TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Cambial

Monografias: Política Cambial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICA CAMBIAL

É o conjunto de ações do governo que influencia o comportamento das relações comerciais e financeiras entre o país e o mundo, essas medidas foram adotadas para administrar as taxa de cambio e as operações cambiais buscando equilíbrio e fluidez na moeda nacional.

Quando falamos em política cambial, podemos imaginar de certa forma, uma política de troca, sabendo-se que câmbio significa trocar algo. Na política cambial o produto a ser trocado ou comercializado é a moeda estrangeira. E como todo bem ou serviço tem um valor, o valor da taxa de cambio é determinada pela lei da oferta e da procura, entendendo-se que, se a procura for maior que a oferta o preço do dólar, euro e os demais iram subir e consequentemente se a oferta é maior que a procura o preço da moeda estrangeira cairá.

A crise internacional no ano de 2008 deu-se inicio a uma guerra cambial no mundo, onde os Estado Unidos na tentativa de estimular os cidadãos e empresas a movimentar a economia o governo baixou os juros e o peso dos impostos, enchendo o mercado financeiro de dólares como consequência a moeda americana foi desvalorizada.

Como consequência os investidores passaram a procurar países onde com os juros mais elevados garantiria um retorno maior. Podemos usar como exemplo nosso país com esse mar de dólares injetado no nosso país fez com que nossa moeda ficasse mais valorizada. Com real mais valorizado o produtos exportados pelo Brasil passou a fica mais caro em dólares, dessa forma os importados com os preços mais baratos passaram a ganhar espaço no mercado brasileiro, obrigando o Brasil a ser mais importador do que exportador.

Existem outros fatores que influencia no preço da moeda além da oferta e da procura. Assim, citando alguns, como a economia interna de um determinado país é mais ou menos desenvolvida, suas taxas de juros a inflação e própria política cambial.

Os principais regimes adotados não só pelo Brasil, mas em vários países, são os seguintes, “planos flutuantes com bandas, regime de cambio fixo e plano flutuante (sujo)”.

O plano flutuante com bandas, o Banco Central define um piso e um teto, ou seja o mercado pode trabalhar nesse intervalo caso ultrapasse haverá interferência do Banco Central para que esses limites seja restituídos. Podemos citar o plano real que o banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com