TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Probabilidade da Estatistica Aplicada

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo[pic 1]

A proposta deste trabalho é tratar da Estatística de forma aplicada estabelecendo uma maior relação entre os elementos que a compõe, conhecidos como população e amostra e aprofundar o conhecimento sobre o termo probabilidade. É importante ressaltar que esta disciplina é baseada na prática, portanto, o trabalho irá informar os princípios básicos para que a prática consiga ser compreendida.

Sumário

1        Introdução        4

2        Conceito de Probabilidade        5

3        Distribuição de probabilidades        6

4        Distribuições Discretas        6

4.1        Distribuição Binominal        6

4.2        Distribuição de Poisson        7

4.3        Distribuição Hipergeométrica        7

5        Distribuições de Probabilidades Contínuas        7

5.1        Distribuição normal        8

5.2        Distribuição Exponencial        8

6        Amostragem        8

7        Correlação Linear        9

8        Regressão Linear        9

9        Conclusão        11

[pic 2]

[pic 3]

  1. Introdução

A estatística é uma disciplina que requer a coleta de dados sobre um determinado tema que se pretende usar como objeto para análise. Após a coleta de dados é feito um estudo sobre a população e amostra encontradas, verificando suas correlações e verificando a possibilidade de estudos probabilísticos sobre este objeto.

Este trabalho tem como objetivo fornecer informações sobre os processos pelos quais a estatística necessita passar para que tenha alcance um resultado sustentável sobre o tema estudado, por este motivo, será apresentado algumas teorias probabilísticas de estudo da disciplina.

Em suma, os conteúdos aqui apresentados são de simples informação, possuindo fórmulas e métodos como auxilio, é por este motivo que o real aprendizado é contido por meio da prática da teoria fornecida neste trabalho.

  1. Conceito de Probabilidade

Quando se tem um experimento com um número extenso de informações necessárias que devem ser consideras no estudo daquele objeto, a probabilidade é o número que resume a possibilidade de obter certo evento em um experimento.

Isso significa que a probabilidade possibilita o alcance de um resultado possível ou provável para aquela análise, é por este motivo que a probabilidade é muito utilizada pois consegue unir informações e oferecer resultados distintos para cada informações fornecida.

Desta forma é possível afirmar que as teorias das probabilidades proporcionam um modelo que tem como papel descrever e interpretar os acontecimentos aleatórios, estes são conhecidos como fenômenos que podem sofrer influências sem explicações simplesmente pelo “acaso” e levando este fato em consideração e sua necessidade de utilização no estudo, a probabilidade consegue lidar com este tipo de variável.

O experimento no termo probabilístico é tido como a ideia que faz com que os estudos aconteçam, ou seja, é por meio dele que a probabilidade atua e através dele que os resultados podem ser apresentados.

Os experimentos matemáticos são formados pelos números, portanto, podem ser visualizados e o estudo é baseado sobre os números fornecidos, através destes números que se encontra um resultado probabilístico.

Os experimentos aleatórios são um pouco mais complicados, pois, não lidam com algo fixo, portanto, seus resultados não são definidos de forma exata, mas, é possível fornecer um resultado de forma aproximada.

O Espaço amostral é um elemento essencial para o estudo probabilístico, pois, nele se encontra todos os resultados possíveis de um determinado experimento. Este espaço amostral tem um subconjunto que é conhecido como evento, que pode ser simples formado por apenas um único número, evento composto formado por mais de um número e evento complementar onde parte de um evento forma outra parte daquele mesmo evento identificando-a de maneira distinta do evento inicial.

Em suma, existem denominações para os eventos conhecidas como: eventos exclusivos, independentes, condicionados, somados e produtos. Todos esses tipos de eventos possuem suas particularidades no processo de probabilidade, nem sempre é necessária à utilização de todos estes eventos nos experimentos, pois, dependerá do tipo de experimento feito para determinar qual ou quais eventos serão necessários.

  1.  Distribuição de probabilidades

Como a Estatística é uma disciplina que parte da compreensão dos valores, é preciso ter um conhecimento sobre o conceito de distribuição de probabilidades.

Uma distribuição de probabilidade é algo que tem como princípio priorizar as frequências relativas, ou seja, o resultado relativo de cada caso apresentado nas amostras, portanto, essa distribuição de probabilidade é tida como uma estimativa do resultado possível ou provável para determinada análise. A estimativa é feita a partir de observações que evidência a probabilidade que aquele resultado encontrado esteja correto.

As distribuições das probabilidades dividem-se em dois grupos, conhecidos como distribuições discretas e distribuições contínuas.

  1. Distribuições Discretas

No que diz respeito às distribuições discretas estas são aquelas que assumem valores inteiros e finitos, sendo assim, a variável pode assumir qualquer número inteiro. Dentro destas distribuições encontramos três grupos de distribuições conhecidos como: Distribuição Binominal, Distribuição de Poisson e Distribuição Hipergeométrica.

  1. Distribuição Binominal

Esta distribuição esta associada a situações em que o resultado de uma variável aleatória passa a ser agrupado em duas classes, como se fosse um questionário onde a pessoa só pudesse ter duas escolhas A ou B sendo que A é totalmente diferente ou oposta da resposta B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com