TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Trabalho Acadêmico

Monografias: Modelo Trabalho Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 10

REDUÇÃO DE CUSTOS NA APLICAÇÃO DE INSUMOS NO SISTEMA PRODUTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Cecília Maria dos Santos Albuquerque

Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas

Curso Ciências Contábeis

cecilliaalbuquerque@hotmail.com

Soraya Patrícia Cardoso Matos

Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas

Curso Ciências Contábeis

soraya_p_matos@hotmail.com

Resumo

Este estudo busca analisar determinadas situações como a necessidade de reduzir custos, onde o empresário busca por alternativas para obter maior lucratividade nos negócios. Em uma usina de cana-de-açúcar, maior parte dos custos se concentram na aplicação dos insumos (defensivos e fertilizantes). Uma das alternativas encontradas é a substituição de produtos originais por produtos similares que possuem principios ativos diferentes, valores mais baixos e o mesmo resultado esperado. Também existem alternativas e são apresentadas no decorrer do estudo como: a substituição da mão-de-obra (Aplicadores de Herbicida) por implementos agrícolas no intuito de viabilizar e agilizar as atividades, uma vez que os equipamentos possuem sistemas automáticos para a liberação da quantidade do produto a ser aplicado evitando perdas e desperdicios. Em determinadas situações, não é possivel substituir a mão-de-obra pelos implementos agrícola, por conta da topografia do local, então neste caso deve ser adotado o treinamento dos aplicadores de herbicida, onde serão capacitados na aplicação dos defensivos de forma correta, adequada e segura e assim evitar desperdício contribuindo desta forma para a redução dos custos na produção agrícola.

Palavra Chave: Custos. Insumos. Sistema Produtivo Agrícola.

1 INTRODUÇÃO

Reduzir custos e aumentar a produtividade é prioridades na agroindústria, mais é preciso saber como esse processo é realizado, quais ferramentas aplicar, enfim, quais estratégias devem-se adotar.

Podemos afirmar que custo é o somatório das remunerações percebidas por cada classe de indivíduos ou coisas envolvidas com o processo produtivo de um bem ou serviço. Os gastos não ligados à produção que tem como única finalidade contribuir direta ou indiretamente para a aquisição de uma receita através da maneira de como é realizada a venda e a comercialização do produto ou serviço são as chamadas despesas. Através de um bom controle de custos e despesas, torna-se mais fácil a formação do preço dos produtos a serem aplicados na venda dos mesmos, evitando perdas por uma má analise dos custos. O preço é o valor estabelecido para efetuar a transição da propriedade de um bem ou serviço a uma terceira pessoa seja ela física ou jurídica.

Segundo Paulo Jacobsen (1999), existem estratégias para reduzir custos numa empresa como por exemplo: conhecer o que a empresa produz; organizar uma lista crítica com problemas na mão-de-obra; divulgar as ideias de redução de custos para os outros setores da empresa e estabelecer metas a serem alcançadas para reduzir gastos de forma que não afete o desempenho da produção.

Fazer com que uma empresa de grande, médio ou pequeno porte do setor industrial, comercial ou de prestação de serviço tenha condições de sobrevivencia em um ambiente altamente competitivo, e ainda por cima conseguir ao mesmo tempo manter taxas de lucro consistentes e sustentáveis em longo prazo, exigirá, entre outras, um perfeito manuseio, um rígido controle e um continuo acompanhamento de várias séries de variaveis relevantes que normalmente cruze decisivamente nos resultados globais de uma organização.

Saber aproveitar e tirar partido dos efeitos positivos, dos fatores e das variáveis desenfreadas e procurar se ajustar rapidamente a elas tranquilizando as suas prováveis consequências negativas torna-se também uma orientação básica que deve ser seguida em frente. O lucro de uma empresa está associado ao preço de venda dos produtos, por isso, a cotação do preço na hora de efetuar a compra dos produtos (Insumos) é uma das ferramentas chaves para iniciar a redução dos custos na produção agrícola e com isso manter uma boa lucratividade.

O plantio e os tratos culturais representam a maior parte dos cutos de produção agrícola da cultura cana-se-açúcar devendo então ser cuidadosamente estudada para que assim

possa ser administrada de forma eficiente e proveitosa.

O assunto abordado neste estudo é de extrema importância para demonstrar determinados aspectos produtivos sobre a cana-de-açúcar, objetivando mostrar a importância da utilização de um bom estudo de custo para uma boa aplicação de seus recursos financeiros na compra dos produtos utilizados nos tratos culturais, focando o lucro da empresa e a redução nos custos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. A importância dos Custos nas Empresas

Nos dias de hoje o pequeno empresário se encontra de frente com uma grande concorrência com o mercado informal e caso não tenha um preço competitivo para atuar no mercado poderá ter sérios problemas na sua gestão. Além de calcular corretamente seus preços de venda e não ficar de fora da competição, todas as empresas precisa pensar diariamente no que fazer para reduzir os custos no seu negócio. As margens de lucro estão cada vez menores e a estrutura para uma empresa se manter no mercado e atender a todas as exigências estão cada vez maiores. A escolha do regime tributário adequado também é de extrema importância na gerência de preços principalmente no nosso país onde a carga tributaria é uma das maiores do mundo. Saber se o Lucro Real, Presumido, Arbitrado ou o SUPERSIMPLES é a melhor opção torna-se fundamental para apurar os custos. Ao se deparar com problemas de margem de lucro, em muitas situações o gestor pensa em aumentar seu faturamento para obter um melhor resultado, porém, caso seus custos estejam incorretos ao invés de melhorar a rentabilidade o mesmo estará aumentando o seu prejuízo.

A preocupação com os custos fixos de qualquer empresa deve ser diária na gestão da empresa. Uma das maiores implicações dos custos fixos reside nos critérios adotados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com