TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Social

Por:   •  5/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Controle social

O que é Controle social?

É uma forma de compartilhamento de poder de decisão entre Estado e sociedade sobre as políticas, um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. Trata-se da capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas, como exemplo temos o portal da transparecia.

Tecnologias e ferramentas

Com o avanço das tecnologias de informação as ferramentas trouxeram processos de gestão social cada vez mais fácil e seguro, conforme o controle social avança no Brasil as informações tem como principal objetivo verificar e analisar se todas as ações executadas estão em conformidade, como o planejado e, caso não ocorram, identificar os erros e desvios para que possam ser corrigidos.  A Lei de Acesso à Informação, nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, busca tornar menos obscuro o conhecimento da informação por parte dos cidadãos, no que se refere à forma como os nossos recursos públicos são administrados. A cobrança da sociedade por visibilidade está vinculada à necessidade de abrir acesso ao conteúdo informacional dos atos e gastos efetivados pelo governo. O conhecimento pleno daqueles atos, por si só, não atende às expectativas do cidadão, que, também, exige qualidade informacional, em espaço temporal. Uma sociedade participativa consciente da atuação dos seus representados desempenha, de forma mais satisfatória, o exercício da democracia quando tem o livre arbítrio de opinar e fiscalizar os gastos públicos.

Uma das ferramentas mais utilizadas para controle é o Ciclo PDCA.

Controle PDCA

O PDCA é uma metodologia de gestão e melhorias de processos, de origem americana, que se baseia em quatro princípios: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Action (agir)

É um método de gestão que facilita a organização e a tomada de decis~es visando garantir o alcance de metas.

Consiste num ciclo contínuo de planejamento, execução, avaliação correção de desvios de um processo organizacional. O ciclo PDCA é utilizado para controlar um processo, com as funções básicas de planejar, executar, verificar, e atuar corretamente.

O ciclo é projetado para ser usado como modelo dinâmico. A conclusão de uma volta do ciclo irá fluir no começo do próximo ciclo, e assim sucessivamente. A origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, engenheiro americano que foi o introdutor do controle estatístico para o controle de qualidade.

Governança corporativa

É o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa os princípios e práticas da boa Governança Corporativa aplicam-se a qualquer tipo de organização, independentemente do porte, natureza jurídica ou tipo de controle.

Controle interno

 Todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiências e crises nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com