TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo trabalho academico

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Marizete dantas da silva

relatório de estágio supervisionado

Polo Pilar - Jaguarari, BA

2016

[pic 2]

agente comunitário de saúde

MARIZETE DANTAS DA SILVA

relatório de ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório apresentado ao curso de Agente Comunitário de Saúde do Instituto Federal do Paraná.

Orientador(a): Telma dos Santos Oliveira

Polo Pilar - Jaguarari, BA

2016


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, minha família, aos meus amigos e colegas de classe, colegas de trabalho, professores. Sem estas pessoas este relatório não seria possível. E enfim quero deixar o meu muito obrigado a todos que me ajudaram nessa caminhada de sucesso em minha vida.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 OBJETIVOS        06

2.1 Objetivos        06

2.2 Objetivos Específicos        06

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        07

3.1 Importância do estágio        07

3.2 Agente Comúnitario de Saúde - ACS        07

3.3 Visitas domiciliar - VD        08

3.4 Programa Saúde na Escola        09

4 DESCRIÇÃO GERAL DO LOCAL DE ESTÁGIO        10

5 ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO        12

6 CONSIDERAÇÕES E SUGESTÕES        13

REFERÊNCIAS        14



1 INTRODUÇÃO

O Estagio Supervisionado é uma atividade de fundamental importância na formação profissional, ou seja, é o momento em que o estagiário constrói a sua identidade.

O estagio descreve as atividades desenvolvidas na microárea Rua do Quipa, concedida pela Unidade de Saúde da Família Pilar II – Jaguarari, Bahia, o acompanhamento do aluno estagiário foi realizado pela professora orientadora Telma dos Santos Oliveira e supervisão da Enfermeira Monique Cajui C. da Silva, com carga horária de 80 horas.

Dessa forma, para atender ao exposto e cumprir parte das 80 horas totais de estágio, foram realizadas atividades de orientação para controle e prevenção de doenças, como descreve no presente trabalho.

Portanto o estágio possibilita aos discentes, a oportunidade de conviver e realizar atividades de caráter teórico – prático, expondo alguns conteúdos que se faz necessário para a contextualização de atividades desenvolvidas pelo estagiário durante o seu período de estágio.


2 objetivos

2.1 Objetivo Geral

Adquirir conhecimentos práticos e teóricos para contribuir com a saúde pública como Agente Comunitário de Saúde - ACS.

2.2 Objetivos Específicos

  • Realizar atividades diversificadas com acompanhamento e visitas domiciliares junto com Agente Comunitário de Saúde - ACS;
  • Levantar a importância à comunidade local sobre o controle e prevenção de doenças;


3 fundamentação teórica

3.1 Importância do Estagio

O Estágio é fundamental importância no processo de formação profissional é nesse momento que o estagiário tem seu primeiro contanto com seu campo de atuação.

Segundo Roerch (1999), Tracz e Dias (2006 p. 1) “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Não só isto, é no momento do estágio que o acadêmico vê realmente como é a realidade cotidiana e a complexidade da sua futura área profissional.

Esses autores citam também Bianchi (1998), que diz que se o estágio supervisionado for visto como:

“[...] uma atividade de que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito à sua formação, certamente trará resultados positivos, além de estes tornarem-se ainda mais importantes quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade”. (TRACZ e DIAS, 2006, p. 2)

Vale ressaltar que durante o estágio foi possível perceber a responsabilidade e a importantíssima atuação dos profissionais Tecnicos Agentes Comunitários de Saúde, como: orientações sobre cuidados a saúde, controle e prevenção de doenças, confidencialidade de informações e etica profissional.

3.2 Agente Comúnitario de Saúde –ACS

        De acordo com o Ministerio da Saúde (2001),  o  programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), existe desde o início dos anos 90, e regulamentado em 1997, com o objetivo de desenvolver ações positivas nas comunidades, como a orientações sobre cuidados a saúde, prevenção de doenças.

Vale ressaltar que esse programa, nasceu da experiência realizada no estado do Ceará, tendo como objetivo fomentar ações como o acompanhamento de famílias, dentro do contexto epidemiológico e social.

Portanto, a regulamentação da profissão dos ACS, segundo Ministério da Saúde (2004), se deu através da organização dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS que propiciou a publicação do Decreto Federal n° 3.189/99, que fixou as diretrizes para o exercício da atividade de ACS e, a elaboração do projeto de lei para a criação da categoria profissional, mantida suas características básicas e nucleares, que culminou na aprovação e publicação da Lei Federal N. º 10.507 em 10 de julho de 2002 que criou a Profissão de Agente Comunitário de Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com