TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Anuário Monografia Artigo Liderança

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 14

Monogafia de Conclusão

da Disciplina  do tema  Liderança para avaliação sob  Orientação.da Profa. Ma. Regina Helena Giannotti

Ronaldo Monteiro de Oliveira Alves – RA 2256755123

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Anhanguera Educacional Ltda

Correspondência/Contato

    Alameda Maria Tereza,4266

    Valinhos-São Paulo

    CEP.13.278-181

    rc.ipade@aesapar.com

Coordenação

   Instituto de Pesquisas Aplicadas e

   Desenvolvimento Educacional-IPADE

Publicação 15 Julho de 2014


LIDERANÇA

RESUMO

         A Liderança nos dias atuais frente as organizações segue muitas vezes direções distintas e no decorrer da carreira de qualquer profissional ele percebera o líder que foi ou líder pelo qual ele foi submetido, vamos então relatar os vários tipos de liderança existentes, abordar as qualidades de cada líder que aqui será descrito e em cada um deles veremos que todas as lideranças fazem parte de um todo e que organização deve partilhar das qualidades de seus líderes, absorvendo o máximo de suas qualidades, aplicando e difundindo o conhecimento a todos os envolvidos, não esquecendo que mesmo quando formamos líderes cada um desenvolve uma liderança diferenciada atingindo níveis diferentes dentro da organização.

Palavras-Chave: liderança, administração de recursos humanos

ABSTRACT

. The Leadership nowadays facing organizations often follows different directions and in the course of any professional career he realized that was the leader or leader for whom it was submitted, we then report the various types of existing leadership, addressing the qualities of each leader that will be described here and in each we see that all the leaders are part of a whole and that organization must share the qualities of its leaders, absorbing the maximum of their abilities, applying and disseminating knowledge to all involved, not forgetting that even when we form leaders each develops a differentiated leadership achieving different levels within the organization.

Keywords: leadership, human resources management


  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente, verifica-se que o mercado profissional está cada vez mais exigente. Diante dessa realidade, um fator de grande relevância no ambiente de projetos, é a motivação.

        É necessário saber como funciona uma Empresa hoje em dia, como os funcionários se relacionam, quais os motivos que levam um funcionário a trabalhar com prazer, terem um bom convívio com seus colegas de trabalho e assim melhorarem a produção. É indispensável também saber como reage a chefia de uma Empresa, frente aos problemas que se apresentam com relação ao desinteresse de seus funcionários e quais recursos existem para transformar essa circunstância. A importância do tema no mundo do mercado atual foi o motivo pelo qual se optou pela pesquisa do mesmo, onde se vê recentemente uma desmotivação por parte dos funcionários com relação a seu emprego.

                Uma equipe motivada tende a ser unida, consistente, confiante, compromissada e produtiva. Isto faz com que cada membro da equipe realize suas atividades da melhor forma possível, de modo a garantir o cumprimento das metas e objetivos pré-estabelecidos no planejamento do projeto.

          Vivemos no século que foi caracterizado pelo desenvolvimento e apreensões com o binômio Indivíduo X Trabalho. A racionalização do trabalho a partir de procedimentos científicos foi dominante, num primeiro período na década inicial do século, onde a finalidade maior era o aumento da produtividade e, por conseguinte maiores resultados aos detentores do capital.

          Para tanto, é de grande importância a figura de um bom Líder, capaz de aprimorar as habilidades dos membros da equipe aumentando a capacidade de concluírem suas tarefas de forma eficiente, além de melhorar a qualidade das tarefas executadas; motivar sua equipe continuamente, apoiando sempre que necessário, oferecendo feedbacks, reconhecendo e recompensando os ótimos desempenhos e inspirar as pessoas pelas idéias e pelo exemplo de modo a atingir os objetivos do projeto.

        Este trabalho versa sobre o tema liderança no ambiente de trabalho, relacionada aos vários tipos de liderança e o que cada uma delas pode oferecer tanto a organização como para o liderado.

  1. A LIDERANÇA EM DIFERENTES VISÕES

      Os estilos de liderança são fatores determinantes para o sucesso ou fracasso das organizações. Um grande líder é capaz de estruturar os papéis de seus subordinados, aumentando as possibilidades de sucesso, pois  tornam se parceiros. Os membros de uma equipe são as peças-chave para colocar em prática as estratégias de uma empresa, sendo capazes de gerar um diferencial competitivo. Segundo uma pesquisa realizada em agosto de 2013 pela Consultoria Hay Group  que mapeou 06 estilos de liderança.

      Liderança Coercitiva: os líderes são vigilantes e críticos a todo o momento, são ácidos e extremamente duros em suas críticas. Os coercitivos provocam medo em seus funcionários, uma vez que lideram com as ferramentas de punição a postos. Prós: Em situações críticas, o estilo coercitivo tende a funcionar bem em situações de emergência, onde “mandar fazer é mais fácil que discutir soluções com toda a base de empregados”. Contras: “Quando você é pouco habilidoso, não tem consciência do seu papel como líder, não percebe o impacto de suas ações”, diz. “As pessoas não se sentem livres para agir”. Esse estilo acaba com a criatividade dos funcionários.

     Líder Dirigente tem foco no longo prazo, o dirigente é o líder visionário, que dá direções claras para a sua equipe, dizendo exatamente o que espera de cada um. Segundo a Gerente do Hay Group Caroline (2013) é um estilo que exige experiência e preparação do chefe em questão. “É uma gestão baseada em diálogo e comunicação”.

    Prós: Segundo a Gerente do Hay Group Caroline (2013), esse líder garante a motivação dos funcionários através da transparência. “Ele quer engajar as pessoas para que elas sintam vontade de seguir suas orientações”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (689.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com