TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Não se Fecha

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

O ciclo não se fecha: consumimos recursos finitos e geramos descarte dos resíduos e rejeitos.

Como infelizmente acompanhamos nos últimos anos, desastres ambientais provocados pelo homem têm se tornado cada vez mais comuns. Em novembro de 2015 e mais recentemente, em janeiro de 2019, presenciamos os desastres de Mariana-MG e Brumadinho-MG, respectivamente. Ambos relacionados a rompimento de barragens que seguravam dejetos da exploração de minérios da empresa Vale. Com o rompimento dessas barragens, além do impacto ambiental irreparável, foram perdidas muitas vidas. Devido ao curto espaço de tempo entre os acontecidos e resultados de estudos que apontam o risco iminente de mais rompimentos como esses, torna-se claro que o descarte desses dejetos da exploração de minerais é um ciclo que está longe de ser considerável sustentável.

A lama tóxica que rompeu as barragens se alastrou por uma área enorme, soterrando cidades inteiras, destruindo casas, matando muitos cidadãos, contaminando flora e faunas locais, além de contaminar rios e no caso de Mariana, seguindo até o oceano. Assim, pode-se dizer que tamanho o impacto e perdas causados, o dano foi irreparável.

Acredito que uma fiscalização maior nessas zonas onde ocorrem atividades de mineração poderia ter evitado esses desastres. Como não parece ser uma preocupação da empresa, fiscalizar e se certificar que esses acidentes não ocorram, possivelmente uma punição mais rígida por parte dos órgãos reguladores motivasse um maior interesse em garantir que fatos como esse não se repitam.

O uso de sensores e sondas mais precisos na elaboração de estudos sobre as condições das barragens, certamente contribuiriam para se obter uma melhor noção sobre a real condição que a estrutura se encontra. Além disso, uma maior constância desses estudos também acrescentariam muito no entendimento dos desgaste e como a construção está resistindo. Outros recursos além de sirenes de emergências poderiam ser empregados no objetivo de alertar a população que vive em regiões próximas e possivelmente seriam afetadas em caso de desastres. Um serviço de sms que notificasse usuários cadastrados, seria de grande utilidade e conseguiria impactar de forma rápida muitas pessoas, facilitando casos que exigissem evacuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com