TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio Baseado Em Atividades ABC

Artigos Científicos: Custeio Baseado Em Atividades ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 9

1- INTRODUÇÃO

A Contabilidade de Custos foi originalmente desenvolvida para solucionar o problema da avaliação dos estoques das empresas. Com o passar do tempo, aquilo que parecia inicialmente satisfatório, já não supria mais as necessidades das empresas. O sistema então, evoluiu e passou a gerar informações para a tomada de decisões gerenciais.

A complexidade da atividade econômica, com empresas produzindo em grandes quantidades, um número cada vez mais diversificado de produtos e a automação progressiva dos processos de manufatura, contribuíram para realçar as “falhas” dos sistemas de custos então adotados. Esses sistemas mostravam-se ineficientes, principalmente na aplicação em empresas de grande porte que produzem grande variedade de bens e serviços e que possuem processos produtivos altamente industrializados.

Como base dos sistemas de custos, os métodos de custeio não nasceram prontos, mas

evoluíram de acordo com as demandas do mercado, o que leva a entender, que a Contabilidade de Custos e os seus métodos de custeio nunca atingirão uma forma definitiva.

Como todo o mecanismo de apoio administrativo, são estruturas dinâmicas e, portanto, em constante evolução. O método de Custeio Baseado na Atividade (ABC) surgiu como forma de suprir essa nova necessidade de informações de custos, porém, devido a sua complexidade não é viável para qualquer organização, motivo pelo qual, surge o seguinte problema de pesquisa: para quais empresas e em quais situações o método de custeio ABC pode ser utilizado?

Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa será verificar em quais empresas e situações o método de custeio ABC será um instrumento de gestão viável e vantajoso se comparado aos métodos de custeio direto, variável e absorção tradicional.

Especificamente, será pesquisado: a arquitetura, a concepção e a forma de utilização do método de custeio ABC como instrumento de gestão; se este método pode ser utilizado em conjunto com outros métodos de custeio; e como o ABC está sendo utilizado pelo mundo.

Para consecução dos objetivos propostos, será utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que segundo Lakatos e Marconi (1999) tem por objetivo posicionar o pesquisador sobre tudo o que já foi dito ou escrito sobre o objeto da pesquisa e fundamentar as bases teóricas e conceituais. Constitui-se em um reforço paralelo na análise das informações, não se configurando como mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem.

2- CONCEITO E FUNDAMENTO BÁSICO DO ABC

Cada vez mais a necessidade de informações relevantes tem se evidenciado e os

métodos de custeio devem evoluir para atendê-las. O ABC surge como uma visão mais estratégica, incorporando novos conceitos de gestão antes ignorados pelos demais métodos.

O ActivityBasedCosting ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos são consumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços. Portanto, o centro de interesse do ABC concentra-se nos gastos indiretos. A característica desse método é a atribuição mais rigorosa desses ao objeto de custo, permitindo um controle mais efetivo dos mesmos e oferecendo melhor suporte às decisões gerenciais (LEONE 2000).

O grande objetivo do ABC é criar informações para decisão visando melhorar a competitividade das empresas. Neste contexto, surgem as atividades, que se transformam no

fundamento básico do ABC, que segundo Nakagawa (1994) pode ser definida como um

processo que combina pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como

objetivo a produção de produtos e serviços, descrevendo a maneira como a empresa utiliza seu tempo e recursos para cumprir sua missão, objetivos e metas. O que a contabilidade por atividades pretende é dividir a empresa em atividades, para que se possam identificar quais atividades que são desenvolvidas na empresa e posteriormente determinar qual o seu custo, e então, mensurar seu desempenho econômico. Por esse motivo, Brimson (1996) define que são as atividades, e não tarefas, funções ou operações que foram escolhidas como base da contabilidade de custos, porque representam o nível de detalhe apropriado para dar suporte a um sistema contábil. Enquanto que as funções representariam um nível de análise um tanto elevado, as tarefas englobariam um nível de detalhe muito grande para efeito de controle, o que prejudicaria a relação custo benefício do sistema de custos.

Dessa forma, o foco principal da contabilidade por atividades, conforme determinado

porBrimson (1996), está baseado no princípio de que as atividades consomem recursos, enquanto produtos, clientes ou outros objetivos de custo consomem atividades. O custeio é

realizado pelo rastreamento dos custos indiretos de fabricação de um produto ou serviço, através da identificação direta com as atividades relacionáveis e pela determinação de quanto

de cada atividade é dedicado ao objetivo de custo. Esta estrutura de custo, chamada de lista de atividades, descreve o padrão de consumo da atividade.

Inicialmente, para o entendimento do custeio por atividades, deve-se ter em mente, que as atividades possuem uma hierarquia, determinada pelo seu consumo de recursos e pela alocação dos custos das atividades aos produtos.

3- Custeio baseado em atividades (ABC)

Embora conhecido já há muito tempo de custeio baseado por atividades (ABC- ActivityBasedCosting) vem merecendo apenas recentemente maior atenção por parte de profissionais, acadêmicos e pesquisadores, pela possibilidade que ele oferece de se aperfeiçoar a análise de custos tradicional.

Em nossa opinião, esta melhoria poderá contribuir para o enriquecimento de sistemas de informação desenhados tanto para a gestão da competitividade, como para a gestão econômica das empresas.

3-Por que usar o ABC

A aquisição de novas tecnologias e metodologias por uma empresa, como sistemas de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com