TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maior compreensão dos conceitos de aprendizagem organizacional e capital intelectual

Seminário: Maior compreensão dos conceitos de aprendizagem organizacional e capital intelectual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Esta atividade de autodesenvolvimento tem como objetivos:

aprofundar e ampliar a compreensão dos conceitos de aprendizagem organizacional e capital intelectual;

formar a base teórica necessária para compreender o conceito de gestão do conhecimento a ser apresentado na continuidade desta aula-tema.

Durante os trabalhos desta atividade de autodesenvolvimento, você terá oportunidade de resgatar os conhecimentos apresentados pela aula-tema, especialmente sobre aprendizagem organizacional e capital intelectual. Esse resgate ocorrerá individualmente, por meio de estudos em livros, artigos e vídeos indicados. Durante o desenvolvimento de seu trabalho, anote o que lhe chamar a atenção em cada passo do estudo, montando aos poucos um relatório-síntese de sua aprendizagem nesta aula-tema. Para tanto, siga as orientações de cada passo.

Passo 1

Faça uma leitura atenciosa do Capítulo X do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão1, que trata de “Aprendizagem organizacional: capital intelectual e gestão do conhecimento”. Esse conteúdo forma a base conceitual de que você necessitará para desenvolver os próximos passos.

Antes de iniciar a leitura, leia as perguntas a seguir, de modo que elas orientem sua atenção para os aspectos importantes do texto. Volte às perguntas de vez em quando, durante a leitura, para manter o foco. Tente buscar respostas para elas enquanto lê o capítulo. Faça marcas no texto ou anotações a respeito dos trechos relacionados às questões.

Quais foram os principais fatores que facilitaram o desenvolvimento da proposta de aprendizagem organizacional?

Qual é a definição da tecnologia de gestão capital intelectual e qual é seu principal elemento intangível?

Por que as empresas devem usar a tecnologia de gestão conhecida como gestão do conhecimento?

Como pode ocorrer o processo de criação de conhecimento organizacional?

Passo 2

Identifique, nos vídeos listados a seguir, elementos importantes sobre aprendizagem organizacional, com ênfase em capital intelectual:

“Aprender a aprender”, de Mauro Cesarx, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI&feature=related> (acesso em: 11 mar. 2014).

“Capital intelectual”, de Bianca Vasques, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vEbcv49Q5Mw&feature=fvw> (acesso em: 11 mar. 2014).

Faça anotações, se desejar.

Passo 3

Responda às questões a seguir, usando o que você aprendeu nos Passos 1 e 2 desta atividade e na Web Aula:

Como a empresa pode facilitar o compartilhamento do conhecimento de seus funcionários?

Qual a ligação das tecnologias de gestão capital intelectual e gestão do conhecimento com o novo perfil do trabalhador, que se caracteriza por mais formação e informação?

Passo 4

Registre suas respostas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com