TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia E Politica Cambial

Monografias: Macroeconomia E Politica Cambial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO PROPOSTA

A figura 1 ilustra uma importante variável macroeconômica, a taxa de cambio, e seus efeitos sobre dois fundamentais indicadores da economia: as importações e as exportações.

Considere o movimento da seta vermelha como de valorização da moeda nacional. Analise seus efeitos diretos sobre as importações e exportações e desdobramentos para os níveis de preços internos. Qual principal objetivo macroeconômico o Governo pretende atingir com este movimento?

Proceda com a mesma análise em uma situação de inversão das três setas.

RESPOSTA: É só o Real começar a valorizar-se que os exportadores começam a sentir no bolso. Fala-se em prejuízos à indústria nacional e em produtos menos competitivos no mercado internacional. Surge uma dúvida: não é bom para todos que a nossa moeda tenha mais valor?

Por causa da valorização do Real, você também pode ganhar mais concorrentes no mercado interno. O Real forte tem mais poder de compra. Um sapato importado de 100 dólares, que antes custaria 200 reais ao seu comprador, com o novo câmbio sairia por 100 reais. Com o concorrente mais barato, você pode perder o consumidor ou abaixar o preço também, perdendo lucro. Isso considerando, por simplicidade, que os dois produtos são substitutos e que não há preferência por marca, por exemplo.

Quando o Real desvaloriza-se o efeito é contrário. Importar torna-se mais caro para os brasileiros, o que beneficia os produtores locais. Isso pode levar a uma valorização da moeda, a não ser que esse excesso de dólares saia do país por outro caminho: o fluxo de capitais para investimento no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com