TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Online

Monografias: Atividade Online. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

Usando o método da hipnose com as pacientes histéricas da clínica de Breuer, Freud chegou à conclusão de que os sintomas por elas apresentados tinham origem em problemas relativos à subjetividade, e eram resultantes da censura ou repressão de desejos e fantasias experimentados . Não tinham noção de tal censura nem dos fatos que escondiam e, por isso, não tratavam do assunto quando estavam em estado normal, de vigília. O relato de tais vivências só aparecia durante a hipnose. Havia uma repressão dessa lembrança, porém, o conteúdo afetivo mantinha-se presente e acabava por revelar-se nos sintomas físicos, sem o dano real da função corporal. Dessa forma, ao possibilitar a expressão emocional contida no inconsciente, aliviava-se a pressão e atenuavam-se os sintomas histéricos. Esta técnica ficou conhecida como:

Resposta Selecionada: Método catártico

Resposta Correta: Método catártico

Comentários: Alternativa correta, “Método catártico”, pois a expressão emocional através da fala possibilitava o alívio das emoções reprimidas, tornando desnecessária a expressão física desta repressão.

Pergunta 2 0,1 em 0,1 pontos

O centro do Inconsciente Pessoal por Jung, ou seja, aquele núcleo de material psíquico que foi reprimido da consciência, reflete tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a Persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Esta parte de nós reprimida, representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que poderemos desenvolver em nós mesmos como potencial. Estas afirmações fazem parte do conceito de:

Resposta Selecionada: Sombra

Resposta Correta: Sombra

Comentários: Alternativa correta,“Sombra”, que é um conceito oriundo da Teoria de Jung (vide material multimídia) que defende que materiais psíquicos que se reprime e se rejeita, são ocasionados justamente por não atenderem padrões e ideais sociais.

Pergunta 3 0,1 em 0,1 pontos

Quando uma pessoa recrimina um amigo pela demonstração exagerada da sua sensualidade por exemplo, este comportamento pode ser motivado por um desejo inconsciente de agir de modo semelhante, porém a própria pessoa não se permite assumir este comportamento. Este exemplo nos ilustra o mecanismo de defesa:

Resposta Selecionada: Projeção

Resposta Correta: Projeção

Comentários: Alternativa correta, “Projeção”, pois é um mecanismo que utilizamos para nos defender atribuindo-se aos outros, tendências ou desejos reprimidos e que não aceitamos em nós mesmos; este mecanismo visa evitar os sentimento de culpa e a angústia.

Pergunta 4 0,1 em 0,1 pontos

Para Jung tudo aquilo que se expressa através das representações simbólicas, que apesar de diferentes entre as culturas, ilustram Sentimentos universais, são transmitidos hereditariamente através das gerações. O seu conteúdo é uma combinação de padrões e forças universalmente predominantes, os arquétipos e instintos. Em sua concepção, nada existe de individual ou único nos seres humanos nesse nível, pois todos temos os mesmos arquétipos e instintos, e a individualidade deve ser procurada noutras áreas da personalidade. Esta afirmação faz parte do conceito de:

Resposta Selecionada: Inconsciente coletivo.

Resposta Correta: Inconsciente coletivo.

Comentários: Alternativa correta, “Inconsciente coletivo”, tudo aquilo que se expressa através das representações simbólicas, que apesar de diferentes entre as culturas, ilustram sentimentos universais, são transmitidos hereditariamente através das gerações.

Pergunta 5 0,1 em 0,1 pontos

Quando a criança solicita novamente a mamadeira, após o nascimento de um irmão, ou quando buscamos a companhia de velhos amigos ou familiares, após o rompimento de uma relação afetiva duradoura, estamos utilizando o mecanismo de defesa chamado:

Resposta Selecionada: Regressão

Resposta Correta: Regressão

Comentários: Alternativa correta, “Regressão”, que é a retomada de uma etapa anterior de desenvolvimento diante de uma situação crítica; este mecanismo pode ser acionado em situações de rompimento de uma relação afetiva importante ou diante de uma nova etapa de vida.

Pergunta 6 0,1 em 0,1 pontos

Entre 1920 e 1923, Freud divulgou uma nova teoria do aparelho psíquico, denominada “teo¬ria dinâmica”, nesta foram definidos então novos sistemas da personalidade, que mantinham funções específicas e uma relação energética entre si. Um destes sistemas de personalidade refere-se à esfera consciente da mente humana. Possui três funções: a perceptiva (que permite a identificação das necessidades instintivas e dos estímulos externos, captados através dos órgãos dos sentidos), a integradora (que possibilita a avaliação das condições objetivas para satisfazer essas necessidades) e a executora (que ativa o comportamento motor voluntário, necessário para a concretização da satisfação instintiva). Este sistema desenvolve-se também através do processo de identificação, na medida em que a criança apreende os sentimentos, pensamentos e atitudes dos adultos. Ele organiza a personalidade e permite o desenvolvimento de habilidades psicológicas específicas (a atenção, o raciocínio, a vontade, a reflexão, a comunicação verbal, a identificação dos desejos aprendidos, a percepção da realidade e a autoconsciência). Ele é regido pelo princípio da realidade, é adquirido através do convívio social e permite que a pessoa aprenda formas socialmente aceitas para satisfazer suas necessidades instintivas. Estas afirmações referem-se:

Resposta Selecionada: Ao ego

Resposta Correta: Ao ego

Comentários: Alternativa correta, “Ao ego” , refere-se à esfera consciente da mente humana. Possui três funções: a perceptiva (que permite a identificação das necessidades instintivas e dos estímulos externos, captados através dos órgãos dos sentidos), a integradora (que possibilita a avaliação das condições objetivas para satisfazer essas necessidades)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com