TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Elaboração Trabalho Acadêmico

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Histórico da Empresa        

2.2        Teoria Utilizada        

2.3        Sugestões de Melhorias        

2.4        Teoria da Administração Moderna        

3        Segundo Desafio – Contexto Econômico        

3.1        Concorrência        

4        Terceiro Desafio – Contexto Contábil        

4.1        Frequência da Apresentação da D.R.E        

5        Quarto Desafio - Contexto Matemático        

6        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O planejamento torna-se cada vez mais necessário às organizações, independente da área em que atuam. Estabelecer objetivos e delinear os passos para alcançá-lo tornar-se hoje em dia muito mais sensato aos gestores do que se deparar com resultados impensados, já que o que não é mensurado consequentemente não é controlado. Um plano de negócios é uma ferramenta muito utilizada pelos empreendedores para a tomada de decisões e minimização de riscos.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer as etapas de formação da Farmácia Santo Antônio, seus concorrentes, fornecedores e o posicionamento no mercado que atua.


  1. DESENVOLVIMENTO

Primeiro desafio – Contexto administrativo

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

        A empresa escolhida foi a Farmácia Santo Antônio, localizada Rua Caixeiro Viajante, 2 - Centro - Jacobina - BA. Micro empresa, que atua no ramo varejista de drogaria e está a cada dia inovando na tentativa de garantir a satisfação dos clientes.

Em 14 de Abril 1978 no povoado do Junco na cidade de Jacobina-BA, o então jovem Sivanildo Inácio da Silva e sua futura esposa Anatilde Mirian Carneiro montam uma pequena farmácia, que com o passar dos anos entraria para história de Jacobina.  Em 2003 a Farmácia Santo Antônio deu um grande passo, pois foi a primeira drogaria que tinha um Farmacêutico, o Dr Lucas Carneiro da Silva que começava então os trabalhos em sua cidade natal.

Atuou também com o setor de manipulação de medicamentos tornando-se conhecida em todo estado da Bahia com a implantação do SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral, o mais moderno programa de controle de qualidade de medicamentos do setor no país.

Além desses avanços obteve o reconhecimento, em 2009, através do Prêmio De Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Provando que o empenho de buscar sempre qualificação com compromisso trouxe resultados.

Esse progresso foi baseado na seguinte missão e visão:

  • Missão da Empresa: Implantar e praticar a atenção farmacêutica visando à melhoria da qualidade de vida entre nossos clientes.

  • Visão da Empresa: Ser reconhecida como farmácia referência em serviços farmacêuticos no Estado da Bahia.
  1. TEORIA UTILIZADA

A teoria sugerida é a gestão pela qualidade total. Antes de abordarmos este modelo vamos esclarecer o que é qualidade. O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente ele evoluiu para a visão de satisfação do cliente, ampliando o horizonte de fatores para além das especificações. Paralelamente, surgiu a visão de que a qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o mercado. Hoje, qualidade representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.

O empreendedor só precisa ter o cuidado para não confundir a palavra qualidade com luxo. Qualidade não significa, necessariamente, o melhor ou o mais caro, mas sim o mais apropriado.

O segmento de farmácia passa por constantes transformações, pois as mudanças ocorridas na maneira de viver dos clientes afeta diretamente as vendas, e com o aumento da renda, o stress, hábitos alimentares incorretos, poluição, doenças de trabalho, são problemas que levam cada vez mais gente a procura de medicamentos. Diante deste quadro foi possível definir, que esta Teoria se encaixa perfeitamente as necessidades e posturas assumidas pela empresa.

  1. SUGESTÕES DE MELHORIAS

Avaliando a quantidade de clientes e funcionários, percebe-se que são insuficientes, logo, para que haja uma melhoria no desenvolvimento organizacional da empresa seria importante a contratação de mais funcionários, agregando avanços e eficiência nos resultados da empresa, através da qualidade dos serviços aos clientes.

Poderia também disponibilizar o serviço de entrega a domicilio, já que a maioria dos consumidores são aposentados, garantindo a eles maior comodidade.

  1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Nas últimas décadas, identifica-se cada vez mais o aumento da complexidade das organizações. Diversos fatores ilustram esta realidade: maior competitividade entre as empresas, a globalização, surgimento de temas importantes como a responsabilidade social e a gestão do conhecimento, as novas tecnologias da informação e da comunicação, o aumento do tamanho das empresas, entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com