TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma Agraria No Brasil

Trabalho Universitário: Reforma Agraria No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

POLO DE CASTRO-PR

ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - N 80

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

MARCIA ANGESKI BOBATO RA: 285486

CAMILA ANIELE RIBEIRO RA: 342286

CÉLIA DO ROCIO GARCIA DA SILVA RA: 304579

PROFESSORA: Mª LAURA SANTOS

CASTRO

2014

ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CASTRO-PR

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - N 80

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL, COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE NOTA REFERENTE AO 8°SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL.

CASTRO

2014

SUMÁRIO

1-MOVIMENTO DOS SEM TERRA.............................................................05

2-EXODO RURAL.........................................................................................10

3-MODOS DE ORGANIZAÇÃO URBANA................................................11

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................12

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................15

RESUMO:

Tema abordado “O Serviço Social no Contexto Urbano e Rural”, com m enfoque no MST – Movimento dos Trabalhadores sem Terra. Sua maior luta é pela Reforma Agrária no Brasil, igualdade de direitos, sustentabilidade. Há, de um lado, milhares de Famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para a sua sobrevivência, não medindo esforços para conseguir seus objetivos. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo, sem se importar se é certa ou errada a forma como defendem suas propriedades. Nenhuma propriedade é invadida de se considerada produtiva.

Palavras-chave: O Serviço Social No Contexto Urbano e Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Reforma Agrária.

ABSTRACT:

Topic discussed "Social Services in Urban and Rural Context", with focus on m MST - Landless Workers Movement. His biggest fight is for Agrarian Reform in Brazil, equal rights, sustainability. There, on one hand, thousands of landless families who aspire to win a piece of land for their livelihood make every effort to achieve your goals. On the other, there is the large estate, defending his possession at all costs, no matter if it's right or wrong way to defend their properties. No property is to be invaded considered productive.

Keywords: Social Services in Urban and Rural Context, the Landless Workers Movement, Agrarian Reform.

INTRODUÇÂO

No Brasil a distribuição fundiária foi injusta, pois os grandes Coronéis, Senhores de Terras, dominavam todas as áreas da região, não sobrando nada para os menos favorecidos, então a Reforma Agrária veio com intuito de reparar esta grande diferença, pois muitos latifundiários possuem grandes porções de terras e outras pessoas não tem sequer onde morar.

Reforma Agrária: É o sistema que promove e regulam a divisão de terras de um estado, terras estas consideradas inativas e improdutivas pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Sendo assim a União compra ou desapropria latifúndios, distribui e loteiam essas terras as famílias, assim como também da uma ajuda financeira para compra de insumos, para que possam produzir nessas terras.

Existe, especificamente para fins de reforma agrária, a lei de desapropriação, garantida pela Constituição de 1988, instituída pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, sob o decreto de lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, reformulado pela Constituição, o qual assegura o direito da União à desapropriação de terras ditas particulares, consideradas improdutivas, em decorrência da utilidade pública, especialmente para fins de Reforma Agrária, podendo haver também outras prioridades de utilidade por parte da União. (reforma agrária no Brasil, acesso em 01/09/2014 as 15hrs).

1-MOVIMENTO DOS SEM TERRAS

No Brasil existe um grupo que luta pela igualdade e distribuição de terras, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra).

A Reforma Agrária a cada dia encontra novos problemas, dificuldades, que acabam causando lentidão nas estratégias do Governo, isso fazem com que os resultados levem longos prazos para serem solucionados.

O Brasil até pouco tempo atrás, na década de 50 ainda praticava uma Política de terras embasada nas grandes propriedades e nos grandes Coronéis.

Dados do ano de 2009 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calculam que a situação agrária no Brasil em terras rurais, permaneceu praticamente inalterada nos últimos 20 anos. Dado preocupante, ainda mais quando se constata, no mesmo senso agropecuário, que as propriedades que têm até 10 mil hectares representam um total de apenas 2,7% de todo o coeficiente de terras destinadas à agropecuária, sendo uma vasta maioria formada ainda, por latifúndios de mais de 1000 hectares. Ou seja, os grandes fazendeiros ainda permanecem com a maioria das terras, ainda que sem produzir em muitas delas, enquanto que milhares de famílias ainda não têm onde morar e produzir. (IBGE, 2009).

Conforme a pesquisa do IBGE, esta concluiu:

Que o total de estabelecimentos ou terras destinadas à agropecuária

Representa um montante de 330 milhões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com