TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica aplicada

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MATEMÁTICA APLICADA: Conceito de Derivada

1ª ETAPA

Curso: Administração

Acadêmica:

Larissa Santana..................................RA 9902008483
Rafaella Corrêa...................................RA 1299320079
Beatriz Souza......................................RA 9902001076
Jessica.................................................RA 8097928707

Campo Grande

2014

[pic 2]

MATEMÁTICA APLICADA: Conceito de Derivada

1ª ETAPA

Curso: Administração

Atividades práticas supervisionadas – ATPS, Matemática Aplicado. Trabalho para composição de notas, 1ª Etapa, sob a supervisão e orientação do professor Especialista Ademar Finger.

Campo Grande

2014

1- Nomear a empresa de consultoria: Controller Consultoria em Vendas

2- Elaborar um texto dissertativo de no mínimo 02 laudas contendo as principais informações encontradas quanto ao tema, Derivadas e suas aplicações. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Derivadas e suas Aplicações

Para chegar-se ao conceito de derivada é necessário trabalhar os conceitos de taxa de variação média e taxa de variação instantânea.

Na taxa de variação média se y representa variável dependente e x a variável independente, a taxa de y em relação a x é calculada pela razão.

Essa taxa pode ser bastante prática para a obtenção da taxa de variação instantânea. Nesta taxa de variação instantânea é possível calcular a taxa de variação da produção para um instante especifico.

Na taxa de variação instantânea acrescenta-se o valor h que representa 60 minutos nos cálculos, este valor deve ser trabalhado na forma positiva e negativa. Quando o valor h está “próximo” de zero e torna-se “mais próximo ainda” de zero essa expressão pode ser resumida por h       0 que pode ser resumido na linguagem de limites.[pic 3]

Nos três primeiros e nos três últimos cálculos com h>0 e h<0 resume-se a tentativa de determinar o limite lateral e caso esses limites resultem em números diferentes, diz-se que o limite que dá origem aos limites laterais não existe.

A taxa de variação instantânea da função em um instante x é muito importante e também recebe o nome de derivada da função produção no ponto x. É possível analisa-la como inclinação da reta secante e inclinação da reta tangente.

Para a função produção, se tomarmos diferentes pontos na curva, teremos diferentes retas tangentes, com diferentes inclinações e, como cada inclinação representa à derivada, tais inclinações representam diferentes derivadas. Em termos numéricos, para cada instante teremos diferentes taxas de variação instantânea da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (162.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com