TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO:INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  8/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  13.844 Visualizações

Página 1 de 9

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

  1. COMERCIAL PREÇO BOM Z&C

  1. Mariane Nascimento Campos
  1. Prof. Orientador: Anderson de Castro
  2. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais– Prática Módulo V

28/09/17

  1. RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa que atua no ramo comercial com objetivo principal de diagnosticar a área de recursos humanos. A metodologia utilizada foi a de entrevista através de levantamento de dados feita por meio de questionário com o proprietário da empresa. Sendo que, todos estes métodos e procedimentos adotados objetivaram diagnosticar possíveis anomalias no segmento de gestão de pessoas. Diante destas informações colhidas foi possível efetuar recomendações para que a empresa pudesse melhorar seu relacionamento com os funcionários, sendo que, este é um fator importantíssimo para que a mesma possa se mantiver competitiva no mercado, pois, é visível a necessidade da empresa de possuir em seu quadro de funcionários, pessoas competentes, inovadoras e criativas, pois é responsabilidade destas pessoas tornarem a empresa dinâmica, flexível e inovadora em suas políticas internas e na “briga” pelo mercado, que se configura cada vez mais competitivo.

  1. .

Palavras-chave: Diagnostico. Pessoas. Desenvolvimento.

  1. 1 INTRODUÇÃO

A empresa analisada neste artigo é a COMERCIAL PREÇO BOM Z & C, localizada na cidade de Imbituba/SC de pequeno porte, conta com sua equipe de colaboradores sendo que possui quatro atendentes, um(a) operador(a) de caixa, e um colaborador responsável pelo atendimento das entregas, atua no ramo do comércio, tendo como sua área de atuação papelaria. Oferecem produtos como material de escritório, escolar, presentes, entre outros. A empresa já possuía existência nesse mercado, sendo comprada pelos sócios há cinco anos.


A partir de questionário e visita proposta, objetivando analisar as rotinas administrativas da pequena empresa no setor de gestão de pessoas, a visão do proprietário de seus funcionários.

Visto complexidade de análise, serão analisados os pontos fortes e fracos da seguinte empresa, objetivando em uma oportunidade de melhoria para a mesma. Dando seguimento ao trabalho, serão apresentadas revisões bibliográficas que darão sustentação nas bases de implantação de um processo estratégico em gestão de recursos humanos.

2 RESULTADO DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

A partir de questionário proposto na Comercial Preço Bom Z&C foram analisados as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relativas a empresa.

2.1 PONTOS FORTES

A empresa encontrou os seguintes pontos fortes no seu ambiente interno. A qualidade no atendimento prestado a seus clientes, que é primordial para qualquer organização. O bom relacionamento com seus fornecedores, permitindo flexibilidade no momento de negociar. Um excelente mix de produtos, além de trabalhar com o material escolar e de escritório, ainda conta com a linha de brinquedos (setor infantil) e linha feminina (bolsas, malas de viagem etc.), ou seja, além de vender só o que poderia vender no segmento a empresa ousa em outros setores, isso é um ponto a ser considerado positivo.         A loja também conta com serviço de Xerox, impressão e encadernação para melhor atender seus clientes. Também atende a grandes empresas, como a SCPar de Imbituba-SC, fazendo entregas constantes em materiais de escritório.

Na gestão de RH, os direitos trabalhistas decorrentes do contrato de trabalho: salário, remuneração, jornada de trabalho, adicionais, férias e décimo terceiro salário, estabilidade provisória, aviso prévio, FGTS e seguro-desemprego, segundo o proprietário estão sendo cumpridos conforme a CLT (Consolidação das leis trabalhistas).

2.2 OPORTUNIDADES DE MELHORIA

        Uma das seguintes oportunidades de melhoria é a falta de uma correta política de estoques e um sistema de gestão de estoques. Observou-se também a ausência de uma estratégia em marketing, sendo de grande importância para o aumento na concentração das vendas. Dentro do contexto orçamentário observou-se também que a pequena empresa controla sua evolução das contas de receitas e despesas manualmente, ás vezes, ocorrendo alguns erros de contabilização.

Em pressuposto, dando enfoque ao tema principal que é a gestão de recursos humanos, observou-se que a empresa não possui uma evolução na área de gestão de pessoas. O processo de recrutamento e seleção e feito pelo próprio proprietário e a empresa não investe em treinamento e desenvolvimento, somente em feedbacks feitos a partir de diálogo.

Observou-se também falta de organização administrativa dentro da pequena empresa, falta de treinamento e capacitação; falta de incentivos; comunicação deficitária; falta de reuniões e de não serem ouvidos e suas sugestões.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A fundamentação teórica tem por objetivo a explanação e estudo, baseado na consulta e autores da área, de temas relevantes ao estudo proposto e ao problema da pesquisa. Visa assim dar um alicerce e embasamento a proposta da pesquisa.

A partir do método utilizado na elaboração deste artigo, foi utilizado o método de estudo de caso que consiste no estudo profundo e intensivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. O diferencial em usar o estudo de caso segundo Tafner e Silva (2012, p.103) apud (YIN, 2005)

[...] sua capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações – além do que pode estar disponível no estudo histórico convencional. Além disso, em algumas situações, como na observação participante, pode ocorrer  manipulação informal. (YIN, 2005, p. 26-27).

                

        Ao definir o estudo de caso, procurou-se analisar a rotina diária aplicada na empresa comercial preço bom Z&C, referente a gestão de pessoas.

        O desafio da área de RH é alinhar a gestão das pessoas ao plano estratégico de negócio declarou o conferencista Roberto Shinyashiki, em 2005, à revista Melhor, ligada à Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com