TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Plano Financeiro

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

KAROLYNE AZEVEDO DOS SANTOS

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

A contabilidade tem o objetivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira de uma entidade.  Os contadores usam relatórios contábeis para auxiliar o processo de tomada de decisão nas empresas, esses relatórios são chamados de demonstrações financeiras. Desse modo, a contabilidade tem a principal finalidade de fornecer informações aos seus usuários, através do controle e do planejamento.

A contabilidade tem usuários ligados a ela que não se tratam somente da empresa, mas também os fornecedores, bancos, sindicatos, órgãos de classe, investidores, funcionários, concorrentes, entre outros.  As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.

As técnicas contábeis são métodos organizados de forma sistemática, desenvolvidos e postos em execução com o propósito de alcançar determinado fim. A contabilidade, para atingir sua finalidade, se utiliza das seguintes técnicas:
*
Escrituração - Consiste em registrar nos livros próprios e em livros auxiliares todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades.
*
Demonstrações Contábeis – são relatórios expositivos dos fatos ocorridos num determinado período, com dados observados dos registros contábeis da empresa.
*
Análise das demonstrações financeira- É o exame e a interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de avaliar a situação patrimonial e financeira da empresa.
*
Auditoria - Consiste na verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame detalhado dos registros contábeis, em confronto com os respectivos documentos que os originaram.

A contabilidade tem regras básicas, seus pilares, que são postulados, princípios e convenções contábeis. Entidade contábil é uma pessoa a quem é mantida a contabilidade, mas deve-se ter atenção, pois não se deve confundir o dinheiro dos sócios com o dinheiro da empresa.  Outras atribuições são custo como base de valor, consistência, prudência e objetividade.

A estrutura básica conta com o regime de competência que busca registrar no momento certo as receitas e as despesas que pertencem a um período, com o intuito de saber do lucro ou prejuízo da empresa.  Conta também com a continuidade que visualiza que a entidade continuará em operação no futuro previsível.  O relatório contábil deve ser acessível ao entendimento de todos. Relevância, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões.  Confiabilidade para ser útil, a informação deve ser confiável, deve estar livre de erros e representar aquilo que se propõe representar.  Comparatividade, os usuários devem poder comparar os relatórios contábeis de uma entidade ao longo do tempo, nos períodos sucessivos, por isso os padrões não devem ser alterados.

Balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais importantes, podemos averiguar a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinando período, ele tem suas de determinadas regras.

No balanço patrimonial temos o ativo do lado esquerdo. No ativo temos os bens, coisas úteis as necessidades das empresas, podem ser classificadas em bens móveis aqueles que são facilmente removíveis e imóveis que são aqueles que não podem ser retirados do solo. É importante lembrar que é se deve iniciar o ativo com as contas que tem mais liquidez. Exemplos de Ativo: Caixa, Bancos, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Estoque (de Mercadorias), Contas a Receber de Clientes, Aplicações Financeiras, Terrenos, Edifícios.
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

II - no ativo realizável em longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;                          (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com