TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Social

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Auditoria

O exercício do controle social no Brasil é satisfatório?

Não. Acredito que ainda hoje mesmo com o a LRF 101 estamos longe do ideal.

Primeiramente é necessário entender o que é CONTROLE SOCIAL.

Controle social pode ser compreendido como os diversos atos de fiscalizar, verificar e investigar, por parte da sociedade, que visam influenciar com sua participação a gestão de seu governo. Trabalham junto aos órgãos e mecanismos governamentais e tem por objetivo a queda da corrupção e o controle das atitudes tomadas pela administração do país.

 No Brasil, não há um trabalho específico ao controle social. Mesmo porque como verificado na unidade 2 do nosso livro de trabalho:

        - um país que tem sua sociedade preocupada com a sobrevivência diária(alimentação, moradia, transporte), não tem tempo para se preocupar com que decisões estão sendo tomadas por seus governos. Desta maneira a preocupação com a administração publica se torna segunda tarefa que na maioria das vezes não é exercida. Algumas vezes não exercida por falta de tempo de empenho, outras por medo da repressão que um governo de diversas pontas soltas pode lhes oferecer.

COMO ATITUDE DE MUDANÇA PÚBLICA:

Lei de Responsabilidade Fiscal – que tem por objetivo tornar em verdade o desejo de cumprir “...o principio constitucional da publicidade...”(da coisa publica).

OBSERVAÇÃO (ARTIGO DE INTERNET) –

Lei complementar nº 101 (LRF) é uma lei que tenta impor o controle dos gastos da união, estados, municípios e demais, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos.

Weverton Marra, Mar 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com