TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Loja on-line de jeans

Por:   •  23/10/2017  •  Artigo  •  4.009 Palavras (17 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE UNOPAR

Curso Licenciatura em historia

DIEGO ELIAS DA SILVA

Classico’s Jeans

Caçador

2017

1.1 Especificação do problema

Atualmente as vidas das pessoas estão muito aceleradas, tanto nos dias de semana como nos finais de semana, trabalho, estudo, família, etc. Sendo assim as pessoas procuram alternativas de consumo que tragam certa comodidade, por exemplo, uma pessoa que trabalha das 8:00h da manhã às 18:00h e estudam das 17:00h às 22:30, e ainda trabalham sábado das 8:00h as 13:00h, não encontram tempo suficiente para certas atividades, como as compras, neste ponto existe uma insatisfação na vida e também falhas no mercado para atenderem essas necessidades.

1.2 Objetivos


1.2.1 Objetivo geral

Analisar a viabilidade para a implantação de uma loja online de roupas jeans em Caçador/SC.

1.2.2 Objetivos específicos

  • Analisar a demanda do segmento com base na pesquisa de tendências
  • Identificar o perfil do consumidor e aplicar pesquisa de mercado para analisar suas necessidades e desejos
  • Elaborar estratégias de marketing e logística
  • Estruturar a capacidade produtiva de atendimento da empresa
  • Elaborar os cálculos para análise de investimentos

1.3 Justificativa

A falta de planejamento é vista como uma das principais causas do insucesso das organizações. Um estudo aprofundado para análise da viabilidade de um novo negócio é de grande importância para que o investidor saiba informações relevante tais como: valor do investimento, qual o retorno esperado, quando se dará o Payback do investimento. E diante da oportunidade de negócio evidenciada no mercado do comercio eletrônico (ecommerce), em constante expansão, que segundo E-bit, o setor da moda no comercio eletrônico movimentou R$28 bilhões de reais, ocupando o 8º lugar no ranking dentre os maiores mercados de moda no mundo. Além disso, pesquisas mostram que os Millenials (nascidos entre 1980 e 2000) compõem 30% da população brasileira, estes jovens destinam 8% das suas despesas em roupas, tais jovens que guiarão a economia brasileira dentro de alguns anos, apresentam novos comportamentos de consumo, relacionados à mobilidade e ao mercado digital.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Empreendedorismo

Fialho (2007) afirma que empreendedorismo é um processo para iniciar e desenvolver um negócio que resultem em um novo empreendimento de sucesso. O termo empreendedorismo não esta relacionado somente na criação de uma nova empresa. Quando o empreendedor está dentro de uma organização este recebe o nome de intraempreendedor onde tem a necessidade de estar comprometido com o novo produto ou serviço na organização onde trabalha.

Segundo Hisrich (2014) o empreendedorismo tem função muito importante na criação e no crescimento do negócio assim como na prosperidade de nações e regiões e esses resultados em larga escala podem ter princípios um tanto modesto, pois as ações empreendedoras começam num ponto em que uma oportunidade lucrativa encontra um individuo empreendedor.

Hisrich (2014) afirma que oportunidades, ações e pensamento empreendedor são:

Situações nas quais novos bens e serviços matéria prima e métodos organizacionais podem ser introduzidos e vendidos por um valor maior do que seu custo de produção. A criação de novos produtos/ processos e em novos mercados que pode ocorrer por meio de uma organização recém-criada ou dentro de uma organização estabelecida. Os processos mentais com que o individuo supera ignorância para decidir se um sinal representa uma oportunidade para alguém ou reduz dúvida quanto a essa oportunidade (HISRICH, 2014, p.6-7).

De acordo com Hisrich (2014) um empreendedor é agir diante de uma oportunidade a ser trabalhada. Os sinais de mudança no ambiente que representam oportunidades serão percebidos por alguns indivíduos, mas não por outros. Como os indivíduos que conhecem o mercado ou as tecnologias serão mais capazes de detectar as mudanças no ambiente externo.

Dolabela (2015) salienta que empreendedorismo não exige potencialidades além da daquelas que o empreendedor já tem. O empreendedorismo da apoio e oferece oportunidades a todos . O empreendedor está em qualquer área não é somente a pessoa que abre uma empresa, o empreendedorismo é uma das manifestações da liberdade humana.

“Empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”

Dolabela (2015, p.24) ressalta a importância do empreendedorismo para a sociedade:

O empreendedor e responsável pelo crescimento econômico e desenvolvimento social. O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego. É uma revolução silenciosa que será para o século 21mais do que a revolução industrial para o século 20. Indispensável para qualquer tipo de atividade profissional. O empreendedorismo não pode ser uma proposta limitada ao enriquecimento pessoal.

Chiavenato (2009) salienta que empreendedorismo esta relacionado caracteristicamente à inovação, ou seja, em um negócio já existente. O empreendedorismo juntamente com a inovação gera um aspecto importante para as grandes e pequenas organizações, tanto para investimentos iniciais como para a manutenção da posição competitiva no mundo dos negócios.

Para Chiavenato empreendedorismo tem muito a ver com comportamento estratégico e as organizações estão tentando incentivar o espírito empreendedor através de duas maneiras diferentes: comportamento estratégico autônomo e comportamento estratégico induzido.

Comportamento estratégico autônomo: É uma forma empreendimento corporativo interno constitui um processo que vem de baixo para cima no qual os produtos campeões perseguem novas ideias, muitas vezes mediante um processo político por meio do qual eles desenvolvem e coordenam a comercialização de um novo produto ou serviço até alçarem sucesso no mercado.

Comportamento estratégico induzido: é outra forma de empreendimento corporativo interno que constitui um processo de cima para baixo em que a estratégia e a estrutura da organização fomentam e incentivam inovações dos produtos, serviços, processos e atividades que estão intimamente relacionadas com essa estratégia e estrutura (CHIAVENATO, 2009, p.288).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com