TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática aplicada

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 14

Sistemas de informações gerenciais.

Etapa 1 passo 1

Conhecendo as diferenças entre sistemas de informações gerenciais.

O Mundo atual está ligado com a informação, onde as organizações devem ter uma gestão estratégica eficiente, para que seja facilitada a utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.

A importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) na gestão empresarial para tomada de decisões pode avaliar os benefícios oferecidos por um sistema de informação, em determinadas condições, trazendo redução dos custos de operações, melhoria ano acesso de informações, facilitando relatórios rápidos e precisos com, mas agilidade e também na melhorar da produtividade da organização.

As mudanças aceleradas, com os avanços da tecnologia juntamente com os avanços da informação, podem resultar na tomada de decisão, fazendo assim do gerenciamento eficaz e eficiente  em qualquer organização.

 O sistema de informação gerencial é indispensável na atuação das empresas, tornando-as rápidas, precisas, úteis e diferenciadas, não esquecendo de que isso também melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores. A tecnologia da informação é um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão, e é encarada como uma transformadora de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais e apta a explorar o planejamento e controle financeiro da organização são fundamentais tornando-se uma ferramenta útil dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado, visando à redução dos custos, sendo assim, os Sistemas de Informações são como determinantes para o sucesso do processo de planejamento e controle financeiro, e principalmente para instrumentalizar o processo de tomada de decisão.

Os sistemas de informação, segundo Laudon e Laudon (2010), permitem que as empresas se tornem mais competitivas ao manter os custos baixos, diferenciar produtos e serviços, focar nichos de mercados com altos níveis de excelência operacional e estreitar o vínculo com fornecedores de clientes.

Por fim, vale ressaltar que o sistema de informação, não esta ligado somente a computadores, o sistema estende-se também em humanas (treinamento e comportamento da administração.), tecnologia (hardware computacional, software e tecnologia de administração de dados, redes e telecomunicações), organizacional (hierarquia da organização, processos organizacionais, cultura e grupos internos de interesses.).

Passo 2- Aplicabilidades dos Sistemas de Informações Gerenciais.

Conforme pesquisa ao site http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-sistema-de-informacao-gerencial-para-as-empresas/66425/,  O S.I.G. é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa.

Com base nesse conceito: um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.

O S.I.G. teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.

Segundo BIO (2008 p. 19-20):

Os conceitos e aplicações agregativas e de sistemas desenvolveram-se rapidamente depois da Segunda Guerra Mundial. Passa - se então, a ouvir falar de sistemas de defesa, hidráulicos, econômicos, etc.

Para compreender o sistema de informação gerencial é deve-se compreender o que é sistema, dados, informação e gerencial. A empresa deve ter organização de documentos, arquivos em seu sistema operacional, assim ao implantar um SIG terá o total controle de suas atividades ficando mais fácil nas tomadas de decisões.

O que caracteriza, na empresa, o sistema de informações gerenciais, não é o fato de se dispor de um conjunto de informações arrumadas de forma inteligível, mas sim sua integração, consistência, processamento e comunicação, incluindo a forma de apresentação e o acesso dos administradores ao sistema, bem como a sua eficácia e utilidade gerencial para ações e providências administrativas em tempo hábil.

Algumas aplicações estratégicas do SIG:

- Adquirir conhecimentos sobre clientes.

- Avaliar fornecedores.

- Descrever o mercado e a concorrência.

- Descobrir padrões de consumo

Um sistema de informação gerencial pode ser definido como um conjunto de

componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, armazenar e

distribuir informação com a finalidade de auxiliar o planejamento, o controle, a coordenação,

a análise e o processo decisório das organizações. (K. LAUDON; J. LAUDON, 1999b).

Entende-se que, nas organizações, os sistemas de informações gerenciais facilitam o

processo de captação, entrada e transformação dos dados em informações com valor

agregado, para que possam ser utilizadas, com efetividade, nas tomadas de decisão.

Conforme O’Brien (2002), um sistema de informações gerenciais gera informações

que subsidiam os administradores nas tomada de decisão. Deste modo, tais sistemas auxiliam

os administradores na busca de soluções que propiciem às organizações melhoria contínua de

seus processos, produtos e serviços, pois levam aos gestores informações que o processo decisório demanda.
O Sistema de Informações é um determinante no processo de gestão orçamentária, ao permitir que um grande volume de dados sejam processados, organizados e agrupados de forma a atingirem o objetivo de serem um importante veículo de informação e um poderoso instrumento para a tomada de decisão. A integridade das informações é um fator decisivo para garantir segurança, uma vez que todas as decisões empresariais são tomadas considerando-se os aspectos relevantes apresentados por essas informações, quais sejam, as variáveis que participam da realidade da empresa. Deve-se considerar que, em muitos casos torna-se mais favorável a empresa manter-se como está ao invés de tomar decisões com base em informações errôneas, inadequadas, desatualizadas e fora da realidade do negócio. A responsabilidade pelo desenvolvimento de um sistema de informações adequado é imprescindível ao processo decisório e a sua atualização e ajustes devem ser uma atividade permanente dentro das empresas, uma vez que atualmente as informações têm atingido uma velocidade muito expressiva, nunca antes vista. O aspecto essencial das informações para Arantes (1998) é o fato de elas constituírem uma importante fonte do conhecimento da empresa, porém, não substituem a sabedoria e a inteligência humanas; apenas auxiliam a organizar o conhecimento por ela ser assumida. A informação sozinha não produz resultados, ela não reduz custos, não aumenta a rentabilidade. “Ela é um recurso que depende da ação do administrador para tornar-se um instrumento produtivo para a consecução dos resultados empresariais.” (ARANTES 1998, p.95) “A informação é, simultaneamente, a base e o resultado da ação executiva; fatos completos e atuais são essenciais para decisões adequadas” menciona Bio (1985, p. 120). Esse autor apresenta os dois tipos de informações existentes quanto à sua finalidade: informações operacionais e informações gerenciais e expõe que “as informações de natureza gerencial destinam-se a ‘alimentar’ processos de tomada de decisão.” Oliveira (1998, p.145), afirma que “a forma de utilização da informação pode afetar a sua utilização e, portanto a própria utilização de um sistema para tomada de decisão.” Para que se possa decidir, com base em informações seguras, é fundamental que a empresa disponha de um adequado sistema de informações gerenciais, cujo grau de complexidade ou sofisticação dependerá das exigências e características do negócio, ou seja, para cada decisão o administrador deve estar seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com