TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Almoxarifado

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO  EM  LOGÍSTICA

                                                Aluno: João Batista Cavalcanti da Silva

Ipojuca, 2014

Diagnóstico Organizacional

GESTÃO DE ESTOQUE

Unidade Gestora: Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco

O Departamento de Psicologia da UFPE aloca hoje o Curso de Graduação em Psicologia, o Serviço de Psicologia Aplicada e duas Pós-Graduações, sendo uma em Psicologia e a outra em Psicologia Cognitiva.

O Almoxarifado do Departamento de Psicologia procura atender as demandas de cada setor visando manter o pleno funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas, dando suporte às tarefas e ações operacionais, nas atividades desenvolvidas nos laboratórios, salas de aula, sala de professores, produção e pesquisa, por período de 12 (Doze) meses. Esse Almoxarifado, por sua vez, é abastecido pela Divisão de Almoxarifado, gerido pela Pró-Reitoria de Gestão Administrativa. Anualmente é solicitado à Divisão de Almoxarifado a previsão de consumo para o ano subsequente.

O Almoxarifado do Departamento de Psicologia é guarnecido com mais de 200 itens diferentes ativos em estoque, que podem ser bens permanentes ou de consumo.

Esse Almoxarifado fica localizado em uma sala no próprio Departamento. Não existe ventilação e as paredes são úmidas o que faz com que sempre haja perda de materiais, além de que as prateleiras para armazenamento do material são confeccionadas em madeira e muitas delas estão infestadas de cupim.

Não existe treinamento do pessoal que controla o estoque e toda a reposição do material é feito segundo uma previsão, que na maioria das vezes, não chega perto do que realmente se consome, gerando então desperdício e/ou falta de material.

Foi verificado que apenas os itens como toners e cartuchos para impressoras é que são guardados em armários. O restante do material armazenado não segue uma ordem lógica para armazenamento.

O controle de entradas e saídas é bastante arcaico, sendo realizado através de planilhas. Não existe uma lógica na distribuição, como por exemplo, que os primeiros materiais que entrarem no almoxarifado, sejam os primeiros a saírem. Sendo assim, há  perda de materiais e conseqüentemente prejuízo aos cofres públicos.

É realizado apenas um inventário físico anualmente, por um dos funcionários do Departamento de Psicologia, e em uma boa parcela dos itens a contagem é feita por amostragem, o que na maioria das vezes gera divergência com o estoque real. Após essa contabilização anual é que se faz a previsão de consumo para os próximos 12 (doze) meses..

Foi verificado que alguns itens estão em desuso, a exemplo de disquetes e retroprojetores para transparência e que não se busca nenhum tipo de destino para esses materiais.

DEFICIÊNCIAS DIAGNOSTICADAS

Algumas deficiências forma detectadas em nosso diagnóstico. Essas deficiências são relacionadas a armazenamento, organização, controle e distribuição de material de consumo e de material permanente. Dentre essas deficiências, podemos citar:

- Ausência de armários e estantes para armazenamento do material de consumo que estejam em condições de uso e sejam adequadas para esse fim;

- O espaço físico não é adequado por não possuir ventilação nem iluminação adequada para conservação do material estocado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (135.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com