TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Desafio Profissional Matemática E Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Desafio Profissional Matemática E Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE (COLOCAR)

CURSO

SEU NOME (A) E RA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

TUTOR EaD Alex Zompero Bezerra

CIDADE / ESTADO

2014

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

Recomendações Finais

Referências

OBS: ao final do pontilhado, vocês devem incluir o número da página que corresponde ao início do assunto, ok?

INTRODUÇÃO

A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

Em suma, apresente o que será apresentado no decorrer do Desafio e seus objetivos.

DESENVOLVIMENTO

Uma empresa de consultoria em gestão administrativa firmou um contrato com uma empresa varejistas de alimentos (Hoterdan - Hipermercado1) com atividades no interior de São Paulo/SP. Os diretores da empresa haviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações.

Os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.A consultoria utilizou oito semanas analisando as operações da empresa. Todos os colaboradores foram entrevistados, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos e a análises, um relatório de 180 páginas foi entregue à diretoria da empresa. A seguir temos uma das principais conclusões:

“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% domercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos(Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial. Segue informações atualizadas da empresa :

• A estrutura da empresa2 tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Informando que: o Presidência; o Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1); o Gerências (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1);; Armarinho e Textil (1), Açougue e Peixaria (1); Segurança (1). o Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e Operações (165);

• Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15); Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Armarinho (5); Textil (5), Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20).

• A estrutura política mobiliza poder - coalizações políticas entre departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos canais formais de autoridade e poder.

• Processo de contratação: aproveitamento interno via indicação e ligações políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com