TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Trabalho Academico

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 5

TEMPLATE DE ARTIGO CIENTÍFICO

(Cada periódico tem suas regras de submissão, neste template utilizamos as mais usuais)

TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Nome do autor 1[1]

Nome do autor 2 (Se houver) [2]

RESUMO

Deve constar a importância, o objeto, o objetivo, a metodologia e a conclusão da pesquisa em no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras.

Palavras-chave: No mínimo de três e no máximo cinco palavras.

ABSTRACT

Trata-se do resumo na língua inglesa com as mesmas regras do resumo

Keywords: Trata-se das palavras-chave na língua inglesa com as mesmas regras das palavras-chave..

INTRODUÇÃO

Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para a formatação dos artigos dentro das normas da ABNT, assim, ao mesmo tempo que serve de referência, comenta os diversos aspectos da formatação.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Lembre-se que uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu trabalho. Numa introdução utilize as mesmas informações, porém, mais detalhadas, do resumo, ou seja, a importância do tema, objeto, objetivos, metodologia e descreva o que foi discutido em cada seção.

1 FORMATAÇÃO GERAL

A quantidade de páginas de um artigo normalmente fica entre 15 e 20 folhas, incluídas aí as referências. A margem superior e esquerda deve ter 3,0 cm e a inferior e direita deve ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Na sequência, os passos da formatação são especificados e detalhados.

Título: deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito e em caixa alta (todas em maiúsculo).

Resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples e sem parágrafo. A metodologia utilizada no trabalho deverá aparecer também no resumo.

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três a cinco palavras-chave, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas seguidas de ponto. Tanto o resumo como as palavras-chave devem também constar em outro vernáculo, normalmente se utiliza a língua inglesa.

Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, em negrito. O título da primeira seção deve ser escrito em caixa alta.

Subtítulos das seções: os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (2.1; 2.2 ou 2.1.1, 2.1.2). Deve-se utilizar texto fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, em negrito. Os subtítulos devem ser escritos com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. Lembrando que nomes próprios deverão ser escritos com letra maiúscula.

Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções com fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e entrada de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm, exatamente como este parágrafo.

  • No caso do uso de listas, o marcador disponível é este que aparece no início desta frase;
  • Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3 ou a, b, c..), isso deve ser feito manualmente, utilizando os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores;
  • Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir.

Notas de rodapé: Poderão ser utilizadas para apresentar breves explicações, autores ou referências. Os nomes dos autores do artigo deverão aparecer em ordem alfabética e seus currículos apresentados em nota de rodapé.

2 FORMATAÇÃO DE TABELAS, QUADROS E FIGURAS (CASO VOCÊ PRECISE UTILIZAR)

Os títulos das figuras, quadros e tabelas devem vir acima dos mesmos e em letra maiúscula. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre o texto-objeto e o título. Esses objetos e seus respectivos títulos devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, Figura 1). Para os títulos, deve-se utilizar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10, centralizado.

FIGURA 1- CARTA DE CRÉDITO (A VISTA OU A PRAZO)

[pic 1]

Fonte: BIZELLI; BARBOSA, 2001, p. 69.

Nos quadros e tabelas, deve ser usada, preferencialmente, a fonte Arial ou Times new Roman, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de quadros, tabelas ou caixas de texto deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme a necessidade.

Deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opção: ...formatar objeto ...layout ...alinhado. Preferencialmente na inserção de objetos e na colagem (usar “colar especial”) deve ser desabilitada a opção “flutuar no texto”.

O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas.

QUADRO 1 - TÍTULO DO QUADRO

Item

Qualitativo

Quantitativo

Teoria social

Ação

Estrutura

Método

Observação, entrevista

Experimentação, pesquisa

Questão

O que é X? (classificação)

Quantos Xs? (enumeração)

Raciocínio

Indutivo

Dedutivo

Método de amostragem

Teórico

Estatístico

Força

Vigência

Confiabilidade

Fonte: AUTOR 1; AUTOR 2, 2023, p. 34.

TABELA 1 – EXPORTAÇÕES DE MÓVEIS DE MADEIRA PARA ESCRITÓRIO –2005-2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com