TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMÉRCIO INTERNACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS NAÇÕES (PAÍSES, EMPRESAS, SOCIEDADE)

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES

Nome: Walter Weiss

Rgm: 023.11824

ATIVIDADE 1:

O COMÉRCIO INTERNACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS NAÇÕES (PAÍSES, EMPRESAS, SOCIEDADE).

        Quando falamos de comércio internacional, nos referimos de uma forma global, que se difere de comércio exterior, apenas falamos de exterior quando de trata de estarmos situados em um determinado país, como por exemplo, o Brasil. Será feita uma análise de modo geral dentro do comércio internacional, pois se trata de todas as nações.

De acordo com a aula 01.

No histórico do comercio internacional, se inicia o capitalismo que começa a ser implantando pelo mundo, a partir do século XI onde passa a ganhar forma europeia pelo mediterrâneo, desde modo os pequenos empreendedores buscavam trazer as necessidades que a Europa precisava para ser revendida. Depois disso surge o acordo entre rei e burguesia, como troca de favores para ambos desenvolver-se, o rei recebia seus adiantamentos e em troca os burgueses tinha segurança da coroa. Começa então a rivalidade no século XV no comércio dos italianos e portugueses, português, alemães, flamengos e ingleses, o motivo  foi a tabela de preço e os europeus estavam pagando um valor alto pelos produtos, sendo que se fosse buscado os produtos diretamente no oriente médio, teria um preço melhor e os comerciantes teriam mais lucro. Os portugueses tomam uma iniciativa no ano de 1500, com sua primeira navegação com Vasco da Gama e logo em seguida Pedro Alvares Cabral, podemos dizer que Portugal liderou o comércio de forma geral, desde aí descobrem o continente americano e começa a fazer parte da extração de outros produtos, aqui acaba a dependência da Itália. Outros países começam a buscar sua liberdade financeira, começam as navegações da Espanha, Inglaterra e França.

 Trazemos para esse marco histórico para nosso futuro dentro do comércio, devemos pensar que o mercado está evoluindo, pois o processo de globalização tem crescido muito, e os concorrentes estão fora do país também. Hoje não devemos apenas pensar no concorrente que ao nosso lado e sim quem está distante também, devido a isso nós gestores devemos buscar fontes inovadoras para o mercado que tenha um diferencial dos demais, e nos insira no processo de internacionalização trazendo positividade, entre outra cidade, estado e pais, pois cada lugar existe e exige um grande desempenho por se tratar de diferentes lugares ou até mesmo de culturas. Para nós gestores ganhar forma no processo de internacionalização, dependemos também do apoio do estado dentro da sua política de forma geral. Deste modo consequentemente tudo depende de todos, se o estado cumpre com as medidas necessárias para as empresas, às empresas evoluem e trás lucros para o estado, ou seja, se gera mais empregos e melhora a economia, para que o país se desenvolva.

De acordo com a aula 02.

No mercado internacional acontecem as seguintes formas de internacionalização, como por exemplo, importação que se refere comprar um determinado produto de outro país e a exportação que é a venda do produto para outro país. A participação acionária faz com que o estrangeiro não tenha controle de ações de uma determinada empresa, torna assim o país com um jogo estratégico. Outra forma de internacionalização é a Joint Venture onde empresas se unem para trabalharem juntas, para uma nova criação de empresa para o mercado, que acontece de modo entre sociedade ou contrato por um determinado tempo. Na forma de Fusão funcionam diferente, as empresas se unem e trazem consigo todo o patrimônio fundado para uma única empresa, desde aí forma uma sociedade de ambas as compatibilidades e tem a duração por tempo indeterminado. A forma de Incorporação já funciona da seguinte maneira, ou seja, não existe união de empresas, mas existe a compra de uma empresa por outra, devido a isso a empresa compradora absorve de modo geral oque existia na empresa vendida, se incorpora na empresa compradora. A internacionalização depende muito do planejamento das nossas empresas.

De acordo com a aula 03.

Começamos com o Liberalismo Econômico percutido por Adam Smith, o autor acredita e propõe a livre concorrência entre empresas, e o estado não interviria na economia. Pontos que podemos considerar positivos para a teoria de Adam Smith, seria o livre arbítrio no mercado, sem concorrência e sem interferência do poder, já os pontos negativos seriam a liberdade em jogo da sociedade e demais conflitos. Depois disso seguimos com o Neoliberalismo ou Liberalismo Moderno, onde surgiu à quebra da bolsa em Nova York na década de 30, na espera da teoria de Adam Smith que não obteve sucesso, então entra a teoria Keynesiana de John Maynard Keynes, exigiu que o estado intervisse na economia para que as empresas retomassem suas atividades originais. As teorias ambas se complementam, pois uma aconselha deixar o livre arbítrio entre empresas e demais setores da sociedade, e o estado não interferem nessa organização, e outra teoria acredita que a solução para momentos de crise, aponta que o estado deve intervir apenas na parte econômica de forma filtrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com