TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTOCAGEM .

Por:   •  2/4/2015  •  Artigo  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTOCAGEM

NA CAL SUL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Jason Silveira dos Santos

Edson Marques Junior

Bruna Branco

Larissa da Cruz

RESUMO

Este trabalho apresenta o estudo das unidades de estocagem na empresa Cal Sul Materiais de Construção, bem como, sugere formas de criar métodos padronizados para realizar a organização e procedimentos em tal unidade, visando sua melhoria, tendo em vista tanto os pontos dos colaboradores, como o dos clientes da Organização.

Palavras Chave: Estoque, Gestão de Processos, Fluxograma.

Foz do Iguaçu, Novembro de 2014.

1 INTRODUÇÃO

Estoques são acumulações de produtos em suas diferentes formas, na cadeia Logística e Produção. É uma necessidade para manter algum nível de serviço, ou seja, a forma de manter o produto disponível quando solicitado.

Segundo Ballou, um objetivo primário do gerenciamento de estoque é garantir que o produto esteja disponível no tempo e nas quantidades necessárias. Porém numa visão mais ampla, ter o produto disponível no momento e nas condições desejada pelo cliente, depende de uma série de fatores, onde o estoque pode ser por muitas vezes a válvula de escape de um processo, ou seja, são essas acumulações de materiais que equilibram o sistema, nas diversas situações do cotidiano.

Portanto é de extrema necessidade criar métodos de avaliar, e ter uma constante manutenção dos estoques, para extinguir qualquer prejuízo quanto à perda ou acumulo desnecessário de produto e também criar um possível modo de economizar, com a aquisição dos mesmos junto aos fornecedores.

Existem também os tipos de estoques tais como, Estoque em canal, Estoques de especulação, Estoque de Segurança, Estoque obsoleto e Estoque de natureza cíclica ou regular, estes apresentam formas de suprir a demanda em nível médio. Os estoques estão presentes em todas as fases da cadeia Logística, e todos possuem suas funções necessárias para que ao fim o produto esteja disponível para o cliente, no momento de seu desejo. Também se pode usar o método de estoque centralizado, que é um controle ainda maior dos níveis de estoques, por isso ele é centralizado em um único lugar, para uma melhor verificação.

Em função da importância dos estoques e, para garantir a rentabilidade do capital aplicado, é ideal que o empresário estabeleça níveis de estoques para cada item, visando, principalmente, reduzir o investimento desnecessário e possibilitar o fluxo normal de produção/vendas de forma contínua e uniforme evitando possíveis interrupções.

Esse controle é de extrema importância, para o bom funcionamento da organização, já que em suma, o objetivo da venda, só poderá ser realizado, se antes houver a guarda, o controle e investimento necessário para manter esse processo funcionando.

Levando em conta os argumentos apresentados, esse trabalho pretende propor à empresa, uma forma de gerenciar os padrões utilizados pelos colaboradores para realizar os procedimentos de recebimento e estocagem do material de forma simples e eficaz, para garantir que a demanda seja atendida em todos os seus níveis e diminuía seus desperdícios.

1.1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O problema dessa pesquisa é: Em uma organização como a gestão de processos pode evitar falhas de estoque?

1.2 OBJETIVOS

Propor para a empresa uma gestão de processos que elimine falhas.

1.3 JUSTIFICATIVA

Os estoques, em qualquer tipo de organização, são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam, dentro da maioria das companhias industriais e comerciais, um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira. (TEKNIZA,2013).

O presente trabalho propõe-se a estudar os métodos utilizados pela empresa para realizar a compra e armazenamento dos materiais utilizados para vendas posteriores. Verificar as falhas e pontos fracos dessa gestão e posteriormente, criar métodos eficazes para fazer essas mesmas atividades de forma padronizada.

Padronização é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas e tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.

Ela é conduzida seguindo uma sequência de etapas, para estar de acordo com as normas técnicas impostas por cada órgão da maneira mais eficiente possível, o projeto deve levar em consideração esses passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com