TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo da Liderança

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Ciclo da liderança

Esse ciclo se inicia pelo autoconhecimento e pela autoliderança. Depois, continua com liderança, formação de equipes e construção de equipes de alto desempenho.

Todo o processo de liderança de excelência tem seu início na busca pelo autoconhecimento por parte da pessoa que será líder, para que esta possa iniciar seu processo de autoliderança.

Cumpridas essas etapas, o agora preparado líder dará início à formação e ao desenvolvimento das equipes, com o objetivo de que estas se estabeleçam como equipes de alta performance.

O líder tem que ter sensibilidade e coração aberto para poder entender e observar o potencial de seu liderado

Autoconhecimento

é a capacidade de reconhecer e compreender seu estado interno e suas emoções, bem como os efeitos de suas ações sobre as outras pessoas. Significa conhecer suas forças e seus limites, e ter certeza de seu próprio valor.

Precisamos conhecer melhor nosso ser, caráter, nossas fortalezas, oportunidades, atitudes, nossos valores. Construir sentimentos por si mesmo, pelas outras pessoas e pelo mundo em que vivemos. Se melhoramos e ampliarmos o conhecimento sobre nós mesmos, obteremos o manejo de nossas emoções e nossos sentimentos.

Propondo-nos a aprender e a navegar pelo mundo das emoções e dos sentimentos, conquistando maior sintonia com o próprio mundo afetivo e o das outras pessoas, conseguiremos enriquecer a vida pessoal e as relações interpessoais.

AUTOLIDERANÇA

é um processo no qual o indivíduo se auto influencia para desenvolver um autoconhecimento, seja quem ele é, o que é capaz de fazer, para onde está indo, e com isto obter a autodireção e a automotivação necessárias para se comportar e atuar .

Ciclo de ouro da liderança

Podemos analisar o círculo dourado a seguir da seguinte forma:

[pic 1]

Atualmente, muito se fala em liderança. No entanto, alguns se esquecem do aspecto inicial da liderança, aquele que promove nas pessoas a necessidade de desenvolver um potencial empático e harmônico com o outro e com o ambiente em que habitam.

De acordo com Hunter (2004, p. 25), “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum."

Estudos sobre a inteligência humana

A teoria das inteligências múltiplas, proposta pelo psicólogo Howard Gardner em 1983, revolucionou a forma de compreender a inteligência.

Acredita-se que uma abordagem única para a educação sempre deixará alguns alunos para trás.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

[pic 2]

Pode-se dizer que foi após a experiência de Hawthorne que, efetivamente, a Escola das Relações Humanas ganhou notoriedade.

A partir do experimento de Hawthorne, entenderemos por que se deseja que os líderes do século XXI tenham um perfil voltado para entender e apoiar as pessoas que compõem as equipes.

Potencial para perfil de liderança

 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Inteligência Emocional é o resultado do estudo das interações entre emoção e inteligência, e indica a possibilidade de manter o controle sobre situações emocionalmente muito carregadas e que possam prejudicar a conduta adaptativa.

A inteligência emocional trata de pensar o ser humano em sua totalidade, pois agrega inteligência às emoções.

O cotidiano do mundo das relações interpessoais, das tensões e das dificuldades, em geral, exige calma, controle emocional e autoconfiança. No caso do líder, a união da inteligência às emoções faz toda diferença.

Dessa forma, podemos dizer que as dimensões da Inteligência Emocional são:

[pic 3]

Para Daniel Goleman, “consciência social refere-se ao espectro de consciência interpessoal, que vai desde a capacidade instantânea de experimentar o interior do estado de outra pessoa, para vir a entender seus sentimentos e pensamentos, até as mais complexas situações sociais."

São exemplos de IE:

[pic 4]

Relacionamento humano e liderança

Lideranças resultam de um processo de interação dentro das equipes e de empresas que sejam respeitosas com seus funcionários.

Atualmente, as empresas estão percebendo a importância do material humano para seus negócios e valorizando mais as pessoas na corporação. Saber lidar com esse capital é uma grande vantagem competitiva.

[pic 5]

VUCA

VUCA é uma sigla utilizada para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

Para as empresas, o principal impacto do contexto VUCA é a dificuldade em prever os planejamentos.

GRUPOS E EQUIPES

O líder, atualmente, deve estabelecer suas metas, atingir objetivos previamente discutidos com a equipe de trabalho, tomar decisões compartilhadas e, acima de tudo, atuar por meio de um gerenciamento participativo.

Para o desenvolvimento de um trabalho em equipe, é preciso, primeiramente, desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, sendo necessário conhecer mais de perto o pessoal com quem se vai trabalhar.

Caso não haja afinidades entre as pessoas que vão desenvolver o trabalho juntas, as ações serão comprometidas, devido à falta de entrosamento e profissionalismo entre essas pessoas.

Dessa forma, o entendimento do que seja um grupo e uma equipe é de fundamental importância para o líder.

[pic 6]

[pic 7]

O trabalho individual vem dando espaço para a realização de tarefas em equipe. Isso ocorre porque as empresas demandam, cada vez mais, conhecimentos diferenciados para a obtenção dos resultados almejados, o que leva à formação de equipes com pessoas que se completam.

Uma vez que essa tendência passe a ser inquestionável, a formação de equipes acaba por transformar-se em uma ferramenta de sucesso organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (740 Kb)   docx (916.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com