TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA – DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO – DIREITOS HUMANOS

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA – DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO –

DIREITOS HUMANOS

        

 

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPRESA OLEOSA DA SOJA

        

MANAUS / AM

        2015/4


DESAFIO PROFISSIONAL

                                           EMPRESA OLEOSA DA SOJA

Desafio Profissional, apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas: Matemática Financeira,  Direito Empresarial e Tributário e Direitos Humanos, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial,

 

MANAUS / AM

2015/4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.  PASSO 01 – Relatório da reunião entre associação de moradores, prefeitura e representantes da empresa Oleosa da soja        5

1.1. Negociação de permanência da empresa        6

2. PASSO 02 – Elaboração do relatório do montante após 2 anos        7

3. PASSO 03 – Retorno financeiro da empresa (TIR)        8

4. PASSO 04 – Cálculo da taxa equivalente        9

5. PASSO 05 – Relatório do investimento final        10

5.1. Relatórios demonstrativos financeiros        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

                                 

De uma forma simplificada, podemos dizer que a ferramenta indispensável  Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo (time value money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira, são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Onde o capital pode ser apresentado sob várias siglas e sinônimos: C (de Capital); P (de Principal); VP (de Valor Presente); PV (de Present Value); C[pic 2] (Capital Inicial). Os juros são a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento. Os Juros sempre são expressos em unidades monetárias, e representam o montante financeiro referente a uma aplicação representado pela letra (i). O prazo ou período de capitalização é o tempo pelo qual o capital é aplicado.

 Baseando-se nessas informações no estudo a seguir demonstraremos a viabilidade econômica da empresa Oleosa da Soja, objetivando identificar um cenário favorável ou não - na mudança da empresa de São Paulo para Volta Redonda no Rio de Janeiro. A partir desses relatórios e cálculos financeiros a diretoria terá melhor visão para tomada de decisão.

        

PASSO 01 – Os direitos sociais pressupõem a necessidade da cooperação e apoio mútuo entre todos os indivíduos que formam uma sociedade. Nos dias de hoje, as empresas relatam em seu Balanço Social, inclusive no que se refere ao meio ambiente, vedando a comunidade de toda situação que propicie em mal estar social e participativo. Considerando os fatos ocorridos recentemente com a população vizinha solicitando a saída da empresa do bairro, a Oleosa da Soja, deverá se manifestar sobre a situação, pois além do desconforto a sociedade, está se referindo o direito ao meio ambiente e comprometendo também o seu nome, princípios e estrutura.

RELATÓRIO DE REUNIÃO

  • Data: 03/11/2015
  • Local: Auditório da Prefeitura de São Paulo
  • Horário:  14:00 hs. às 18:00 hs.
  • Presentes:

  1. Representantes da Comunidade
  •  Daniel Rodrigues (Presidente da Comunidade)
  • Izabela Amorim (Vice-presidente da Comunidade)
  • Luciana Walraven (Secretária da Comunidade)
  • Gislane Zanchi, Raimundo Oliveira, Antônio da Silva, Marlene Santos (Moradores)

  1. Representantes Prefeitura de São Paulo
  • Nádia Campeã (Vice-prefeita de São Paulo)
  • Dra Regina Claúdia Ferraz (Advogada)
  • Raquel Gonzaga(Secretária)
  1. Representantes Empresa Oleosa da Soja
  • Laura Martins (Gerente geral em São Paulo)
  • Dr Ruy Alencar (Advogado)
  • Dr. Pedro Alcantara (Químico responsável)
  • João Soares (Gerente financeiro)
  • Rafaela Garcia (Secretária)

No dia 01/08/2015, a Associação do Bairro de Flores em São Paulo, solicitou da Prefeitura através de abaixo assinado, e o laudo do Ministério da Saúde, o encerramento das atividades da Empresa Oleosa da Soja, devido a danos causados a saúde dos moradores, que os principais são odores e ruídos.

A vice-prefeita apresentou interesse em solucionar os problemas da Empresa, pois cooperava com emprego para 2 mil funcionários na cidade, mais que também tinha grande preocupação com a saúde dos moradores.

O presidente da comunidade interveio lembrando que a prioridade é a saúde da população naquela região que teriam alternativas para empregos.

O químico responsável Dr. Pedro Alcântara, garantiu que a Oleosa da Soja não tem intenção de prejudicar os moradores vizinhos e que uma equipe especializada dos melhores profissionais procurava a solução imediata, para amenizar os odores e ruídos conforme a determinação da prefeitura, que intimou a empresa a deixar o local tendo um prazo de lacramento de 2 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com