TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Social Está Definido por Três Fatores

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Curso:  Administração Pública Noturno – Terceiro termo

Disciplina: Co-Produção dos Serviços Públicos

Professor: Drª. Luciana Ronconi

Acadêmicas: Cláudia de Paula e Flávia Kfuri

O CAPITAL SOCIAL – Maria Celina D’Araújo

  1. O capital social está definido por três fatores inter-relacionados, sendo: confiança, normas e cadeias de reciprocidade e sistemas de participação cívica. Justifique o fato de Putnam considerar a confiança como componente básico do capital social:

Resp: Quanto maior a capacidade dos cidadãos confiarem uns nos outros, assim como maior e mais rico for o número de possibilidades associativas numa sociedade, maior será o volume de capital social. Quem confia, aproveita melhor as oportunidades que aparecem, por sua vez, a confiança é um importante fator de desenvolvimento econômico.

O capital social é um instrumento que não opera sozinho, para o seu funcionamento é necessário a integração entre agir e interagir tendo na confiança e na cooperação as moedas da boa sociedade.

  1. Cite um país que se destaca quando o assunto é capital social e fundamente as razões para essa expressividade:

Resp: Canadá. Os censos neste país revelam que um em cada dois canadenses pertence a algum tipo de associação, que o número de filiações continua crescendo, embora diminua a quantidade de horas a elas dedicadas. Ao contrário dos EUA, os jovens são 1/3 da população engajada em alguma atividade voluntária. Os canadenses criticam mais os seus governos, tomado como sinal de vitalidade da sociedade civil e não, como que Putnam, um indicador de que não acreditam na democracia. No Canadá ainda se praticaria skatismo como esporte agregador, enquanto os norte-americanos passaram a jogar boliche sozinhos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com