TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código de Processo Civil

Por:   •  29/8/2018  •  Monografia  •  5.829 Palavras (24 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 24

Plano de estudos

2.2. Requisitos da execução[ O Livro II do Código de Processo Civil trata da execução, seu capítulo V trata dos requisitos necessários para realizar qualquer execução, sendo subdividido em duas seções: o título executivo e a exigibilidade da obrigação.]

a. Titulo executivo: O título executivo é documento indispensável à propositura da demanda executiva; é requisito de admissibilidade específico do procedimento executivo. O título executivo serve como meio de prova da legitimidade das partes e do interesse de agir. A juntada do título executivo (documento que, em tese, representa um direito de prestação líquido, certo e exigível) é um requisito de admissibilidade do

procedimento; verificar se esse título, de fato, representa um direito de prestação líquido, certo e exigível, aí já é questão de mérito. O titulo executivo condensa a obrigação certa, liquida e exigível a que se refere o artigo 786 do CPC.

Importante lembrar que o artigo 784 prevê rol exemplificativo de títulos executivos extrajudiciais.

Ainda nos termos do artigo 784, §1º: “A propositura de qualquer ação relativa a débito constante de título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução”. E também o disposto no artigo 785: “a existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial”.

b. Afirmação do inadimplemento (artigos 786 a 788 do Código de Processo Civil)[ Art. 788. O credor não poderá iniciar a execução ou nela prosseguir se o devedor cumprir a obrigação, mas poderá recusar o recebimento da prestação se ela não corresponder ao direito ou à obrigação estabelecidos no título executivo, caso em que poderá requerer a execução forçada, ressalvado ao devedor o direito de embargá-la.]: Haverá inadimplemento quando o devedor não cumpre a obrigação no tempo, local e forma convencionados. Para que haja interesse na execução, não é preciso inadimplemento absoluto: basta a mora do devedor.

As normas que regulam o inadimplemento são de direito material. Quanto ao tempo, cumpre verificar se a obrigação é a termo, isto é, tem data certa de vencimento ou não. Se a obrigação não tem data certa de vencimento, será preciso notificar o devedor (mora ex persona). Excepcionalmente, há obrigações que têm termo certo de vencimento, mas que exigem, como condição da mora, prévia notificação ao devedor: é o caso dos contratos de compromisso de compra e venda de imóvel. Se o devedor não tiver sido constituído pelo vencimento do título ou pela notificação, ela só existirá a partir da citação (artigo 240).

Nas obrigações por atos ilícitos, o devedor estará em mora desde a data do fato, nos termos da Súmula 54 do STJ.[ Súmula 54: “Os juros moratórios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual.”]

A regra é que a obrigação seja cumprida no domicílio do devedor, cabendo ao credor procurá-lo para receber. Essas obrigações são chamadas quesíveis (querable). Mas as partes podem convencionar, ou a lei determinar, ou, ainda, resultar da sua natureza ou das circunstâncias que a obrigação deva ser satisfeita no domicílio do credor, caso em que será chamada de portável (portable).

Nas chamadas obrigações bilaterais, o credor, para dar início à execução, precisa provar que cumpriu a sua prestação, nos termos dos artigos 797 e 798, I, d, do Código de Processo Civil.

Para que o procedimento executivo, qualquer que seja ele, seja admissível e tenha prosseguimento, é necessário que o exequente, no instrumento da sua demanda executiva - petição inicial ou petição simples - afirme que houve inadimplemento por parte do executado. A princípio, não é necessário demonstrá-lo, até porque isso nem sempre é possível, já que, normalmente, o inadimplemento constitui uma conduta omissiva do devedor (não fazer, não entregar a coisa, não pagar a quantia), o que torna difícil a prova documental dessa alegação de fato.

2.3. Títulos executivos

As três concepções acerca da natureza do título executivo

A primeira teoria (que relaciona o título à existência do débito) não vê autonomia entre o título e o crédito, pressupondo que se há o primeiro, há o segundo.

A segunda teoria vê no título autonomia absoluta: o título vale como ato-chave da execução por si, independente da existência ou não do crédito.

Por fim, a terceira vê o título como autônomo, já que basta para que se desencadeie a execução; mas não afasta a possibilidade de que, no seu curso, o devedor consiga eximir-se comprovando que, apesar do título, o crédito não existe ou está extinto. O título é abstrato, mas não a ponto de impedir qualquer indagação a respeito do crédito, que deverá ser suscitada pelos mecanismos procedimentais adequados. Ao deferir a execução, o juiz vai apenas examinar se há título e inadimplemento. No seu curso, a inexistência do crédito poderá ser suscitada e discutida pelas vias próprias.

Prevalece, no Brasil, a terceira teoria.

Importa destacar que somente a lei pode criar títulos executivos, sendo vedado às partes a sua criação por convenção. Vale, em relação aos títulos executivos, o princípio da taxatividade.

Em relação à pluralidade de títulos, é o cúmulo de execuções. Nos termos do artigo 780: “O exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento.”[ É preciso observar ainda a regra geral para a cumulação de pedidos prevista no artigo 327, §1º: “Art. 327. É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão. § 1o São requisitos de admissibilidade da cumulação que: I - os pedidos sejam compatíveis entre si; II - seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. (...)”.]

Outra possibilidade é haver um mesmo crédito consubstanciado em dois ou mais títulos executivos. Por exemplo: uma confissão de dívida firmada por duas testemunhas e ainda garantida por uma promissória de mesmo valor. Não há óbice a que uma mesma execução esteja fundada em dois ou mais títulos executivos, nos termos da Súmula 27 do STJ: “Pode a execução fundar-se em mais de um título executivo extrajudicial relativo ao mesmo negócio”. Caso algum deles seja inválido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com