TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE OUTLINE PARA TRABALHOS DE PESQUISA DOS ESTUDANTES

Por:   •  28/7/2018  •  Monografia  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  2.014 Visualizações

Página 1 de 8

MODELO DE OUTLINE PARA TRABALHOS DE PESQUISA DOS ESTUDANTES

A grelha modelo para a elaboração do trabalho científico é apresentada considerando que a teoria constitui seu coração, do contrário trata-se de um trabalho de descrição de factos, eventos, etc. A importância da teoria no trabalho científico prende-se com o facto de ela dirigir o resultado final da pesquisa segundo o referencial estruturado por suas proposições.

Recorde que a teoria é definida como:

Um conjunto de proposições sobre alguns fenómenos que provavelmente, podem ser testados empiricamente. Tais proposições são referidas como hipóteses que a teoria confirma num campo empírico geral ou específico.

Num plano mais geral, teorias são:

“Ligações de generalizações de baixa ordem ou proposições que são transformadas em uma rede de proposições que vão tornar possível a previsão e explicação de fenómenos dentro de um campo dado. Tais redes de proposições são assim, geralmente, chamadas teorias” (Pelto 1970:1-20).

Do ponto de vista operacional, “teoria é uma criação livre da mente sugerida por observação empírica e requerendo apoio de evidências observáveis. Os termos da teoria não possuem significados fixos dos procedimentos experimentais, ela deve ser frutuosa no que se propõe apesar da evidência para tal ser indirecta” (Nagel 1978:86).

Procedimentos para o Outline

O outline para a monografia de licenciatura deve ser aprovado pelo supervisor do trabalho antes do desenvolvimento da monografia. Deve conter entre 7-10 páginas excluindo as referências bibliográficas, espaço 1.5, e deve indicar tanto a estrutura como os passos a serem dados até o trabalho final.

O outline deve conter as rubricas 1-8 apresentadas a seguir, com as devidas indicações de como as mesmas devem ser preenchidas.

LISTA DE ABREVIATURAS

- Trata-se de uma lista de abreviaturas usadas no outline.

1 Tema ou Título do Trabalho

- No título de trabalho, o problema a ser pesquisado deve estar claro.

1.1 Delimitação do tema no tempo e no espaço

- A delimitação indica o horizonte geográfico e temporal que se prevê para o trabalho de pesquisa tendo em vista a necessidade de torná-lo o menos abrangente possível.

1.2 Definição do Problema (questão de partida)

A dificuldade de começar de forma válida um trabalho tem, frequentemente, origem numa preocupação de fazê-lo demasiado bem e de formular desde logo um projecto de investigação de forma totalmente satisfatória. Essa procupação tem contribuído para que alguns pesquisadores desanimem a partida enquanto outros consideram como um fenómeno normal e, até certo ponto, estimulante.

Segundo Quivy e Campenhoudt (1998:32), uma forma mais simples e prática de começar um trabalho de pesquisa consiste em “procurar enunciar o projecto de pesquisa/investigação na forma de uma pergunta de partida, através da qual o investigador tenta exprimir o mais exactamente possível o que procura saber, elucidar, compreender melhor”.

Ex1: As acções de responsabilidade social da empresa Mozal tem promovido o desenvolvimento sócio-económico efectivo das comunidades em que actua?

Ex2: Será que houve melhorias no que tange à flexibilidade de tramitar expediente no sector público em Moçambique, após a impelmentação do processo de reforma?

Importa referir que na realidade, uma pergunta de partida deve ser formulada de forma simples e clara, e geralmente assente numa sólida reflexão teórica.

Não pode o problema de pesquisa ser passível de ter respostas prévias que se pretendem ser definitivas, pois se estas já existem, então não se está diante de um problema, pois tratando-se de uma pesquisa, as respostas ou soluções, só podem ser apresentadas quando findadas todas as fases que a constituem.

1.3 Contexto

O contexto é uma breve leitura analítica da situação em que se insere o tema a ser pesquisado.

1.4 Justificativa (relevância do tema)

Esta é a parte do projecto na qual se expõe razões que demonstrem de modo convincente a necessidade de se pesquisar sobre o assunto proposto, para tal nela devem ser demonstrados a relevância do tema para a área de conhecimento; os motivos de ordem teórica e ou prática que revelem o quão importante é a pesquisa; sem esquecer de mencionar as possíveis contribuições que a pesquisa pode vir a trazer para os vários níveis da vida real.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A problematização ou problemática é a abordagem ou perspectiva teórica que trata o problema formulado pela pergunta de partida, e não se confunde com esta. “Constitui uma etapa-charneira da invetsigação, entre a ruptura e a construção” (ibid.).

Regra geral, a problemática opera em dois momentos, sendo o primeiro o da exploração de conteúdos sobre o tema através de leituras e entrevistas diversas, culminando com um balanço sobre os diferentes aspectos do problema que foram evidenciados.

Na verdade, os diversos aspectos do problema decorrem frequentemente da existência de pontos de vista ou de orientações diferentes que devem ser clarificados, e em seguida o autor adopta um determinado ponto de vista ou perspectiva acerca do fenómeno estudado.

A partir daí, num segundo momento, o investigador escolhe e constroi sua própria problemática. Trata-se de um processo de elaboração progressivo em função da dinâmica própria do trabalho de investigação, apoiando-se nesse confronto crítico das diversas perspectivas que se afiguram possíveis.

3 METODOLOGIA DO TRABALHO

A metodologia do trabalho é uma exposição dos passos a serem seguidos no desenvolvimento do trabalho, com a identificação dos métodos e técnicas a serem usads para tal.

4 O/S OBJECTIVO/S DO ESTUDO

Para os objectivos (em geral), quando tratar-se de um trabalho de curta duração deve-se evitar tentar provar algo. Para estes casos deve centrar os objectivos do trabaho em: reflectir sobre, analisar, elucidar, contribuir para, conhecer melhor, etc. Na formulação dos objectivos para trabalhos intermediários de curso é preciso ter, sempre, em conta o tempo disponível para o trabalho.

Note

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com