TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lucros extravagantes alcançados, Direitos Adquiridos e Preocupações Presentes e Futuras. Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho diretrizes que nasceram para se desenvolverem.

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 15

Lucros extravagantes alcançados, Direitos Adquiridos e Preocupações Presentes e Futuras. Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho diretrizes que nasceram para se desenvolverem.

Geralda Cleuza V. Rosa, João Luiz Ferreira Ribeiro, Kelei de Paula,

Laender Conceição, Liliane Aparecida, Tadeu Venâncio

Unopar – Universidade Norte do Paraná. Curso de Graduação de Bacharelado em Administração, pelo Sistema Ead, Pólo Santa Luzia, Noturno.

4º Semestre/2014

RESUMO

Em cerca de praticamente dois séculos de plena exploração industrial, tanto de recursos naturais como humanos, nascem atualmente questões voltadas à sustentabilidade. “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” (Lavoisier) – Hoje em dia a natureza está cobrando o que dela foi tirado e que harmonizava o movimento cíclico abstraído da frase acima criada pelo pai da química moderna. No entanto, tal exploração não acabou e, muito pelo contrário, as sociedades estão vendo seu consumo aumentar cotidianamente, fato que aumentará mais ainda os danos causados nos ecossistemas. Nascem então, através de intelectuais responsáveis e até mesmo das organizações exploradoras, enfim, de toda sociedade, uma visão mais preocupada em solucionar ou minimizar tais desgastes, na tentativa de sustentar e proporcionar às gerações futuras meios de satisfação tanto de suas necessidades físico-biológicas (básicas) quanto as necessidades sociais, de autorealização e de consumo.

Palavras-chave: Higiene. Segurança. Trabalho. Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

Nesta era chamada de globalizada está notório um novo enfoque por parte da sociedade organizada tendo em vista o crescimento demográfico exponencial e a percepção da escassez de matéria prima natural no campo da industrialização, do consumo e da subsistência. Outro olhar mais cauteloso e valorizado é direcionado também ao recurso humano, antes deixado de lado, visto simplesmente como, talvez, mais um peça de uma determinada máquina. O material humano toma, na era informatizada, seu lugar de destaque, por excelência, visto como o principal quesito de diferencial competitivo nas organizações. Tamanha sua complexidade, o recurso humano pode produzir muito e com qualidade, se bem motivado, tanto pode o inverso, levando uma empresa à falência, se mal visto por seus gestores.

É sob essa ótica que novas diretrizes são alvos de pesquisas que são lançadas nos mercados atualmente. Sendo assim, questões relacionadas à higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, vem sendo amplamente discutidas e postas em práticas em todas as organizações idôneas, que pensam em ter suas marcas respeitadas, lembradas e consumidas pela sociedade em geral e pelo seu público.

Analisaremos neste sentido o que cada uma dessas diretrizes tem a contribuir não somente às empresas e a seus colaboradores, mas também a sociedade e à localidade a qual está inserida. Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho são questões atuais, responsáveis, diretamente ligadas ao bom funcionamento da máquina global, pois aquece os mercados e propicia a competitividade. Aliás, o capitalismo sem essas primícias seria apenas um grandioso acordo de resultados social, pesadelo que nenhum investidor gostaria de ter.

Higiene no trabalho

A higiene no trabalho é a ciência cujos objetivos são reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho. Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, tendo sempre como fator principal a produtividade, mesmo sendo esse o motivo de inúmeros riscos à saúde e até mesmo a morte do trabalhador (Conass 2004). Os fatores que contribuíam para essas condições eram a desvalorização da vida humana e a ausência de leis por parte do estado que deveria impor leis que protegessem os trabalhadores. As empresas tinham o trabalhador como algo descartável e uma visão de que isso era lucrativo, pois com a incapacidade do trabalhador ou a morte do mesmo seria possível substitui-lo facilmente por outro sem menores problemas com as leis. Após meados das décadas de 50 e 60 começam a surgir as primeiras tentativas de integrar trabalhadores às suas adequadas atividades e com elas surge a questão da segurança do trabalho e a higiene no trabalho que são atividades intimamente relacionadas com objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores de uma empresa (OIT – Organização Internacional do Trabalho 1993).

A higiene do trabalho de uma empresa propõe-se a combater, do ponto de vista não médico, as doenças profissionais identificando os fatores que podem afetar o ambiente de trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais. Dentro destes procedimentos que tem como a higienização do local de trabalho assim como o armazenamento específico, ou seja, o destino final de cada lixo que devem ser devidamente especificado. Podemos citar como exemplo a coleta seletiva em que cada lixeira representa qual tipo de lixo deve ser armazenado naquele local. Segue alguns exemplos: higiene no local sanitário (banheiros), dar descarga após o uso, não fumar em refeitórios, conservar seus EPI’s sempre limpos, não colocar a boca na torneira do bebedouro, não lavar as mãos nem objetos no mesmo, etc.

Com o desenvolvimento científico e a expansão das empresas a higiene no trabalho e saúde do trabalhador torna-se uma questão cada vez mais abordada no mundo empresarial. Os postos de trabalho têm de estar isentos de riscos de doenças e morte dos trabalhadores. Os riscos para a saúde e a falta de higiene no trabalho podem ocorrer de várias formas tais como substâncias tóxicas, má conservação do ambiente, entre outros. Diante dos riscos existentes todo e qualquer lugar de trabalho deve estar sempre limpo e arejado e os trabalhadores conservá-los e preservá-los.

Enfim, o importante é salientar que são os trabalhadores que ajudam na construção de uma empresa e mais do que máquinas de produção, os trabalhadores são pessoas e como tal, é seu dever serem garantidas as condições mínimas para proteção a sua saúde e a higiene no local de trabalho.

Segurança do Trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com