidor final e pode ser dividida emdois grupos:varejo em loja, que são os supermercados, lojas de departamentos, lojas especializadas, ou seja, todos os estabelecimentos que dispõem de uma instalação físicapara expor seus produtos, receber os clientes e realizar as vendas.Já no varejo sem loja, pode ser realizado de diversas formas: venda porta a porta, mala direta, o sistema por catálogo, o telemarketing e as compras via internet.

Grandes redes de supermercados, tendo comercialização de extensa variedade de produtos alimentares e de bebidas, grandes áreas para venda de roupas, artigos esportivos, utilidades para o lar, acessórios de automóveis, além de outros itens, necessitam de uma logística integrada, tendo seus fornecedores full time, organizando seu estoque, repondo mercadoria, entre outros serviços logísticos.

Com a globalização, o desenvolvimento dos sistemas de comunicação e da internet, houve um impulso ao varejo online, originalmente centrado na venda por catálogos e na distribuição via correio, e hoje se apoiando fortemente na internet.Esse tipo de comércio tem suas raízes numa estrutura logística muito especial, pois o serviço é disponibilizado 24h e os prazos são cada vez menores, pois o cliente exige, cada vez mais, que o produto chegue o quanto antes. Grandes marcas estão apostando na logística como diferencial competitivo, pois oferecem um produto similar ou o mesmo produto, com preços e formas de pagamento iguais, o que diferencia é o prazo de entrega, se a empresa X entrega em 15 dias e a empresa Y entrega em 05 dias, com certeza o consumidor optará pelo prazo menor.

PROBLEMA DA PESQUISA

Em virtude da globalização e as constantes mudanças no mundo dos negócios com toda influência nas alterações de cenários políticos, econômicos, culturais, obrigam as empresas terem maior flexibilidade para satisfazer o cliente e obter melhores resultado. Com objetivo sempre de diminuir custos, ganho de tempo e obtendo melhores processos, é cada vez mais estudada a logística no varejo e varejo online. Deste modo evidencia-se o problema questionado a seguir: Como a Logística pode ajudar as empresas do ramo varejista?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

O principal objetivo deste trabalho é mostrar a importância da logística no varejo, explorar suas vantagens e desvantagens. Mostrar as diferentes formas de varejos, como funciona o relacionamento entre fornecedor/empresa e empresa/cliente.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Explicar a Logística no varejo, como é o funcionamento da Logística e a sua importância, quais os problemas enfrentados e quais são os benefícios que a logística traz a organização.

JUSTIFICATIVA

A logística é essencial para o varejo, por isso tem-se a necessidade de ser estudada. O setor varejista brasileiro tem cada vez mais reconhecimento e destaque. É o setor com maior número de empregos formais no País, o setor mostra, nos últimos quatro anos, crescimento expressivo e consistentes indicadores de modernização.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. CONCEITO

Segundo KOTLER e ARMSTRONG (2004), o varejo engloba todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente a consumidores finais para seu uso pessoal, e não empresarial.

Também pode ser definida como:

"Flexibilidade é a palavra de ordem para o varejo. Flexibilidade de formatos, canais, modelos de abastecimento para crescer num mercado cada vez mais desafiador. Vemos a ascensão do e-commerce, o avanço do Omni-channel, novos modelos de loja entre outros desafios. Nesse contexto observamos a Logística como elemento essencial e diferenciador para garantir qualidade, velocidade e sortimento. Indispensável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com