TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO AO CLIENTE

Por:   •  18/1/2017  •  Dissertação  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento, definição e avaliação do nível de serviço logístico

O CONCEITO DE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO AO CLIENTE

                Resumo

O nível de serviço logístico ao cliente, engloba uma  relação importante entre marketing e logística. Pois o marketing é o  meios de se levar o serviço ou produto ao cliente e o cliente ao serviço ou produto, as empresas tem que estudar e equilibrar diversas variáveis para que seu produto ou serviço seja mais atrativo que o da concorrência, a  empresa precisa colocar o produto ou serviço no local certo, no prazo estabelecido, nas formas e  quantidades desejada pelo cliente, precisa ter bom desempenho em todos os componentes do mix de marketing, ou seja, em todos os 4 Ps de marketing, (ponto, produto, promoção e preço).

O nível de serviço logístico é definido por BALLOU  como a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. As empresas definem o nível de serviço logístico de formas bem diferenciadas, para uma pode ser o tempo necessário para entregar um pedido ao cliente; para outra pode ser a disponibilidade de mercadorias em estoque; outras definem o nível de serviço como um percentual de entregas realizadas corretamente.

Pesquisadores americanos classificaram os vários fatores que compõem o nível de serviço de acordo com sua relação com a transação do produto, sendo (  pré-transação, de transação e de pós-transação). Na etapa de pós-transação há também o que se chama de logística reversa, que é a  logística realizada no sentido contrário à distribuição dos produtos na cadeia.

A  logística normal trabalha com o fluxo de produtos que vai dos fornecedores na direção dos clientes e dos consumidores finais, e a logística reversa cuida do gerenciamento dos fluxos de produtos que vão do consumidor final para os fornecedores.O  nível de serviço logístico pode ser utilizado com instrumento de apoio à tomada de decisão empresarial.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com