TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custeio Por Absorção

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

Intrudução

  Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto. Os métodos mais usados são o por Absorção e o Variável.

  O Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Ele atribui ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, todos os gastos relativos a fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

  Este método tem necessidade de rateio quando houver dois ou mais produtos ou serviços. É o critério legal exigido no Brasil, mas nem sempre é útil como ferramenta de análise de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

  O Custeio Variável é o método que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos. Custos variáveis são aqueles que variam conforme a produção. Este método é considerado como processo de apuração de custo que exclui os custos fixos, apenas os custos variáveis são aplicados aos produtos e os custos fixos lançados diretamente ao resultado como se fossem despesas.

  Método de Apuração dos Resultados

  Como já foi dito, usaremos dois métodos de custeio o de Absorção e o Variável, para apurar o resultado da CIA Engarrafada LTDA, onde é possível fazer a apuração do custo unitário de um produto, de acordo com o método adotado pela organização.

  O resultado será diferente em cada método usado, mesmo os produtos sendo os mesmos, no caso da CIA Engarrafada LTDA, se ela apurar o resultado pelo método de Custeio por Absorção, que usa todos os custos (fixos e variáveis) o produto de maior desempenho será a cerveja, e se usar o método de Custeio Variável, que usa apenas os custos variáveis, o desempenho maior será da água.

  Análise Quantitativa dos Dados

  DRE em 31-12-XX, da CIA Engarrafada LTDA:

[pic 1]

  Resultado, após cálculos realizados:

[pic 2]

  Desempenho de cada produto conforme cada indicador:

[pic 3]

  Análise Descritiva dos Dados

  Analisando pelo método de Custeio por Absorção, temos a cerveja como sendo o produto com maior retorno para a empresa, tendo como lucro 268000 reais, em seguida temos a aguardente com 230000 reais, o guaraná com 150000 reais e por último a água com 100000 reais, considerando que este método usa todos os custos tanto fixos como variáveis para determinar o custo do produto.

  Analisando pelo método de Custeio Variável, o produto que traz maior retorno para a empresa é a água, com uma margem de contribuição de 550000 reais, em seguida temos a aguardente com 530000 reais, a cerveja com 468000 reais e o guaraná com 180000 reais, considerando que este método usa apenas os custos variáveis para determinar o custo do produto, e os fixos são lançados como despesas, sendo assim, a água é o produto com menor custo variável entre os quatro.

  Analizando os produtos pelo Indicador de Lucratividade que indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas, temos a aguardente com o maior percentual entre os quatro, com 39,65%, em seguida o guaraná com 37,50%, a cerveja com 27,68% e por ultimo a água com 10%. Onde o resultado é obtido através da divisão do lucro pela receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com