TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De técnicas De Produção ( Cotesia )

Pesquisas Acadêmicas: Manual De técnicas De Produção ( Cotesia ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

MANUAL DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

Este manual abordará as técnicas para produção da vespa da espécie C. flavipes que é parasitóide da praga da cana-de-açúcar Chilo saccharifagus. Essas duas espécies serão criadas em um laboratório da Unidade Industrial Sena, localizada no Distrito de Marromeu – Moçambique/ África, para promover o controle biológico na cultura de cana-de-açúcar nas plantações da empresa.

A seguir são descritas detalhadamente as etapas da produção de Chilo saccharifagus e C. flavipes.

1. Higienização do ambiente de trabalho e dos materiais utilizados

Todos os materiais antes de serem utilizados no laboratório são lavados e depois sanitizados ou esterilizados. As placas plásticas e suas respectivas tampas são lavadas com água e detergente e depois colocadas em um galão com 40L de água e 500ml de cloro (em um galão se colocam as placas e em outro as tampas). No dia seguinte, elas são retiradas do galão e enxaguadas. As placas juntamente com as tampas são colocadas para secar na estufa externa, sob raios solares. Os frascos são lavados com água corrente e inseridos em galões com 20L de água, 500ml de cloro e um pouco de detergente (+ ou -10ml). Coloca-se em outro galão as tampas dos frascos com a mesma solução. Deixa-se de molho por um dia. No dia seguinte, enxágua-se em água corrente deixando as tampas por alguns minutos em uma solução de 50ml de cloro e 1L de água. Então, retiram-se as telinhas de arame que estão encaixadas nas tampas e colocam-se as telinhas junto com os frascos na estufa por 4 horas.

As caixas, bandejas e câmaras utilizadas na sala de acasalamento são lavadas com água, detergente e cloro com o auxílio de uma esponja. As pinças, colheres, placas de Petri, espátula e facas são esterilizadas em estufa.

Antes de utilizar uma bancada para efetuar qualquer técnica, deve-se sanitizar toda a bancada com um pouco de álcool 70%. Depois que se termina o trabalho todos as salas bancadas e materiais são limpos. Uma vez por semana se limpam todas as salas com água e sabão.

2. Preparação da dieta da broca da cana

Existem dois tipos de dieta que são feitas: de criação, que é colocada em frascos servindo para alimentar as lagartas da broca desde que eclodem dos ovos e de realimentação, que é inserida em bandejas sendo o alimento de lagartas da broca inoculadas pelas vespas.

INGREDIENTES QUANTIDADES

dieta / FRASCOS dieta / BANDEJAS

1. Ácido Ascórbico 16 g -

2. Germe de trigo 80 g -

3. Açúcar 56 g 56 g

4. Nipagin 25,6 g 25,6 g

5. Levedura(cana-de-açúcar) 400 g 448 g

6. Farelo de soja 400 g 624 g

7. Cloreto de colina 6,4 g 6,4 g

8. Ampicilina 3 g 3 g

9. Vita Gold 4 ml 4 ml

10. Solução vitamínica 80 ml 48 ml

11.Fomol (formaldeído) 12,8 ml 12,8 ml

12.Caragenina 150 g 150 g

13.Água deionizada na panela 4 000 ml 4 000 ml

14.Água deioniz/ liquidificador 4 000 ml 4 000 ml

15.Ácido Acético - 80 ml

O modo de preparo das duas dietas é semelhante. Todos os ingredientes secos são pesados em uma balança eletrônica e os ingredientes líquidos pipetados com o auxílio de uma pipeta. Estes líquidos são misturados em um erlenmeyer juntamente com a ampicilina.

Em uma panela são fervidos 3L de água destilada juntamente com a caragenina. Todos os outros ingredientes e os 5L de água fria restantes são colocados no liquidificador para bater por cerca de 15 minutos. Acrescentar a caragenina fervida no liquidificador e bater por mais 5 minutos. Depois de batida, essa mistura é colocada nos frascos ou bandejas e tem de ser colocada rapidamente se não endurece no liquidificador.

A dieta é colocada na bandeja até aproximadamente 1 cm, cerca de 1L/bandeja. E para se colocar a dieta no frasco, este é inclinado e coloca-se a dieta até a metade do frasco. Depois que a dieta endurecer nos frascos, é preciso esterilizar a dieta na câmara asséptica com luz ultravioleta por, no mínimo 1 hora.

+ + +

3. Acasalamento

Para ocorrer o acasalamento das mariposas é necessário haver no laboratório adaptação de recipientes de criação e técnicas que se assemelhem o máximo possível às condições apresentadas na natureza. As necessidades básicas que devem ser respeitadas são temperatura, umidade relativa do ar (UR), luz e aeração (ventilação).

O laboratório tenta imitar as condições ambientais, começando pela temperatura da sala que se mantém a 21ºC, o que é correto, pois o aconselhável é obter uma temperatura semelhante à ambiental noturna (porque essa é a temperatura favorável ao acasalamento das mariposas). Para o desenvolvimento de crisálidas que estão nas caixas, é necessário que se tenha um fotoperíodo de 14 (fotofase): 10 (escotofase), por isso a luz da sala fica ligada durante 14 horas e depois é desligada. A umidade varia de fase para fase, precisando de muita umidade e escuridão na fase adulta para ocorrer a cópula, pois as mariposas têm sua vida ativa à noite e é preciso que o laboratório possua estratégias para “enganá-las”. Uma dessas estratégias é utilizada no laboratório sendo descrita abaixo:

Primeiramente, é colocada em cima de uma bancada uma placa de vidro (20 x 20cm) e, sobre esta, um papel filtro que serve para reter a umidade. O tubo de PVC, chamado de câmara, é revestido com papel sulfite internamente e é colocado em cima do filtro. Enrolar um pouco de algodão na parte inferior do tubo e na parte superior colocar dois pedaços de algodão úmido.

As mariposas são, então, introduzidas dentro dessa câmara. Para isto, as mariposas que se situam em caixas furadas na tampa para promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com