TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 4º período

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PÓLO ANÁPOLIS-GO

PEDAGOGIA

                   

            KEDMA CARLA RIBEIRO DE OLIVEIRA        RA: 8380838578

            LETÍCIA DE AQUINO                                      RA: 8528933637

            QUÉZIA MOREIRA DA SILVA                        RA: 8377857934

            TÂNIA PEREIRA DE LIMA                              RA: 8380845573

 YANA JANE V. P DE MENEZES                    RA: 9904009605

DESAFIO PROFISSIONAL

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

Tutora á distância Layra Dos Santos Fabiane.

Anápolis-Go

2015 

 ANHANGUERA FACULDADE

 PEDAGOGIA – Turma 4ª matutino

 KEDMA CARLA RIBEIRO DE OLIVEIRA        RA: 8380838578

               LETÍCIA DE AQUINO                                         RA: 8528933637

               QUÉZIA MOREIRA DA SILVA                         RA: 8377857934

TÂNIA PEREIRA DE LIMA                              RA: 8380845573

    YANA JANE V. P DE MENEZES                     RA: 9904009605

BRINQUEDOTECA E ELEMENTO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado para avaliação nas disciplinas de Organização e metodologia da Educação Infantil e Brinquedoteca e o elemento lúdico, do curso de Pedagogia EAD, 4º semestre da Faculdade Anhanguera de Anápolis, sob orientação da tutora á distância Layra Dos Santos Fabiane.

Anápolis

2015

INTRODUÇÃO

A ludicidade está presente em diferentes situações, na escola, em casa, em qualquer lugar em que as crianças possam estar. Para elas, o brincar é algo mais que natural. É por esse motivo que não podemos deixar de falar de crianças sem relacioná-las com o lúdico. O lúdico auxilia no desenvolvimento da criança, por meio dele ela consegue aprender com mais facilidade, pois além de uma prática de atividade física, causa também, um estímulo intelectual e social.

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil. Sendo assim, é por meio da brincadeira que a criança representa o discurso e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Nesta pesquisa iremos destacar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em todos os aspectos: cognitivo, perceptivo, cultural e social, levando em consideração a brinquedoteca e o elemento lúdico.

No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo. Neste trabalho vamos apresentar qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas, hospitais, entre outras. O objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca como um meio eficaz para a construção da aprendizagem das crianças, como um espaço onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico.  A brincadeira estimula a participação de todos. É brincando que a criança dá asas a imaginação e por meio das brincadeiras, às crianças aprendem a viver com harmonia em sociedade.

Encontramos uma brinquedoteca situada em uma clínica de radiologia no Bairro Jundiaí na cidade de Anápolis. Segundo a direção da clínica, oferecem o que há de mais moderno no mercado de Imaginologia, buscando a máxima qualidade nos serviços e competência nos resultados. Devido a grande demanda de atendimento infantil criaram a brinquedoteca dentro da clínica com o objetivo de proporcionar as crianças um local para brincar e conhecer outras crianças que estão á espera de atendimento. Solicitamos permissão para acompanhar as atividades e registrar o comportamento das crianças.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais da infância. O brinquedo pode favorecer a imaginação, a confiança e a curiosidade, proporciona a socialização, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da criatividade e da concentração (SANTOS, 1995, p. 110).

Observação Narrativa (ilustrativa)

Observador: Letícia de Aquino, Tânia Pereira.

Nome da criança: Isadora Alves

Idade da criança

4 anos e 3 meses.

Sexo da criança

 X

Feminino

Masculino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Alessandra Soares

Função: Brinquedista

Contexto de observação: Brinquedoteca de clínica Radiológica

Data da Observação: 31/08/15

Horário de início: 09h25min - Horário de término: 10h04min

Escolha da criança

 A escolha da criança foi feita pela agitação da mesma e pela maneira egocêntrica de ser, pelo fato não querer dividir os brinquedos com as demais crianças.

Breve descrição das características marcantes da criança

 Isadora estava na clínica aguardando para realizar exames devido ao quadro de crises convulsivas que vinha apresentando nos últimos meses. É filha única.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A sala é espaçosa e colorida. O teto repleto de móbiles que se movimentam ao vento. Nas paredes é possível observar um painel com o nome da brinquedoteca.  Além desse painel, encontra- se, na extensão de todas as paredes, fotografias, vários desenhos e pinturas feitos pelas diversas crianças que já frequentaram o espaço. No centro da sala localiza-se um tapete que possui forma retangular. Sobre ele existem algumas almofadas em forma de animais.

A sala contém uma porta, duas janelas, armários e estantes com prateleiras e gavetas onde ficam brinquedos diversos, além de quatro mesinhas infantis com cadeiras ao centro. Além dos brinquedos industrializados existem também alguns feitos com materiais recicláveis.

A brinquedista opta em deixar as crianças brincarem espontaneamente na brinquedoteca, sem imposição de brinquedos ou brincadeiras, atuando na mediação de conflitos por brinquedos; oferecer opções de brinquedos, mas deixando as crianças livres para escolherem.

Cada turma é dividida em no máximo 15 crianças podendo permanecer até 30 minutos na sala. Essa medida foi tomada devido ao número elevado de crianças que entram acompanhadas de seus pais e a restrição do espaço físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (116 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com