TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Sistemas de Informação

Por:   •  29/10/2021  •  Abstract  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Sergipe (UFS)[pic 1][pic 2]

Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho

Departamento de Sistemas de Informação (DSI)

Engenharia Social

A Engenharia Social é arte de conseguir acesso a informações ou a lugares importantes de um determinado local ou de uma determinada pessoa por meio da técnica de persuasão, que é a manipulação psicologia, onde a pessoa que faz uso técnica se aproveita da boa intenção ou da falta de experiência da vítima para conseguir extrair tais informações.

No mundo virtual, os hackers fazem uso da engenharia social atacando de duas formas: através de um e-mail pessoal ou atingindo uma empresa (forma mais delicada por envolver vários funcionários) ambas formas se baseia nos dados obtidos nos computadores das vítimas (computadores que tive acesso de maneira ilegal), e nos comportamentos das pessoas.

Entre as formas de obter informação e analisar o comportamento das pessoas por meios cibernéticos, os métodos mais utilizados são: pesquisas em redes sociais, baiting, phishing, spam, vishing, hunting, Farming. Embora seja um assunto muito falado o furto de dados continua crescendo, pois a vulnerabilidade dos sistemas está alta e que junto com a fragilidade emocional do ser humano os ataques tendem a serem de sucesso.

Contudo, para se proteger de um ataque virtual ou pessoal, uma boa prática é a informação, se manter sempre atualizado em relação a novos golpes da “praça” é uma maneira de proteger, devemos também sempre ficar atendo a e-mails suspeitos que  solicita dados pessoais e claro ter um antivírus atualizado em seu computador.

Referências

O É ENHENHARIA SOCIAL? Norton. Disponível em: <https://br.norton.com/internetsecurity-emerging-threats-what-is-social-engineering.html> em: 29 de abril de 2021.

O É ENHENHARIA SOCIAL? Pedro Cipoli, 2012. Disponível em: <https://canaltech.com.br/seguranca/O-que-e-Engenharia-Social/#:~:text=Engenharia%20Social%20%C3%A9%20a%20habilidade,atrav%C3%A9s%20de%20habilidades%20de%20persuas%C3%A3o.> em: 29 de abril de 2021.

5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ENGENHARIA SOCIAL. Disponível em: < https://www.welivesecurity.com/br/2016/08/19/sobre-engenharia-social/> em: 21 de abril de 2021.

QUAL A ORIGEM DA ENGENHARIA SOCIAL? Compugraf, 2020 Disponível em: <https://www.compugraf.com.br/origem-da-engenharia-social/> em: 29 de abril de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (333.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com