TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Washing Jeans - 4° Periodo

Por:   •  17/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO
4° Período

Letícia de Oliveira Moreira - 2343461304

Consultoria na empresa “Washing Jeans”

COMPORTAMENTO ORGANIZACIOAL, METODOS QUANTITATIVOS, LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL, MODELOS DE GESTÃO, SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV


Tutor a distância: ANA CRISTINA DOS SANTOS AQUINO

Catalão, 2019

Letícia de Oliveira Moreira - 2343461304

Consultoria na empresa “Washing Jeans”

COMPORTAMENTO ORGANIZACIOAL, METODOS QUANTITATIVOS, LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL, MODELOS DE GESTÃO, SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV


Tutor a distância: ANA CRISTINA DOS SANTOS AQUINO

Catalão, 2019

Sumário

Introdução        4

Desenvolvimento        5

Considerações finais        10

Referências        10

Introdução

Este trabalho tem o desafio da Washing Jeans que é uma empresa especializada em lavagem de tecido. A empresa já está no mercado a mais de 40 anos onde o processo de lavagem é um dos principais processos de beneficiamento pelo qual o jeans passa durante a produção.

Com o constante avanço tecnológico e da concorrência com a globalização da economia a empresa passou a sofrer quedas no faturamento e contar com custos inesperado com dívidas em ações trabalhistas e gastos na área ambiental por conta do impacto gerado pelo processo produtivo e com o crescente índice de ausência no mercado, com isso fomos contratados como consultor para analisar a situação da empresa como lidar com as questões ambientais, questões trabalhistas e organizacionais, analisando também os dados e os fatos da empresa, para que possa ajudar a empresa a se reerguer no mercado onde hoje visa bastante a questão ambiental e que possa sugerir meios trabalhistas mais rentáveis para todos, onde terá um ambiente amigável e satisfatória de se trabalhar.

Desenvolvimento

Diante da situação da empresa Washing Jeans é possível perceber que os problemas são:

  • Lavagem de jeans com gasto excessivo de água e não é sustentável;
  • Licença maternidade possui dias menores que o estabelecido em lei;
  • Licença paternidade possui dias maiores que o estabelecido em lei;
  • Paga adicional de insalubridade menor que o estabelecido em lei;
  • Altas exigências causando depressão e insatisfação nos funcionários;
  • Queda de faturamento;
  • Ações trabalhistas;
  • Absenteísmo;
  • Pressão dos clientes.

Para tentar resolver esses problemas em que a empresa se encontra deve primeiramente vim de dentro da organização onde é motivar e capacitar seus funcionários, pois funcionários motivados e compreendidos trás uma empresa unida e mais aberta a trabalhar em ambientes amigáveis e satisfatórios, diminuindo prejuízos para empresa, onde é necessário traçar metas que sejam alcançáveis, a fim de motivar a todos e não trabalharem sob pressão, pois assim se caracteriza assédio moral e causa danos à saúde do trabalhador. A comunicação dentro da empresa deve ser clara e objetiva, onde todos possam se comunicarem livremente e participar das decisões. A empresa deve seguir as leis trabalhistas, pois a mesma paga a insalubridade menor que o estabelecido em lei sendo que é um valor que varia entre 10%, 20% ou 40%, menores dias de licença maternidade onde por lei é de no mínimo 120 dias e no máximo 180 dias e maiores dias de licença paternidade onde por lei tem o direito de 5 dias podendo chegar a 20 dias, a lei trabalhista deve ser seguida à risca, a fim de minimizar os gastos com ações trabalhistas e promovendo assim pagamentos adequados aos funcionários. As férias coletivas podem ser seguidas como a empresa estipulou.

Em relação a sustentabilidade a empresa deve sim pensar na possibilidade de investir na tecnologia de ozônio para a lavagem do jeans, pois como já testado por empresas terá uma economia de 90% no gasto de água, é um investimento necessário onde a economia desse recurso é fundamental para o meio ambiente, onde sendo realmente sustentável a empresa pode investir na divulgação em relação a marca visando a novidade da sustentabilidade, onde podem haver  parcerias  com  empresas  renomadas e  divulgação  em  redes sociais.  A empresa também pode manter a atuação de forma ativa na economia e no tratamento da água que utiliza em sua produção.

Sobre o absenteísmo poderá ser resolvido com a renovação do chefe que é hierárquico,  por um chefe burocrático e educado, que motive e trace metas alcançáveis a equipe, diminuindo a pressão no trabalho onde consequentemente diminuirá a depressão em mais funcionários, o ideal também é disponibilizar uma psicóloga para os funcionários na empresa onde se estipulam horários para conversas sobre a empresa e palestras no dia a dia da empresa para que funcionários e gestores possam ter um tempo para ter conversas que ajude no trabalho.

A responsabilidade social e ambiental presa muito a relação pessoa e meio ambiente e essa relação não deve ser reforçada somente em casa e nas escolas nas empresas principalmente devem ser sempre visadas, pois é onde sempre há algo que pode ser prejudicial para o meio ambiente. A sustentabilidade hoje em dia é um dos assuntos mais importantes onde é a prática de preservar o meio ambiente sendo uma maneira consciente de garantir a sobrevivência no futuro. Empresas que abordam e que realizam conceito da sustentabilidade garantem maior credibilidade social e imagem positiva na sociedade. A Sustentabilidade precisa estar na visão, missão e valores da empresa, onde identifica que a empresa vai além do propósito de lucrar ou de ser a melhor, pois compromete a agregação de valores morais a todos envolvidos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com