TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXERCÍCIO DE FINANÇAS

Por:   •  30/9/2021  •  Exam  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS

1. O principal papel da autoridade monetária é o de regular e fiscalizar o mercado financeiro. Cite três entidades que exercem esse papel.

R: conselho monetário nacional (CMN), Banco Central (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

2. Qual é o tipo de instituição financeira que constitui a base do sistema monetário?

R: Bancos Comerciais (pirâmide)

3. A que grupo de instituição financeira pertencem os bancos de investimento?

R: Financeiras Não Bancárias

4. O que é negociado em cada um dos quatro mercados específicos em que pode ser subdividido o mercado financeiro? Cite-os.

R:

• Mercado Monetário (MM): Crédito de curtíssimo prazo

• MM = crédito curto curtíssimo prazo

• MC = crédtio curto e médio prazo

• MC = crédito de longo prazo

• MC = Troca de moeda

5. Assinalise (V) Verdadeiro e (F) Falso

(V) 1. Para que possa ocorrer intermediação financeira em determinada economia, uma das precondições é a superação do primitivo estágio do escambo.

(V) 2. Além da superação do escambo, outro pré-requisito para que se estabeleça a intermediação financeira é a simultânea existência de agentes econômicos com orçamentos superavitários e de outros com orçamento deficitários.

(F) 3. A intermediação financeira não acarreta nenhum benefício social.

(V) 4. Ao viabilizar o acesso ao mercado financeiro tanto de agentes econômicos, que detêm grandes orçamentos, quanto de pequenos agentes, a intermediação financeira pode elevar os níveis agregados da poupança e dos financiamentos, comparativamente a sistemas em que inexistam mercados financeiros em funcionamento.

(F) 5. Não se podem estabelecer quaisquer paralelismos entre o desenvolvimento econômico alcançado por uma sociedade e o desenvolvimento atingido pelo seu sistema de intermediação financeira

(F) 6. Mesmo não existindo mecanismos que automatizem a correção monetária, o nível e o grau da taxa inflacionária em nada interferem na intermediação financeira.

(V) 7. No âmbito da intermediação financeira, entende-se por mercado monetário o segmento em que se realizam operações de curto e curtíssimo prazos, tendo sua liquidez regulada por operações abertas praticadas pelas autoridades monetárias.

(V) 8. O mercado de crédito caracteriza-se pelo atendimento de operações de prazo médio, geralmente supridas por intermediários financeiros bancários: um exemplo típico é o financiamento do capital de giro das empresas.

(V) 9. Conceitua-se como mercado de capitais o segmento do sistema financeiro que atende, essencialmente, às necessidades de financiamento de prazos longos, geralmente via intermediários não bancários; localizam-se neste mercado, por exemplo, intermediações exigidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com