TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO - DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  12/10/2015  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE ARACAJU/SE

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS
GERENCIAIS

– INTRODUÇÃO

A globalização trouxe, num ritmo mais acelerado, modificações no mundo econômico, tecnológico e social, fazendo com que a organização (principalmente a lucrativa), tenha a imprescindibilidade de obter um capital humano capaz de satisfazer plenamente os objetivos traçados pela entidade organizacional.

Para isso, deve existir não só o comprometimento dos subordinados, mas, também, dos líderes de uma organização, que devem aplicar seus conhecimentos para a evolução do patrimônio humano e, consequentemente, do próprio estabelecimento.
2 – DESENVOLVIMENTO

Com espeque no desafio profissional lançado para obtenção de nota para as disciplinas de processos gerenciais e matemática, foi realizada uma visita ao estabelecimento comercial com nome fantasia Gráfica Nunes, localizado na rua João Ávila Neto, bairro Inácio Barbosa/D.I.A., em Aracaju/SE.

A referida sociedade empresária, com razão social Casa Estudantil Indústria Gráfica nunes LTDA, possui atualmente 18 funcionários em seu quadro,todos eles administrados pelo Sr. Adilson Filho Nunes,gerente-proprietário.

O objetivo da visita foi identificar (a) a percepção dos colaborados em relação ao estilo de liderança que existe na empresa; (b) se o ambiente interno favorece a produtividade dos funcionários; (c) objetivamente traçar os fundamentos da organização (missão, valores, visão, objetivos); (d) principais produtos e serviços oferecidos e (e) a satisfação dos empregados em relação ao ambiente de trabalho.
Nesse contexto, a liderança é “a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.” (CHIAVENATO, 2010, p. 307), não sendo um conceito de fechado em si, de fácil definição, pois seu uso cotidiano trazem impactos na vida da organização.
A liderança difere do conceito de chefia, pois nem todo líder é um bom chefe, entretanto, todo chefe tem o dever de ser um bom líder. Ademais, ressalte-se que a liderança, de acordo com o conceito apresentado por CHIAVENATO, não é, por ela mesma, sinônimo de chefia ou de pessoas que ocupem cargos estratégicos na organização, mas aquele que consegue influenciar
outros indivíduos ou grupos para qualquer finalidade (no caso em questão, para o lucro).

Utilizando os conceitos deCHIAVENATO, os estilos de liderança podem ser divididos em liderança autoritária, liberal e democrática.

A liderança autoritária, em resumo, é aquele no qual o líder é o impositor de tarefas, determinando o modo e meio de suas realizações e prioriza as tarefas, não o ser humano; já o líder liberal tende a não se impor diante do grupo, permitindo a realização de tarefas no modo e meio estabelecido pelo grupo, sem nenhum tipo de avaliação ou imposição de metas para resultados; por fim, a
liderança democrática traduz a motivação inspiracional, a estimulação intelectual e a recompensa, sendo uma gestão ativa e que prioriza o debate, focado no ser humano.

Nesse sentido, em conversa franca com o sócio-gerente da Gráfica Nunes, depois de apresentados os conceitos sintéticos de liderança, ele, emautocrítica, visualizou seu estilo de liderança baseado nos conceitos autoritário e democrático, enfatizando que em determinado setores (produção da gráfica) impõe as tarefas, enquanto que discute (democrático) as situações vividas no dia-a-dia com o setor administrativo.

Por outro lado, diante da autopercepção do sócio-gerente quanto ao seu estilo de liderança, foi   separando-os ao final, a fim de se promover um melhor resultado nos dados obtidos.

1 Com os conceitos dos estilos de liderança.

Nesse sentido, restou demonstrado que no setor produção da empresa, os colaboradores enxergam seu chefe como sendo um líder autoritário e, doutro modo, a seção administrativa o vê como um chefe democrático, refletindo, a grosso modo, a própria percepção do gestor:

O clima organizacional, na visão de Chiavenato (2010, p. 306), é “a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, percebida ou experimentada pelos participante da empresa e que influencia o seu comportamento.”.

Dessa forma, o cima organizacional nada mais é que a percepção que os funcionários tem em relação à organização, sendo que seu estudo pela direção pode prevenir (antecipar) problemas futuros, acarretando numa ótima ferramenta de gestão para o empreendedor.

Por conseguinte, com a devida vênia do sócio-gerente, foi aplicado aos funcionários outro questionário, no qual se estabeleceu perguntas objetivas 2 na tentativa de se reproduzir, no cenário atual, o clima organizacional existente na Gráfica Nunes, restando da pesquisa os seguintes gráficos:

2 O questionário foi baseado num modelo aplicado aos funcionários da fundação Helan Antipoff (FHA), consoante modelo
encontrado no sítio eletrônico: http://www.fundacaohantipoff.mg.gov.br/pdf/pesquisaclima/question.pdf.

Depreende-se que os colaboradores do referido estabelecimento comercial, apesar de se sentirem seguros em relação ao emprego, visualizam a possibilidade de melhoria salarial em outros empreendimentos, o que pode facilitar a saída de profissionais treinados e com o devido conhecimento da linha de produção.

A pesquisa demonstra que os colaboradores não tem espaço na empresa para propor melhorias e, dessa forma, espelha o sentimento de realização profissional.

Nesse ponto, a Gráfica nunes deve promover e provocar um debate entre os funcionários e flexibilizar a interação entre eles e o sócio-gerente.

No esteio das questões propostas pelo desafio profissional, a missão de uma empresa deve ser definida como sendo a sua própria razão de ser, o motivo de seu nascimento e para que ele existe.

A visão organizacional define o que a organização pretende ser no futuro, ou seja, uma meta que deve ser alcançada para promoção e excelência dos serviços e produtos oferecidos pelo empreendimento.

Já os valores são conceituados como as convicções,crenças e ideias que permeiam e motivam as ações do dirigentes e colaboradores de determinada organização.

Por sua vez, a visão proporcionam um horizonte onde a organização deve chegar e, para isso, ela deve traçar objetivos delineados a fim de objetivamente alcançar esse fim.

Na gráfica Nunes,a missão foi definida como

“Fornecer serviços gráficos que respeitem os interesses de nossos clientes e da sociedade”; a visão contempla “Ser a maior gráfica em participação no mercado de impressão no estado de Sergipe”; os valores a) clientes em primeiro lugar, b)
Excelência, c) transparência e d) integridade e os objetivos foram traçados como sendo a) foco no cliente, b) competitividade e c) trabalho em equipe.

Ultrapassada essa fase, por fim, o estabelecimento empresarial visitado oferece uma grande variedade de produtos e serviços, entre eles: a confecção, editoração e publicação de folders, panfletos, envelopes, portfólios de apresentação, bolsas, sacolas, bloco, recibo, notas fiscais, livros, revistas, cartões
de visita, cartazes e outros produtos.
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática - vol. 1. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2011. PLT 302.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com