TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Excelência da Gestão - Desafio Profissional

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro de Educação à distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINAS: DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Anderson Araújo

RA 2870998760

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

São Paulo, 17 de Novembro de 2015.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO _____________________________________________ 1

2 – MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO _______________________ 2

3 – AÇÕES REFERENTES À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ______  4

4 – TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE APOIO __________________  5

5 – REFERÊNCIAS ____________________________________________ 6


1 – INTRODUÇÃO

        Nos dias de hoje, vemos a importância da implantação do Sistema de Gestão de Qualidade para se obter cada vez mais resultados consistentes e positivos, tanto no âmbito da produtividade das Empresas, quanto na questão ambiental. Para isso é necessário seguir diversos parâmetros e obedecer diversos requisitos, tendo como resultado bons produtos e serviços prestados aos clientes.

        A INOXEL vem se tornando a cada dia uma empresa consolidada e com a obrigação de parametrizar a qualidade de seus produtos e serviços, portanto, ao decorrer deste trabalho, estaremos pontuando e indicando melhorias de gestão, jurídicas e de estratégia com intuito de auxiliar e concretizar as inovações na empresa.

2 – MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

        O princípio do Modelo de Excelência da Gestão é de estimular e apoiar empresas e organizações para desenvolver e evoluir sua gestão para que se tornem empresas sustentáveis, cooperativas e que possam gerar valor para a sociedade e demais partes interessadas.

        Este modelo de Excelência é encontrado em grandes organizações de classe Mundial, em empresas que sempre buscam aperfeiçoar e melhorar os seus resultados, adaptando-se as mudanças que acontecem a todo momento.

        Para e empresa INOXEL isso não é diferente, pode-se utilizar o modelo descrito acima, parametrizando e adequando a empresa a todos os padrões de excelência de gestão. A empresa deve ter um pensamento sistêmico, pois isso é muito importante para o administrador, pois a partir do conhecimento do todo (input, output e feedback), o gestor é capaz de tomar decisões certeiras para garantir o bom funcionamento da organização e o mais importante, produzir resultados.

        Outro ponto importante é a atuação em rede, que é a relação existente entre pessoas, grupos ou organizações que representam cada qual um nó e estão interconectados, formando uma malha. Com essa atuação em rede, a INOXEL pode se tornar mais competitiva no ramo que está atuando.

        Também podemos implantar o princípio do aprendizado organizacional, que é a busca de maior eficácia e eficiência do processo de organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão e avaliação do conhecimento e experiências.

        A inovação é outro fundamento importante, é necessário ter um ambiente favorável a criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

        A empresa deve ter flexibilidade a rapidez de adaptação a novas demandas, por isso devemos focar na agilidade, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.

        É necessário que os líderes e gestores atuem de forma transformadora, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.

        Outro ponto importante a ser olhado na empresa INOXEL é o olhar para o futuro, é necessário ter projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e possíveis efeitos sobre a organização a curto e longo prazo, sempre avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas para cada ação a ser tomada.

        Temos que ter grande conhecimento dos clientes e mercado, suas necessidades, expectativas e comportamentos, criando valor de forma sustentável.

        A responsabilidade Social é um dever da organização, temos que ter grande gestão pois a empresa deve responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente.

        Devemos valorizar as pessoas e as culturas, criando condições favoráveis e seguras para pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.

        A empresa deve ter decisões fundamentadas, deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenhos, riscos e retroalimentação das experiências.

        Deve ser orientada por processos, busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.

        Ao mesmo tempo a empresa deve gerar valor, alcançar resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultado de processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.

        Os critérios de Excelência vão garantir uma melhor visão de toda equipe sobre seu sistema gerencial, além de proporcionar uma melhor visão da equipe de gestores, do mercado local ou onde a empresa está atuando. Primeiramente deve-se avaliar os líderes da empresa, é nessa etapa que se vê quais critérios estes líderes estão tendo em relação a orientação filosófica da empresa e também aos colaboradores e interessados e acima de tudo, os resultados que a empresa está fazendo.

        Após os estudos e análise da liderança, é necessário focar nas estratégias e planos da empresa, onde será analisado os processos gerenciais utilizados na execução das estratégias, e também o acompanhamento de planos necessários para o sucesso das estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com