TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO HIDROLÓGICO

Por:   •  20/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PHILIPE SOARES PONTES (0752796802)

CICLO HIDROLÓGICO

[pic 3]

Ceilândia - DF

2015

PHILIPE SOARES PONTES (0752796802)

CICLO HIDROLÓGICO

Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina (Poluição e Resíduos Sólidos; Quimica Ambiental Recursos Hídricos; Ética, Política e Sociedade; Seminário Interdisciplinar I).

Prof. Jeanedy Maria Pazinato; Rosimeire Rosa Lima; Kenia Zanetti Molinari;Tais Cristina Berbeti; Maria Carolina de Araujo Antonio.

Ceilândia - DF

2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou abordar questões a respeito sobre Ciclo Hidrológico, sua importância para a sociedade humana e para a atmosfera terrestre relacionando a ação antrópica com os resíduos sólidos e a poluição que interfere neste sistema e na qualidade da água.                        As águas formam parte principal do ciclo hidrológico, entre a terra, o mar e a atmosfera. A nascente de um rio pode ser uma fonte na montanha ou lago, ou uma geleira em fusão. Ao chegar à costa, o rio pode depositar sedimentos para formar um estuário ou um delta, onde a água domar mistura-se com água doce.                                                                          

DESENVOLVIMENTO

A água é uma substância química natural, limitado e renovável. Limitado, pois, podemos verificar seu volume total, ou seja, verificamos quantificar quanto há de água em nosso ambiente e, sendo assim como tudo o que pode ser verificado, essa substância não pode ser ilimitada. Isso não quer afirmar, contudo, que a água possa inexistir ao menos em nosso tempo geológico nada indica que isso venha ocorrer, entretanto temos de considerar as modificações dos padrões de qualidade da água, para evitar dificuldades de escassez hídrica em escala mundial. Sendo um recurso que se renova, pois a agitação natural da água a renova. Essa agitação que chamamos de ciclo hidrológico.

O ciclo hidrológico é movimento fechado, no qual é impossível identificar o inicio nem o final, e que todo volume de água do mundo está de certa forma interligada, podemos diferenciar a água na superfície, no subsolo e na atmosfera.

A exalação é uma manifestação em que o estado líquido passa para o estado vapor após ganho suficiente de calor e energia. “Grande parte dessa energia calorífica que atinge a Terra e emitida pelo Sol, e em uma área do topo da atmosfera, onde a incidência dos raios solares formarem ângulos retos” (AYOADE, 2002, p.23). Esses dados, portanto, são maiores nas áreas tropicais do que na área onde as temperaturas são mais baixas e altas latitudes, pois a incidência de raios formando ângulos, em energia recebida por área seja menor.

A energia solar é responsável pelo calor das águas que passam do estado líquido para o gasoso.    

Para que a água, em seu estado líquido, passe para o estado gasoso(vapor)-processo conhecido como evaporação-,há um consumo de energia por parte das moléculas de água,na ordem de 600 calorias por grama,que fica nelas retido.Essa energia é chamada de calor latente de evaporação e é responsavel por manter as moléculas de agua no estado de excitação molecular pertinente aos gases,ou seja, ela é usada para manter a molécula de água como molécula de vapor .Assim, a evaporação, ao consumir calor sensível e transformá-lo em calor latente, estará resfriando o ar, uma vezque a energia que foi consumida não mais estará sendo usada para aquecê-lo (DANNI-OLIVEIRA,2007,p.59).

A evaporação,na verdade,independe  apenas do volume de calor infusa,mas sendo da temperatura do ar,da força dos ventos e da umidade.No estado de evaporação, as moléculas de água se juntam à atmosfera e, embora invisiveis,sua variaçao e sentida  pelo desconforto ou conforto de temperatura que resulta.

A água  não apenas evapora-se dos rios,mares,lagos e solo,mas tambem da atividade biológica,principalmente por meio da respiração das plantas .Evapotranspiração e o nome desse processo.A sublimação também e um dos movimentos de introdução do vapor de água na atmosfera.O ar é mais denso que o vapor de água,por isso  sobe.Com isso vai subindo e encontrando temperaturas mais baixas e água vai mudando de estado,do gasoso para líquido,esse processo é chamado de condensação.As gotículas crescem  o suficiente para que possam haver a precipitação,incorporando outros flocos,formando cristais de neve e,se a nuvem e a temperatura do atmosfera estiver igual ou abaixo de 0ºC,ocorrerá chuva.Grande parte das chuvas que cai sobre as plantas são absorvidas pela vegetação,esse movimento que é chamado de interceptação.

A chuva  ao chegar na surpefície,a água pode: infiltrar ou escoar superfifialmente.A infiltração e um processo que a chuva entra nas camadas da crosta terrestre e se movaparao fundo,pelo poder da gravidade.Quando o solo se satura  a infiltração diminui,começando o escomento,que ganha força por açao da gravidade.O escoamento vai para pontos mais baixos do solo,ajudando a abasteçer os rios,lagos e por fim  os  oceanos.

A qualidade da  água e um tema que preocupa governos,setores da sociedade,onde essa substância essencial para vida, esteja  contaminado,sendo que fica comprometido se poluído para  o abastecimento humano.As dificuldades refêrentes ao volume de água:estiagens,cheias e escassez,há aqueles relacionados ao padrão de qualidade da água.A poluição de rios,lagos e manaciais,impedem seu uso para a agricultura e para o abastecimento humano e dos  animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com