TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Trabalho de Participação Individual

Por:   •  26/5/2022  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Aquisições

Turma:

Nome:

ROL escolhida: ROL3

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Entre os processos de aquisições não menos importante do que planejar e conduzir as aquisições, o controle é primordial para garantir o sucesso do serviço contratado. Esse processo se inicia após a assinatura do contrato e consiste basicamente no gerenciamento das relações de aquisição, monitorando os desempenho do contrato e realização de mudanças, se necessárias.

Não menos importante que controlar, encerrar as aquisições é um marco, indicando que não há mais a necessidade desse contrato, o objetivo foi concluído.

No controle das aquisições há uma fase de preparação do que precisa ser controlado, fazer uma reunião de kickoff e questões do dia-a-dia referentes a execução e monitoramento do desempenho do contrato.

A reunião de kickoff antes da execução do contrato permite o alinhamento do contrato entre os envolvidos, desde a apresentação do escopo, do time e suas responsabilidades, contextualização do projeto e demais itens que os envolvidos devam ter ciência antes do início das atividades. Como muitas vezes as pessoas envolvidas até o momento da assinatura não são as mesmas que irão trabalhar no dia a dia desse projeto, essa reunião é essencial para que haja um alinhamento com o time de execução e a gestão do projeto seja transparente e acertiva. Outras ações simples como a leitura do contrato, respeitar os termos e condições, e controlar mudanças e manter cópias atualizadas são boas práticas para a administração de contratos.

Execução, medição, acompanhamento de ações corretivas, documentação e objetividade também são boas práticas. Um bom gestor trabalha nestes pontos diariamente, não como processos burocráticos, mas como atividades de controle para uma boa gestão não apenas do  contrato atual, mas futuros, que irão aprender com a execução do contrato atual.

Além do Gestor do contrato, que atua no nível tático, o Fiscal do contrato também é uma figura importante no nível operacional, acompanhando as atividades de execução contratual, relatando as causas de incidentes e respondendo juridicamente à operação. Muitas vezes o fiscal do contrato não tem o conhecimento técnico do tema do contrato, mas ele pode ter um time que o auxilia nestas questões.

O encerramento do contrato envolve alguma atividades administrativas e um termo será assinado para atestar o cumprimento do contrato por ambas as partes.

A recisão do contrato, esse também é um tipo de encerramento, que pode acontecer a qualquer momento e por motivos diversos. Alguns termos podem ser aplicados nestes casos.

O último passo para o encerramento é o arquivamento do contrato, onde todos os documentos, relatórios, cronogramas, dados financeiros, técnicos e administrativos sejam devidamente arquivados para auditoria e consulta futura.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (800.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com