TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE CUSTEIO: INTEGRAL, ABSORÇÃO, VARÍAVEL, PADRÃO E BASEADO EM ATIVIDADES ABC

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DE CUSTOS

MÉTODOS DE CUSTEIO: INTEGRAL, ABSORÇÃO, VARÍAVEL, PADRÃO E BASEADO EM ATIVIDADES ABC

PROFESSORA:  Adriana
PATRÍCIA ROMANO BERTELLI
RGM: 1209621
ENG. DE PRODUÇÃO
 – 8º B


SÃO PAULO

2015

ÍNDICE

  1. RESUMO ---------------------------------------------------------------------------------1
  2. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------2
  3. DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------3
  4. CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------4

RESUMO

Os métodos de custeio são informações de extrema importância, por ser uma ferramenta utilizada para tomada de decisões, sendo dados compossíveis com as características e objetivos das organizações, sejam comerciais, industriais, de serviço ou ainda pública ou privada. Este trabalho irá abordar os tipos de métodos de custeios de produtos, considerando suas vantagens e desvantagens e seus devidos custos diretos e indiretos incorridos numa organização para computar seu custo final.

Com o objetivo de explicar a definição deste método clássico de custeio e o fundamento exigido no Brasil.

Palavras-chave: Métodos de custeio, organizações, vantagens e desvantagens.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

  1. INTRODUÇÃO

Há uma razão entre o sucesso de uma organização e seu fracasso, pois, ambos diferem entre o custo do produto e o seu preço de venda e lucro. Devido acontecimentos, como os avanços tecnológicos, a tecnologia da informação e a globalização econômica as organizações dos mais diversos setores reformulam suas atividades gerenciais e operacionais. Procuram se manter através de melhorias de processos, podendo lidar com inúmeras alterações exigidas pelo mercado e pela adversidade entre empresas.

As empresas foram forçadas a estudar minuciosamente suas políticas de mercado, as necessidades e desejos dos consumidores, para que seu produto possa ser considerado de qualidade e competitivo.

A postura competitiva, segundo Fahey (1994, p. 54), define “como uma organização se diferencia dos concorrentes atuais e futuros aos olhos e entendimento dos consumidores”. Por conseguinte, o foco da atuação da empresa, a questão principal é determinar que necessitassem de um planejamento e controle de custos para que escolham quais consumidores ele pretende atender e como se dará a sua participação no mercado de forma mais eficiente.

As empresas buscam um modelo certo para gerenciar suas atividades, salientando ou adaptando sistemas que se identificam de acordo com suas exigências, como os de custos. Estes têm como principal contribuição o fornecimento de informações úteis aos gestores, tornando-se um importante instrumento no processo de gestão empresarial, seja na etapa de planejamento ou na execução e controle do que foi estabelecido naquela etapa.

Através da inserção desses sistemas, nas empresas muitos gestores utilizarão as devidas informações precisa para que o produto possa ser vendido no valor que recompensa a organização e que seja admissível pelo mercado. Portanto os sistemas de custos passam a ser primordiais ao sistema de gestão empresarial, oferecendo aos gestores informações exatas para assistência na tomada de decisões.

O artigo tem como finalidade levantar as características especifica entre os métodos de custeio a fim de interpretar as vantagens e desvantagens competitivas no meio empresarial, destacando seus procedimentos , legislação fiscal e suas técnicas de análise.

  1. O SISTEMA MÉTODO DE CUSTEIO

Guerreiro (2010, p. 56) garante que os diversos métodos de adequação de custos podem ser localizados na literatura especializada, causando desordem e considerando o questionamento de qual seria o método de custeio a aderir à apropriação de custos e gestão de rentabilidade. Segundo o Guerreiro, não é de se admirar que os gestores iniciantes fiquem transtornados quando se defrontam com as variações de métodos de custeio.

Os métodos de custeio nada mais são de como as empresas integram de diferentes formas quanto ao preço de venda do produto e seus devidos custos para fabricação. Tendo como objetivo a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso incluso no preço de venda no produto final.

Para Dugdale et al.(2006, p.11), a variedade de expectativa de métodos de custeio devem ser refletido como uma caixa de ferramentas , podendo ser aplicado de acordo com o contexto , a circunstancia e a experiência. As empresas necessitam de sistemas de custos com seus devidos métodos para elaborar diversas finalidades, que relaciona-se à geração de informações como determinar custos de produtos para realizar inventários, gerenciar mix de atividades , elaboração de preços , além de preparar as informações sobre solução econômica para melhorias de eficácia das operações.

Porém, apesar dos autores optarem por determinado método e o defenderem como sendo o melhor, Martins e Rocha (2010, p. 166) defendem que:

[...] nenhum método de custeio atende a todas as necessidades informativas dos gestores, dada a complexidade do processo de administração das organizações; nenhuma informação de custos, qualquer que seja o método de custeio, substitui o julgamento e o bom senso das pessoas que analisam e das que decidem. o melhor será aquele que melhor ajude a resolver o problema que se apresente em determinada situação, induzindo os gestores a tomar decisões adequadas em cada caso.]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com