TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Ético no Brasil

Por:   •  8/9/2016  •  Dissertação  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

O comportamento ético no Brasil

Ser um bom profissional, ter alguns diplomas, cursos extracurriculares, falar vários idiomas, isso pode ser conquistado por muitos com algum esforço. Porém, ter ética no trabalho e seguir algumas normas e padrões, ser correto no seu profissionalismo é uma questão de “ser” e não “fazer” e para poucos conseguirem.

O comportamento ético, os valores ao longo do tempo adquiridos é o que farão do profissional o diferencial no mercado de trabalho. É o que farão com que ele conquiste a sua excelência profissional. Ele com o comportamento ético, se tornará além de um diferente profissional de mercado, ele conseguirá a “credibilidade” no seu mercado de trabalho, o respeito pelo seu superior, colegas de campo e seus clientes.

Ser ético também com seus colegas de trabalho, ajudando-os no que for preciso, não se sentir superior a eles e entender que a parceria é fundamental para o crescimento da empresa.

[pic 1]

Algumas portas com “atalhos” vamos dizer assim, podem ser abertas, mas cabe ao profissional, estar ciente de que pegando esse caminho mais curto e certamente cheio de fraudes, subornos e atitudes completamente incorretas podem lhe custar até a sua demissão e em casos graves a sua perda de dignidade até com a sua prisão.

Foi o que alguns funcionários de algumas grandes Construtoras conseguiram com a LAVA JATO.

[pic 2]

Construtoras que utilizavam propinas para se beneficiarem em órgãos públicos, acabaram sendo descobertas e tiveram uma mancha em seu nome público.

Essa ocorrência, levou a prisão de funcionários envolvidos e perderam a credibilidade de seus serviços no mercado, trazendo sérios prejuízos financeiros para seus donos.

A construtora que deu início ao grupo Camargo Corrêa é também um dos principais alvos das investigações da Lava-Jato. O Valor apurou que a terceira geração de herdeiros de Sebastião de Camargo tem interesse em se desfazer integralmente do seu negócio de engenharia e construção. Seus herdeiros estão profundamente insatisfeitos com tamanho escândalo.

Isso tudo porque com a falta de ética, subornaram envolvidos para conseguirem um caminho mais curto e fácil “ganhar” as licitações. Infringindo assim, todas as normas e procedimentos corretos a serem adotados.

Seus envolvidos foram descobertos e até hoje encontram-se em investigação.

E em nosso dia a dia nos deparamos com situações ilícitas a todo momento.

Pessoas que se aproveitam de cargos para burlar procedimentos e ganhar um por fora.

Vendem documentos, carteiras, passes, Notas Fiscais frias e a lista se estende, pondo em risco sua posição, seu cargo, salário, emprego, idoneidade.

Pessoas que se vendem, prejudicam as empresas com atitudes completamente fora do padrão estabelecidos. Que ultrapassam as normas e as regras da empresa apenas querendo garantir a satisfação plena do seu ego egoísta e incoerente.

Na minha opinião a falta de ética, de profissionalismo, de caráter, não passa de um pensamento individualistas, onde o funcionário pensa apenas nele e no seu “se dar bem”.

Exceto em casos de grandes empresas, como citei acima, onde há ordens de superiores para que funcionários executem o trabalho sujo da empresa. E também cabe ao mesmo aceitar ou cair fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com