TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação dos funcionários de uma instituição financeira

Pesquisas Acadêmicas: Motivação dos funcionários de uma instituição financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O trabalho visa estudar os fatores motivacionais de uma instituição financeira.

Na empresa estudada, verificou-se que predomina uma excessiva repetição de tarefas, trazendo monotonia dos executores das tarefas diárias, a falta de equipamentos adequados para a execução do trabalho, a deficiência de treinamento e capacitação, a não definição das funções das tarefas a serem realizadas, além da ergonomia.

1.1. Delimitação do Tema

Motivação dos funcionários de uma instituição financeira.

É importante falar dos fatores motivacionais uma vez que a empresa se desenvolve melhor tanto com funcionários motivados quanto capacitados.

A instituição financeira em estudo irá abordar a rotina dos funcionários e procurar entender o que os deixam motivados dentro da organização.

1.2. Formulação do Problema

O trabalho irá abordar questões motivacionais voltados para os funcionários de uma instituição financeira, onde se investigará o grau de motivação dos mesmos.

Motivação parece ser algo tranquilo mais na verdade é um assunto muito problemático. A maioria das organizações não se preocupa em saber grau de motivação de seus colaboradores e a caba perdendo no resultado final, pois, o funcionário desmotivado passa a produzir menos.

O que gera insatisfação aos funcionários da instituição e o que pode ser feito para alcançar a motivação?

1.3. Hipótese

Por se tratar de uma empresa de grande porte, onde há um grande número de funcionários, deveria escutar a opinião de todos por meio de uma urna onde eles colocariam suas opiniões, pois os colaboradores, ou seja, aqueles que fazem a empresa caminhar deve serouvido.

1.4. Objetivo Geral

Investigar a questão da motivação dos funcionários, estagiários e menores aprendizes do setor de fiscalização do Banco do Brasil para compreender eidentificar as influências das atividades exercidas.

1.5. Objetivos Específicos

• Identificar as principais queixas dos funcionários;

• Oportunidade de crescimento na empresa;

• Diagnosticar causas de motivação, que podem interferir na qualidade de vida no trabalho;

• Identificar as ações que objetivam motivar os funcionários.

1.6. Justificativa

A motivação para o trabalho é um assunto de grande importância já que quanto mais motivados os funcionários melhor a qualidade no serviço, e isso reflete, não apenas no relacionamento com os clientes, como na melhoria dos processos de trabalho e, ainda, crescimento profissional.

Sendo assim, a escolha do tema é justamente para estudar a importância do profissional dentro da organização sendo ele do funcionário.

2. Referencial Teórico

Quando falamos em motivação, procuramos associar sempre o funcionário, e assim temos curiosidades em saber porque os mesmos se comportam de maneiras tão diferentes.

Se olharmos uma organização de maneira minuciosa podemos perceber que funcionários motivados trabalham bem mais do que funcionários não motivados, e este fator é primordial para o crescimento da empresa e decisivo para a sua manutenção no mercado.

A origem da motivação humana está em suas necessidades internas e não nos fatores externos que satisfazem essas necessidades, contudo, Maslow foi quem pesquisou e estabeleceu a estrutura conceitual no estudo da motivação humana a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas.

De acordo com Maximiniano (2006),o comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos). Motivação, neste modelo, é relação de causa e efeito no comprometimento das pesoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento tem uma causa.

Ele ressalta que todo comportamento é consequência de uma causa, ou seja,os fatores internos e externos influenciam muito no comportamento do individuo.

Já CHIAVENATO (2010), diz que a motivação funciona como um resultado da intregração entre o individuo e a situação que o envolve. As pesoas diferem quanto seu impulso motivacional basico, e a mesma pessoa pode ter siferentes níveis de motivação que variam ao longo do tempo, ou seja, ela pode estar mais motivada em um momento e menos motivada em outra ocasião.

Qaundo o asunto é motivação, é importante observar a teoria de McGregor no que se diz respeito a Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com