TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento em Prol da Reforma Agraria no Brasil.

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 2

Movimento em prol da reforma agraria no Brasil.

Ações pensadas pelas politicas públicas e as operações dos movimentos populares agrários.

Algum projeto do INCRA tenta da credito aos assentados de associação do Oriximiná (PIA)para melhoria de vida daquelas pessoas que são sustentadas sô por meio da Bolsa Família Bolsa Verde. Através destes créditos oferecidos aos assentamentos, eles estão tendo uma nova atividade com o projeto de criação Aselhas sem ferro. Todos os assentamentos são cadastrados no INCRA.

Atualmente a reforma agraria no Brasil si dá basicamente na união realizada a compra ou a desapropriação de terras particulares consideradas improdutivas em diversas áreas, o papel do INCRA distribuir e lotear as terras as família que recebeu esses lotes.

E também assistência financeira de como esses povos podem produzir nas terras loteadas. Através do IBGE possamos ver que quando o Brasil vem mudando lentamente através dos dados de 2009 do IBGE, conduzam que a situação agrado no Brasil em terras rurais, permaneceu praticamente inalteradas nos últimos 20 anos.

 Através das pesquisas no IBGE pode-se conduzir que o total de estabelecimento ou terras destinadas á agropecuária a 330 milhões de hectares, que é equivalente a 36% do território nacional do Brasil.

Possamos concluir que através do INCRA boa parte da reforma.

Atualmente a reforma agraria no Brasil se da basicamente da seguinte forma a união realizada a compras ao desapropriação de terras e também com uma proposta de revolução agraria, resultando do movimento pelas forças das  classe interessadas e afetadas pela na distribuição de terra.

Ao faz uma reflexão e olhar com mais atenção para os novos sujeitos sociais deste momento histórico, que vêm sendo produzidos pela dinâmica das lutas sociais que não aceitaram a exclusão como um dado inevitável.

Ao tentar  reconquistar o direito ao trabalho e à dignidade, estas pessoas e suas lutas nos ensinam mais processos de transformação social, e práticas de educação a eles vinculadas. Os movimentos sociais têm sido espaços de organização destas lutas e de formação destas pessoas.

Passo 4

Filme o futuro da terra e Reforma Agraria

Começamos ver o filme que conta um historia de um menino conhecido como Marquinho filho de uma jovem que morreu lutando pela terra.

Tudo da inicio nos anos 1985 no acampamento fazenda annoni no Rio grande do Sul. Mostrando a luta e o objetivo da que las pessoas que lutava  pelo uma moradia, relata-se através deste filme a morte de uma dos sem terras, em uma e suas caminhadas a favor da terra. A jovem era mãe de família de apenas 26 anos, que teve uma morte bruta, que deixou seus filhos.

Vendo relato de um jovem que saio da agricultura e daquele grupo de MST para estudar no exterior , o curso de medicina e a realidade da sua situação, dele por ser filho de um grupo de MST. O jovem do filme faz seu relato de como era a vida fora do Brasil e longe de seus familiares. O estudo para ele não estava sendo , só uma faculdade e sim uma conquista porque para ele enfrentar a desigualdade, preconceito e muito mais, isto se torna uma vitória, lá ele sai para conversa com o povo e ver o que os cubanos fazem em seu dia – a – dia.

Ele relata também ao ver filmes nos cinemas e ver o que ele faz parte desta historias, pois sua mãe  foi uma guerreira e que lutava pela a conquista pela uma moradia digna e é tanto que se tornou umas daquelas vitimas, que morreu lutando pela uma conquista, a historia de sua mãe “Rose”.

Jovem quando era pequeno tinha uma grande tristeza como se falava de sua mãe ou quando ele via os documentários que la sua mãe estava com ele em seus braços, e que ela esta lutando pelo um vida digna e mostrava o dia de sua morte quando caminhão jogou-se contra ela e ela é mais uma vítima na luta em favou da terra.

Foi vendo estas historia que Marquinho saio do Brasil para se forma em medicina e que até hoje se arrepende de ter abonado seu povo, Hoje ele faz seu documentário contando sua historia e de sua família.

Através deste breve documentário possamos ver como a luta pela terra não foi fácil e nem esta sendo fácil pois o governo não ajudam o suficiente como era para ser, e assim eles vão saindo a procuras de terras.

Mostram o real sentido da reforma agraria aqui no Brasil. Uma sociedade diferente a onde todos tem direitos iguais, uma vida sem ser desumana.

A reforma agrária

A reforma agrária tem como objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais ,efetuando a distribuição da terra para a realização de sua função social. O Estado compra ou desapropria terras de grandes latifundiários e distribui lotes de terras para famílias camponesas.

Diante do estatuto da terra o governo tem como obrigação de garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha. O estatuto não é posto em prática, visto que várias famílias camponesas são expulsas do campo, tendo suas propriedades adquiridas por grandes latifundiários.

Aqui no  Brasil ,tem como  historicamente há uma mar  distribuição desigual de terras. Esse problema já vem há muitos anos . Essa política de aquisição da terra formou vários latifúndios. A independência do Brasil, a demarcação de imóveis rurais ocorreu através da lei do mais forte, resultando em grande violência e concentração de terras para poucos proprietários, sendo esse problema prolongado até os dias atuais.

A reforma agrária no Brasil é lenta e enfrenta várias barreiras, entre elas podemos destacar a resistência dos grandes proprietários rurais ( que são conhecidos como latifundiários), dificuldades jurídicas, além do elevado custo de manutenção das famílias assentadas, pois essas famílias que recebem lotes de terras da reforma agrária necessitam de financiamentos com juros baixos para a compra de adubos, sementes e máquinas, os assentamentos necessitam de infraestrutura, entre outros aspectos.É de extrema importância a realização da reforma agrária no país, proporcionando terra para a população trabalhar, aumentando a produção agrícola, redução das desigualdades sociais, democratização da estrutura fundiária, e outras mais.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) exerce grande pressão para a distribuição de terras, sendo a ocupação de propriedades consideradas improdutivas sua principal manifestação.

Pode-se adquirir uma noção do que se trata a reforma agrária, porém parece ser um tanto quanto parcial tratando-se sobre o pagamento do Estado pela terra aos proprietários, como se estivessem julgando-os como capitalistas opressores, como esquerdistas costumam dizer. Ao tomar a posse da terra do latifundiário que não seja por meio da compra ou acordo mútuo, o socialismo vem a tona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com