TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MPEs - Problemas Administrativo e Ações Corretivas

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

A empresa escolhida para estudo é a Sorveteria Arco-íris.

A Sorveteria Arco-íris está no mercado a mais de 10 anos, e hoje tenta se manter como pode. Nos 3 primeiros anos, a empresa foi taxada como revelação surpresa, isso porque era a única num raio de 15km na região escolhida para localização do empreendimento.

No primeiro a ano a empresa conseguiu reaver o valor investido no empreendimento, segundo dados levantados, o dinheiro para aplicar na empresa saiu da rescisão contratual do Jorge Silva, dono da sorveteria. Segundo ele, a euforia de ter dado certo foi tão grande que no aniversário de 1 ano da Sorveteria, foi organizado um evento para comunidade, no qual o gasto não foi calculado antes de se fazer o evento, e isso fez um furo no caixa da empresa.

A sorveteria Arco-íris contava, em seus primeiros anos de vida, com apenas 3 funcionários, Jorge Silva o proprietário, sua esposa Maria das Graças e seu sobrinho João. Após o 1 ano, já estava com mais 3 funcionários, todos para atendimento e preparo dos produtos.

Jorge Silva, de 51 anos, casado, pai de 2 filhos - Guilherme Silva (18 anos) e Jorge Jr. (16 anos) - sonhava desde sua infância ser dono de uma sorveteria, porque seu primeiro emprego foi como vendedor de sorvete aos 15 anos de idade. Aos 18 entrou numa empresa metalúrgica, onde ficou até os 40 anos e decidiu então aplicar o dinheiro da rescisão na sorveteria. Entretanto Jorge estudou até a 8ª série e nenhum funcionário da sorveteria havia feito curso superior ou até mesmo terminado o ensino médio.

A partir do 3º ano a empresa começou a enfrentar pequenos problemas, um deles era a gestão financeira, como não havia ninguém designado a essa tarefa ou com conhecimento para tal, as finanças começaram a sair fora do planejado. Perguntado se antes de começar o negócio ele havia feita uma pesquisa de mercado ou uma análise SWOT, ele respondeu dizendo que o único planejamento feito foi quem ele iria chamar para trabalhar com ele. A partir do 4 ano, começaram a surgir concorrentes nas proximidades da empresa, em apenas 1 ano, foram abertas mais 2 sorveteria, sendo 1 na mesma rua, tornando-se concorrente direto da Soverteria Arco-íris. Depois de alguns meses Jorge Silva identificou que suas vendas caíram mais de 60% e que a sorveteria não ficava tão cheia como no inicio, então decidiu ele ir à sorveteria do concorrente e viu que os preços praticados por ele eram menores que os da sua sorveteria. Foi aí então que ele resolveu abaixar os preços de seus produtos e fazer promoções, sem nenhum planejamento, porém isso não resolveu os problemas da sorveteria que não conseguiu alcançar as mesmas vendas de antes e ainda ficou com o prejuízo, já que tinha apenas 1 fornecedor e os preços da matéria-prima havia aumentado um pouco.

No 6º ano a Sorveteria Arco-íris decidiu contratar uma equipe de consultoria para identificar a causa das más vendas e do por que a empresa estava naquela situação. O resultado já era esperado, foi identificado que empresa não havia feito a aplicação correta do dinheiro obtido com as vendas no inicio do empreendimento, e que a falta de um setor administrativo na empresa resultou na má condução do negócio. A partir desse resultado, Jorge Silva decidiu contratar alguém especializado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com